Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como a neurociência pode ajudar a criar anúncios memoráveis

Como a neurociência pode ajudar a criar anúncios memoráveis

Pesquisa revela atributos que mexem com o emocional e ajudam na lembrança das peças publicitárias

O que faz um comercial ficar gravado na memória do consumidor? Qual é o gatilho que faz com que um eleitor mude seu voto por causa de uma propaganda política? Até pouco tempo atrás, essas respostas eram dadas após realização de grupos focais, pesquisas quantitativas ou até pela intuição dos publicitários.

Com os avanços das pesquisas de neurociência, no entanto, é possível avaliar, por meio do monitoramento das ondas cerebrais de pessoas, quais mensagens e temas são mais lembrados e quais anúncios mexem mais com o emocional do consumidor, facilitando o recall da marca.

Uma pesquisa realizada por dois jornalistas, em parceria com a empresa de neuromarketing Neuro Insight, usou propagandas políticas para identificar os fatores que ajudam um anúncio a ter uma maior probabilidade de ser assistido por mais de 3 segundos e, principalmente, de impactar as pessoas de forma emocional.

O estudo foi realizado com eleitores americanos usando peças de propaganda política dos pré-candidatos democratas às eleições deste ano. Os eleitores selecionados usaram um monitor de atividade cerebral e assistiram a programas de TV com algumas propagandas no meio.

Os pesquisadores registraram o comportamento das ondas cerebrais dos espectadores durante os anúncios, identificando que tipo de conteúdo alterava significativamente o padrão comportamental do cérebro. Eles usaram quatro métricas para avaliar a qualidade das propagandas: codificação de memória de longo prazo (altamente correlacionada com a tomada de decisão); engajamento; se o eleitor experimentou emoções positivas ou negativas; e a intensidade dessas emoções.

Embora os testes tenham sido feitos com propagandas políticas, as descobertas podem se aplicar às campanhas publicitárias de qualquer marca. Veja abaixo os três fatores que, segundo a pesquisa, fazem uma peça publicitária mais memorável:

Uma história bem contada é o começo de tudo

A pesquisa identificou que anúncios que já começam com uma narrativa atraente, contando uma história interessante, tinham 58% mais chances de serem visualizados além dos 3 primeiros segundos de vídeo. O estudo também mostrou que anúncios que tem um arco histórico – com começo, meio e fim – têm mais chances de serem lembrados no futuro.

Mostre pessoas reais, com emoções verdadeiras

Esqueça aqueles vídeos com cenas padrão compradas em bancos de imagem, com o mesmo tipo de iluminação e os mesmos modelos felizes. Nos anúncios testados na pesquisa, vídeos pasteurizados de banco de imagens causaram queda nas quatro métricas analisadas: envolvimento, intensidade emocional, aproximação/repulsa, e codificação da memória a longo prazo. O que funcionou muito bem, segundo os pesquisadores, foi o uso de cenas com pessoas reais experimentando, com emoções transparentes.

Não se esqueça do seu “momento de marca”

A Neuro-Insight descobriu que uma das estratégias de publicidade mais eficazes é otimizar o vídeo para “momentos de marca”. Esses são momentos em que o nome ou marca do produto, ou do candidato, no caso da pesquisa, são exibidos em forma de texto ou logotipo na tela. Segundo a pesquisa, esses momentos apresentam um alto nível de codificação na memória dos telespectadores, contribuindo para o recall da marca do futuro.



Líderes da indústria de tecnologia pedem regulamentação de Inteligência Artificial
Lições de um mundo onde os robôs vivem conosco. IA, neurociência e novos formatos de venda
Inteligência artificial ajuda a alertar e desenvolver soluções para surto de coronavírus


Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]