Dicas de séries para todas as gerações maratonarem na Netflix

Baby Boomers? X, Y ou Z? Não importa. Neste especial, a Consumidor Moderno traz dicas de séries que vão agradar todos gostos. Confira!

Se maratonar séries já foi considerada coisa para o público jovem, com o advento da Netflix esse cenário mudou. Hoje, quase todo mundo, não importa a idade, separa um tempinho para colocar sua série favorita em dia.

E isso não é à toa: o serviço de streaming democratiza ano a ano, cada vez mais, o acesso ao seu conteúdo. Em 2016, a empresa anunciou o início de um plano de expansão de 50% da sua biblioteca original com o intuito de atingir pessoas de diversas localidades e idades, criando diversificação.

O resultado foi uma explosão de conteúdos originais lançados em diversos países como: Dark da Alemanha, O Último Guardião da Turquia, La Casa de Papel da Espanha e 3% do Brasil.

E produções estrelando atores populares entre gerações mais velhas como Gracie & Frankie, que inclui no elenco Lily Tomlin e Jane Fonda, Longmire e The Ranch.

“Esses consumidores representam uma oportunidade para o crescimento de assinantes se a Netflix puder convencê-los a se inscrever e permanecer no serviço”, escreveram os analistas da Netflix para o Business Insider.

E quando se fala em popularização a empresa não brinca em serviço. Atualmente está presente em mais de 190 países. No Brasil, por exemplo, a menor assinatura custa R$ 21,90 por mês – muitas vezes menos do que o preço de uma entrada de cinema.


Luz, câmera, ação!

Agora, se fazer maratonas de séries é com você mesmo, então pode preparar a pipoca, o refrigerante e o sofá que a Consumidor Moderno aproveitou todo esse cenário de democratização de conteúdo da Netflix para preparar uma lista de séries que vai agradar todas as gerações. Confira:

1.RICK AND MORTY

A série de animação adulta faz sucesso entre a geração Z, mas poderia fazer entre todas as gerações, já que soma uma espécie de humor caótico com doses filosóficas, criando um cenário cult entre os espectadores.

A história gira em torno das aventuras dos membros da família Smith, focadas principalmente no avô, Rick, um cientista genial e seu neto Morty, que ocorrem em um número infinito de realidades com os personagens viajando para outros planetas e dimensões através de portais utilizando um veículo voador.

2. SEX EDUCATION

Essa é uma série composta por muitas antíteses na vida do personagem principal, Otis, um jovem inexperiente sexual e sentimentalmente falando, mas que, tem muito conhecimento por ter crescido ouvindo sobre os problemas sexuais dos outros através da sua mãe, Jean, uma terapeuta sexual divorciada.

A história se desenrola quando Otis percebe que pode ajudar seus colegas com essas questões e abre na escola sua própria clínica. A identificação com os personagens da série se dá de forma natural, apresentando situações que qualquer adolescente pode vivenciar.

3. STRANGER THINGS

É a mistura perfeita de ficção paranormal, mistério e drama. A trama se passa na década de 80 e conta a história de um garoto que desaparece e dos desdobramentos sobrenaturais que acontecem a partir desse fato.

Os personagens principais são um grupo de crianças amigas do menino desaparecido que acabam fazendo amizade com uma menina fugida de um laboratório. Stranger Things tem um ar que remonta à cultura pop dos anos 80.

4. PERDIDOS NO ESPAÇO

Nesse remake bem sucedido do original de 1965, o planeta terra está sofrendo uma extinção em massa por causa de um asteroide.

Maureen Robinson, uma engenheira aeroespacial é responsável pelo projeto que tentará colonizar o planeta em Alfa Centauro, levando para o novo mundo os três filhos, o quase ex-marido e um soldado veterano que negligenciou a família em nome do dever.

5. SINTONIA

A série conta a história de três jovens da periferia de São Paulo: Doni, Rita e Nando. Os três cresceram juntos e levam consigo um sentimento forte de família que traduzem em ‘Sintonia’.

A característica que aproxima os personagens é ambição, que os leva a traçarem caminhos diferentes dentro dos universos da música, religião e do crime, respectivamente. A série brasileira produzida por KondZilla surpreende quem assiste pela narrativa envolvente.


1. ATYPICAL

Atypical é uma aventura sensível por dentro das emoções e das experiências de vida de Sam, um adolescente autista de 18 anos, que encara uma jornada em busca de sua primeira namorada.

Ao longo da série conceitos sociais são explorados ao mesmo tempo em que é exposta a rotina da família Gardner, que muda à medida que o filho precisa passar pelas agonias e desafios comuns da sua idade.

2. ORANGE IS THE NEW BLACK

A série começa a se desenvolver com a chegada e a adaptação de Piper, uma mulher branca, próximo aos 30 anos de idade e de classe média alta na prisão de Litchfield.

Lá, a personagem se depara com uma ex-namorada Alex e com as dificuldades de relacionamento com as outras presas.

Orange is The New Black conta a luta das presidiárias por melhores condições de vida ao mesmo tempo que narra, por meio de flashbabcks, a cada episódio, a história de vida das personagens e o que as levou até a prisão. Nada é por acaso.

3. LA CASA DE PAPEL

Prepare-se para a aventuras do começo ao fim, La Casa de Papel produz suspense a todo tempo em quem assiste ao seriado. A série espanhola se desenrola, quando o Professor, personagem principal, reúne oito pessoas com habilidades distintas para realizar o maior roubo da história da Espanha.

Os assaltantes invadem a Casa da Moeda e fazem reféns, enquanto o Professor manipula tudo o que acontece, dentro e fora, inclusive o trabalho da polícia para que nada saia fora do planejado.

4. BLACK MIRROR

Black Mirror, uma alusão às telas desligadas dos aparelhos eletrônicos, é uma série que retrata a nossa relação coma tecnologia, disputa de poder, regras do jogo capitalista e as prováveis consequências para as relações humanas desse estilo inconsequente de vida.

Nesta série onde o físico e o virtual se confundem, o que incomoda o telespectador é a forma como nos reconhecemos ali. Black Mirror é capaz de refletir nossas realidades em diferentes e impressionantes contextos.

5. IRMANDADE

Divulgação Netflix

A série brasileira conta a história dos irmãos Cristina e Edson, interpretado por Seu Jorge. Crescidos na periferia de São Paulo, os dois foram separados ainda jovens, após Edson ser preso com drogas.

A narrativa se passa na década de 90, quando os irmãos, depois de 20 anos, se reencontram em condições totalmente distintas.

Cristina se torna advogada e passa a trabalhar no Ministério Público, enquanto Edson lidera uma facção criminosa na prisão chamada Irmandade.

Na tentativa de ajudar o irmão a sobreviver na cadeia, a advogada acaba sendo presa também e descobre um submundo de corrupção da justiça que não imaginava, passando a se questionar o valor do seu trabalho e para quem está trabalhando.


1.THE GOOD PLACE

Essa é uma verdadeira série para se divertir. Inicialmente produzida pela NBC e depois incorporada ao catálogo da Netflix, The Good Place traz a história de Eleanor, uma mulher de caráter duvidoso que acidentalmente vai parar no céu.

Acontece que nesse “Lugar Bom” que ela chegou, coisas estranhas começam acontecer conforme as más atitudes que ela toma, gerando uma divertida série de acontecimentos.

Ao lado do personagem Chidi, Eleanor tentará se tornar uma pessoa melhor e merecedora do lugar que ocupa.

2. GRAND HOTEL

Drama, romance e mistério. É assim que podemos definir o que telespectador irá encontrar em Grand Hotel, uma série espanhola que se passa em meados de 1905.

Julio Olmedo chega ao Grand Hotel para visitar sua irmã Cristina, quando por infortuno do destino descobre que a jovem desapareceu após ser expulsa do seu trabalho por um suposto roubo.

Decidido a saber o que aconteceu com a moça, o personagem se infiltra no luxuoso hotel como camareiro, onde conhece Alicia, uma das filhas do proprietário, que se torna sua aliada nas buscas pelas respostas do paradeiro de Cristina.

3. THE HUNDRED

Divulgação Netflix

Aqui temos um pouco de ficção para a geração X. The Hundred se passa 97 anos após uma guerra nuclear que dizimou a vida na terra. Os sobreviventes moram em estações espaciais na órbita do planeta, onde os recursos naturais são escassos e qualquer tipo de crime, não importando a natureza ou a gravidade é punível.

Depois de tantos anos vivendo no espaço outros problemas, como a superpopulação começam a preocupar, por isso, os comandantes enviam para a terra cem jovens prisioneiros para testar as condições de vida e a possibilidade de retorno.

Nessa jornada, os personagens terão que enfrentar suas proporias diferenças e os perigos da radiação juntos para tentar sobreviver.

4. A CATEDRAL DO MAR

A Catedral do Mar acompanha a vida de Arnau, filho de um servo que escapa dos abusos de seu senhor feudal e se refugia em Barcelona. Com sua vida marcada pelo trabalho duro e pela devoção à Virgem Maria, a fé liga sua história à construção da catedral Santa Maria do Mar.

De fugitivo a um dos mais respeitados membros da comunidade barcelonesa, ele acaba se aproximando de perigos cada vez mais intensos, como a temida figura da Inquisição. Porém, a bondade de Arnau com todos ao seu redor, até mesmo com os excluídos da sociedade — como mouros e judeus — acaba levando-o cada vez mais longe.

5. PEAKY BLINDERS

Peaky Blinders conta a história real da família Shelby, formada por criminosos que praticavam diversos contrabandos, assaltos e apostas ilegais de cavalo.

Em 1919, o líder da família Shelby retorna da primeira guerra mundial determinado a dominar a cidade de Birmingham no interior da Inglaterra. É a partir desse momento que a narrativa começa a se tornar interessante e emocionante, a gangue Peaky Blinders desbrava caminhos que os levam do céu ao  inferno enfrentando autoridades e gangues rivais. 

1. OUTLANDER

Em Outlander a estrela da história se chama Claire, uma enfermeira da Segunda Guerra Mundial que tenta se reaproximar de seu marido Frank, após o termino do conflito.

Durante um passeio, ela descobre acidentalmente um portal e acaba sendo transportada para a Escócia em 1743. Inserida em uma realidade completamente diferente da sua, a enfermeira conhece Jack, um antepassado de seu marido, por quem acaba se apaixonando.

Apesar da série se remeter ao romance, ela se desdobra em vertentes muito diferentes e temas relevantes como a participação da mulher na sociedade com o passar do tempo.

2. TELEFONISTAS

Mais uma das produções espanholas, As Telefonistas é uma série de época que retrata a vida de quatro mulheres de personalidades bem diferentes que trabalham na central de uma grande companhia telefônica.

Ao longo das temporadas, o quarteto se vê diante de diferentes situações, como por exemplo na segunda, onde precisam se livrar de um corpo para garantir que não sejam incriminadas. Essa é uma das primeira séries da Netflix que retrata bem as questões de empoderamento feminino.

3. SUITS

Na série, Mike Ross é um jovem com uma memória fotográfica impressionante que não terminou a faculdade de direito por ter sido pego vendendo uma prova para a filha do reitor.

Em meio a uma de suas missões para ajudar seu melhor amigo ele acaba conhecendo o superbem sucedido advogado Harvey Specter, que impressionado com sua inteligência, resolve contratá-lo como seu advogado associado.

Suits prende a atenção por ser uma série repleta de conflitos, intrigas, competições, confusões e tensões dentro dos tribunais sem perder sua pitada de humor.

4. KNIGHTFALL

Knightfall é uma viagem pela vida após a perda da cidade sagrada de Jerusalém da Ordem dos Cavaleiros Templários.

Na trama, o foco é o templo de Paris e a procura pela localização do Santo Graal em uma missão que envolve histórias de cobiça, poder, riquezas e traição.

O responsável pela missão é Landry Du Lauzon, um membro experiente do grupo que acaba assumindo o posto de mestre templário após morte do seu mentor.

5. COISA MAIS LINDA

Coisa Mais Linda é uma série brasileira que se passa no Rio de Janeiro, em 1959, nos primórdios da Bossa Nova. A série conta história de quatro mulheres tentando se impor em uma sociedade bastante machista.

Em meio a essa atmosfera carioca, uma das personagens, Maria Luiza, decide abrir um clube de música ao vivo, o “Coisa Mais Linda”, que começa a receber os novos nomes da cena musical. Com a participação de uma nova sócia, Adélia, o clube começa a decolar e a história a se desenrolar.


5 lições de “Parasita” que explicam o sucesso do filme zebra do Oscar 2020
Top 10: filmes que prometem bombar em 2020







MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS Prêmio Consumidor Moderno

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS