Pesquisar
Close this search box.
/
/
Robôs sabem o que você quer, na hora que você quer. Conheça a empatia artificial

Robôs sabem o que você quer, na hora que você quer. Conheça a empatia artificial

As IA com empatia são capazes de detectar sentimentos e influenciar decisões de compra do consumidor, além de estreitarem as relações homem-máquina

Admita: você já parou para considerar que inteligências artificiais possam ter emoções reais. Assim como o robô NAO, do Softbank, explica em seu recital, eles não têm coração, e sim bateria. Apesar disso, alguns deles são capazes, sim, de ler e processar as emoções das pessoas. Mas como assim?

O fenômeno se chama EMPATIA ARTIFICIAL. Está relacionado com a habilidade robótica de entender, simular e reagir às emoções humanas. Também é conhecido como computação afetiva ou inteligência emocional artificial.

Além de possibilitar uma relação mais espontânea entre humanos e máquinas, a empatia artificial tem um grande papel nas indústrias. 

empatia
Foto (Shutterstock)

Segundo a Adobe, empresas como Amazon e Walmart estão pesquisando maneiras de combinar biossensores com inteligência emocional artificial, para detectar sentimentos que podem influenciar as decisões de compra do consumidor. Enquanto isso, editores como ESPN, The New York Times e USA Today estão desenvolvendo e distribuindo ferramentas de publicidade para combinar anúncios com o humor dos consumidores.

QUAIS SÃO AS ÁREAS DE ATUAÇÃO DA EMPATIA TECNOLÓGICA?

*Informações MIT — Massachusetts Institute of Technology

Contact center

Um software de análise de voz desenvolvido por ex-alunos do MIT ajuda agentes de contact centers a identificar o humor dos clientes no telefone. Graças a isso, é possível que o atendente ajuste o tom da conversa em tempo real, tornando o processo mais agradável e responsivo. Os alunos desenvolveram o programa através de anos de pesquisa em comportamento humano, identificando padrões de voz.

Publicidade

A empresa de IA de emoção Affectiva, fundada no MIT, criou uma tecnologia capaz de capturar as reações dos consumidores aos assistirem anúncios. Uma vez que o cliente tenha concordado com os termos de uso da Affectiva, ele recebe acesso à tecnologia da empresa, que usa a câmera do telefone ou laptop para essa detecção.

“Nossa tecnologia captura essas reações viscerais e subconscientes, que descobrimos que se correlacionam fortemente com o comportamento real do consumidor, como compartilhar o anúncio ou efetivamente comprar o produto.” Rana el Kalioub, Co-fundadora e CEO da Affectiva

Saúde mental

Também foi desenvolvida pelo MIT uma IA empática para campo de saúde. Ela monitora batimentos cardíacos e checa se o indivíduo está passando por algum estresse, dor ou frustração. Neste caso, o monitor libera um perfume que ajuda o usuário a se adaptar à emoção negativa daquele momento.

Os pesquisadores também criaram um algoritmo usando dados de smartphone, que prevê graus variados de depressão.

Automotivo

A IA automotiva é capaz de monitorar o estado do motorista e dos passageiros, melhorando a segurança e a experiência de todos. Carros empáticos, por exemplo, podem detectar se um motorista está discutindo com alguém, com base na pressão sanguínea elevada. Desta forma, a velocidade do operador é automaticamente ajustada para evitar distrações. 

Assistência social

Para ajudar autistas a se comunicar com emoções, pesquisadores do MIT desenvolveram um wearable empático. O objeto é capaz de traduzir sutilezas nas expressões faciais, traduzindo-as aos usuários. Segundo os cientistas, esta mesma tecnologia pode ser empregada em comércios ou hospitais, pois fornecem feedback anônimo do público à gerência.

empatia
Foto (Shutterstock)


Dados, empatia e transparência compõem tripé na experiência do consumidor
Líderes da indústria de tecnologia pedem regulamentação de Inteligência Artificial
Inteligência artificial do Google pode detectar câncer de mama com mais precisão que médicos


Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]