Banco Central começa a testar o Pix, sistema de pagamentos instantâneos

Plataforma será lançada na segunda quinzena de novembro. Cerca de 30 instituições serão obrigadas a aderir ao sistema

O SISTEMA DE PAGAMENTOS INSTANTÂNEOS do Banco Central, tão comentado pelo mercado financeiro, já tem data para estrear: 16 de novembro. O sistema batizado de Pix terá adesão obrigatória de instituições financeiras e de pagamentos com pelo menos 500 mil contas ativas.

A plataforma vai oferecer transferências entre contas, pagamentos via QR Code e recolhimento de guias da União (GRU). Todas essas funcionalidades estarão disponíveis desde o lançamento do sistema. Algumas delas serão disponibilizadas já no dia 3 de novembro, quando o BACEN fará o pré-lançamento da plataforma.

A intenção do Banco Central é substituir gradativamente as transações com dinheiro em espécie ou via TED e DOC. Os pagamentos instantâneos serão feitos em alguns segundos e funcionarão por 24 horas todos os dias da semana.

Sede do Banco Central, em Brasília / Foto: Shutterstock

Nesta matéria, a Consumidor Moderno mostrou quais os pontos de discussão mais importantes acerca do sistema de pagamentos instantâneos e quais os benefícios da plataforma.

“A definição do nome da marca, já agora em fevereiro, demonstra o comprometimento do Banco Central do Brasil em lançar o PIX em novembro deste ano”, João Manoel Pinho de Mello, diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução do Banco Central

Mello explica que a obrigatoriedade do Pix alcançará cerca de 30 instituições, responsáveis por mais de 90% das contas transacionais ofertadas no Brasil. As empresas que não têm mais de 500 mil contas de clientes ativos poderão optar por aderir ao sistema.

A expectativa é que o sistema de pagamentos instantâneos favoreça a competição em um setor altamente concentrado.

“Temos convicção de que esse novo meio de pagamento inserido em um ambiente aberto, competitivo e seguro, trará mais eletronização e eficiência ao mercado de pagamentos de varejo, permitindo desenvolvimento de soluções focadas na experiência do cliente e que permitam mais inclusão”, comenta Mello.

VANTAGENS

TRANSFERÊNCIA ENTRE CONTAS

PAGAMENTOS VIA QR CODE

RECOLHIMENTO DE GUIAS DA UNIÃO (GRU)

MAIS CONVENIENTE

MAIS BARATO

Quanto custa abrir uma franquia de varejo no Brasil?
LGPD será prorrogada? Deputada Bruna Furlan fala sobre o assunto

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

As IDENTIDADES do novo consumidor sem rótulos #CM25ANOS

Futuro incerto? O que pensam os futuristas em tempos de crise social

“Contágio” e outros filmes sobre epidemias para ver dentro de casa

Manu Gavassi e sua brilhante estratégia de branding. O que as marcas podem aprender com ela?

A ascenção das newsletters

VEJA MAIS