Pesquisar
Close this search box.
/
/
Tempos de quarentena em um bunker em New Jersey

Tempos de quarentena em um bunker em New Jersey

"O fundamental para mim foi criar uma nova rotina no novo normal para manter a sanidade mental", conta Caio Blinder, colunista da Consumidor Moderno

Uma ironia que eu marque os 25 anos da revista, da qual sou colunista decano, escrevendo este texto digital do meu bunker em New Jersey. Quando escrevo, eu estou na condição de quase 1 em 3 americanos, em regime de confinamento. Meu dia-a-dia nesta era D.C. (depois do corona) mostra a capacidade de ajuste do ser humano. O fundamental para mim foi criar uma nova rotina no novo normal para manter a sanidade mental.

Nada se compara à nova rotina de minha mulher, Alma, uma guerreira. Professora de escola Montessori (com muitas crianças em condições especiais), ela precisou fazer uma transição brutal em uma semana para o ensino remoto. No jargão desta revista, isto que é um fantástico serviço de atendimento ao cliente (o aluno).

Já que entramos no assunto e no trocadilho infame com o nome da revista, eu sou um consumidor moderníssimo. De repente, me dei conta da importância de tantos trabalhadores agora visíveis que nos servem.

Não falo, claro, de médicos e enfermeiras, mas dos funcionários dos supermercados se desdobrando e se arriscando para que nós, aflitos com a próxima hora e o destino da humanidade, possamos comprar o que precisamos e, na neura tão comentada, também nos entupirmos de papel higiênico.

Mais ironia nesta coluna: eu sou um evangelista do otimismo e da globalização. O psicológo Steven Pinker fez minha cabeça com seus livros, mostrando como as coisas melhoraram desde que saímos das cavernas. Claro que no meio do caminho (apenas para ficar do século 20 para cá), tivemos alguns “percalços” como duas guerras mundiais, Holocausto, cenários nucleares apocalípticos e agora este novo companheiro de viagem, o coronavírus.

Duas eras diferentes

Mas, antes que eu me desgalhe ainda mais, de volta ao ponto. Meu evangelho da globalização e das fronteiras abertas neste março de 2020 é bem mais modesto. Significa caminhar com muito cuidado e protegido por três quadras até o supermercado, onde estão trabalhando os meus heróis.

E outros heróis nesta era D.C. são os porteiros do meu prédio, que seguem trabalhando e uma das tarefas essenciais destes heróis cada vez menos invisíveis é catalogar a montanha de entregas a domicílio pelo pessoal da Amazon e similares.

Mais ironia: eu moro segundo andar, com janela da sala para uma rua relativamente movimentada, praticamente acima da portaria do prédio (imenso, horizontal, quatro andares, ocupando um quarteirão). Na era A.C., eu trabalhava boa parte da semana em casa e me irritavam os entregadores da Amazon que paravam os furgões de entrega, deixando o motor ligado e a música a todo volume. Na era D.C., o barulho é uma sinfonia de Beethoven.

Na era A.C., eu era um fiel cliente do Tony, meu barbeiro italiano. Claro que a barbearia está fechada. Entre minhas incertezas prosaicas, está o destino de minha barba, companheira desde que eu tenho 20 anos. Talvez a raspe e na minha fidelidade de consumidor ao Tony eu vou comprar um gift certificate da sua barbearia.

Desejo saúde e resguardo aos leitores da revista e obviamente à equipe. Por uma questão de sanidade, eu acho fundamental manter algumas rotinas da era A.C. Assim, eu mantive esta coluna, em linhas gerais (sic) com cerca de 3 mil caracteres da edição impressa.


Impactos do coronavírus têm potencial para destruir a indústria do turismo

Coronavírus e privacidade: qual é o limite para a divulgação de dados médicos?

Coronavírus: curadoria feita por pessoas reais é tendência para as plataformas de streaming

A Road Trip de Caio Blinder

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]