O período de isolamento social provocado pelo aumento da disseminação do novo coronavírus tem gerado grande impacto no comércio – não só no Brasil, mas em grande parte do mundo. Apesar disso, determinados estabelecimentos e empresas, considerados serviços essenciais, ainda precisam continuar abertos, mesmo em cidades onde a quarentena é obrigatória.
É o caso, por exemplo, dos supermercados. Sem eles, a população não tem acesso a itens básicos que garantem desde a higiene até a alimentação. Por isso, a alternativa viável para quem consome nesses locais é a aposta em higiene e medidas de segurança.
Iniciativa
Correspondendo às necessidades desse contexto, o Carrefour Brasil desenvolveu a primeira edição de uma cartilha de boas práticas para o setor de varejo alimentar. Com base em sua experiência internacional, a marca defende que é necessária a união entre os varejistas para a implementação de ações que mantenham a segurança de colaboradores e clientes.
“Somos pioneiros no varejo alimentar brasileiro há mais de 40 anos e acreditamos que esse é um momento de união entre todos nós, principalmente do setor do varejo alimentar”, defende Stéphane Engelhard, vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Carrefour Brasil. “Por sermos uma rede que está presente em países onde a pandemia está mais avançada, conseguimos implementar algumas práticas de prevenção aqui no Brasil”. Por isso, o Carrefour Brasil decidiu criar um material para ajudar a todos com os principais protocolos de operação e segurança.
Distribuição
Gratuita, a cartilha será enviada para associações, fundações, governos estaduais e municipais, bem como pequenos varejistas. O conteúdo traz o protocolo de operação aplicado no ambiente para os colaboradores, bem como as iniciativas de segurança aos clientes.
O Carrefour ressalta que a cartilha terá outras edições com outras medidas que forem implementadas ao longo do tempo.
Confira alguns itens.
Protocolo de operação
1. Higienização das lojas
Reforço da limpeza e higienização intensa dos carrinhos, esteiras e caixas.
2. Álcool gel
Para todos os operadores de frente de caixa, entrega de um recipiente individual.
Segurança dos clientes
1. Melhor horário
Escolha um horário mais calmo para realizar suas compras e evite horários de pico
2. Espaço pessoal
Mantenha sempre a distância mínima de 1m em relação a outras pessoas e respeite a sinalização e orientação da loja.