7 newsletters para você ficar por dentro do que acontece no mundo

Com curadoria humanizada, newsletters aliviam sobrecarga de informações das redes sociais

Foto (Unsplash)

Lá pelos idos dos anos 2000, quando as redes sociais ainda não existiam, o mundo era mais simples e o e-mail era a principal forma de interação digital entre as pessoas. Naquela época, as newsletters ganharam popularidade e se tornaram um meio de comunicação eficiente. A popularização das redes sociais, o declínio dos blogs e a necessidade de informações em tempo real acabaram colocando o formato em segundo plano.

De uns anos para cá, no entanto, as newsletters voltaram a ganhar popularidade ao filtrar e selecionar apenas o que há de mais relevante no abismo de conteúdo que se tornou a internet.

Produzidas das formas mais variadas, desde grandes conglomerados de mídia até produtores independentes, as newsletters voltaram a dar um toque humanizado à curadoria de conteúdo, que havia sido perdido com a proliferação dos algoritmos das redes sociais e mecanismos de busca.

Selecionamos abaixo sete newsletters que trazem uma curadoria de assuntos variados, de tecnologia à culinária, e vão te deixar por dentro dos principais assuntos do momento.

Sete newsletters para ficar de olho

newsletter

Foto (Freepik)

Meio

O Meio é uma newsletter publicada de segunda a sexta logo cedo, com um breve resumo analítico das principais notícias do dia. O foco é no noticiário político/econômico, mas a newsletter também dá um bom espaço para notícias de tecnologia, inovação, saúde e cultura. Capitaneado pelo jornalista Pedro Doria, colunista da Folha e ex-editor-executivo do O Globo, o Meio é uma ótima newsletter para começar o dia por dentro dos assuntos mais quentes.

– Você pode ler a última edição aqui e, se gostar, fazer a assinatura na mesma página


Bits to Brands

Publicada semanalmente pela publicitária Beatriz Guarezi, a newsletter Bits to Brands traz um olhar diferenciado sobre branding, tecnologia, comportamento do consumidor e inovação. Além das análises sobre temas relevantes para a semana, a newsletter também oferece uma curadoria de links e leituras de conteúdos espalhados por aí. Uma edição recente da newsletter trouxe um relatório autoral de tendências de comportamento e tecnologia para marcas em 2020 que pode ser baixado aqui.

– Você pode ler as últimas edições da newsletter aqui e, se gostar, fazer a assinatura na mesma página


Interfaces

Com periodicidade semanal, a newsletter Interfaces apresenta um resumo de tudo o que aconteceu de interessante no mundo da tecnologia e da cultura digital, desde o lançamento de smartphones até análises sobre comportamento das pessoas nas redes sociais. Publicada pelos jornalistas Henrique Martin e Samir Salim Jr., a Interfaces é uma boa solução para filtrar o excesso de notícias sobre tecnologia em uma curadoria do que há de mais relevante no assunto.

– Você pode ler o que já foi publicado aqui e, se gostar, fazer a assinatura na mesma página


Dicas de Conteúdo

Com o singelo nome de “Dicas de Conteúdo“, esta newsletter é publicada por Juliano Nobrega, executivo de uma das principais agências de comunicação do Brasil. Ela traz reflexões sobre a comunicação no mundo de hoje e uma curadoria comentada de textos interessantes sobre os mais variados assuntos, incluindo gastronomia e cultura. Ao final, Juliano também dá uma dica inusitada de playlist para o fim de semana.

– Você pode ler o que já foi publicado aqui e, se gostar, fazer a assinatura na mesma página


MargeM

Com frequência de duas edições por semana, a newsletter MargeM é uma boa mistura de notícias, cultura pop e comportamento. Editada pelo jornalista Thiago Ney, a newsletter traz um olhar afiado sobre os assuntos mais interessantes da semana, desde a série que está bombando no Netflix até uma análise sobre os desdobramentos do coronavírus para a economia.

– As edições antigas da newsletter não ficam disponíveis. Você pode fazer a assinatura aqui


Quartz Daily Brief

Para quem lê em inglês, a newsletter diária do site Quartz traz pequenos resumos dos principais assuntos ao redor do mundo. Enviada logo cedo, o Quartz Daily Brief não se restringe às notícias de política e economia, e apresenta uma boa seleção de assuntos que vão do esporte à gastronomia.

– Você pode ler a última edição aqui e, se gostar, fazer a assinatura na mesma página

newsletter

Foto (Unsplash)


Quem veio primeiro: O marketing de conteúdo ou a internet?

Veja as principais tendências de podcast para 2020

10 marcas com maior vínculo emocional com os consumidores






ASSINE NOSSA NEWSLETTER

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

CM 256: Os vencedores do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS