Pesquisar
Close this search box.
/
/
Dicas para reduzir o estresse e a ansiedade durante a quarentena

Dicas para reduzir o estresse e a ansiedade durante a quarentena

O isolamento social e a disseminação do coronavírus têm trazido incerteza, medos e inseguranças. É importante gerenciar as emoções para aumentar a imunidade

Muito se fala sobre os cuidados preventivos, como lavar as mãos com água e sabão, usar álcool em gel e evitar contato com quem estiver resfriado, mas pouco se fala sobre outra parte também importante para manter a saúde: melhorar o nosso sistema imunológico. Para isso, é essencial administrar qualquer nível de estresse e ansiedade que apareça, pois é comprovado que o estresse diminui a imunidade.

A boa notícia é que existem ferramentas que nos ajudam na gestão desse estresse, e elas são gratuitas e estão disponíveis para todos (sem que a gente precise sair de casa). A médica Sheila Patel, do Chopra Center for Wellbeing, compartilhou algumas delas. Eu, como praticante e instrutora de meditação formada pelo Chopra Center, endosso todas, e as listo aqui. Experimente o que for possível para você e observe a diferença no seu estado de ânimo, na sua forma de ver tudo o que está acontecendo ao seu redor.


Medite

A meditação, como já foi comprovado por estudos científicos, ajuda a melhorar o sistema imunológico. Também é uma aliada no combate ao estresse – um vilão para a nossa imunidade. Por isso, medite! Não é complicado. Ainda que muita gente diga que não consegue meditar, se desafie. Reserve alguns minutos do seu dia, quantos forem possíveis (5, 10, 20) e sente-se confortavelmente com as costas retas – pode ser em posição de lótus, com as pernas cruzadas, ou na cadeira, com os ísquios bem apoiados sobre o assento (não apoie suas costas no encosto). Repouse as mãos sobre as pernas, feche os olhos, e acompanhe a sua respiração, o ar entrando e saindo do nariz. Sempre que algum pensamento desviar sua atenção, retorne gentilmente seu foco para a respiração. Repita quantas vezes forem necessárias.

Respire

Comece a perceber a sua respiração o longo do dia. Manter a respiração lenta acalma a mente – e o contrário também é verdadeiro: respirações curtas e ofegantes refletem uma mente agitada. Então, use a sua respiração para acalmar a sua mente, sempre que for necessário. Quando a gente desacelera a respiração, acalmamos a resposta ao estresse, que pode prejudicar nosso sistema imunológico. Para diminuir a velocidade da sua respiração, conte até quatro na inspiração e exale o ar lentamente.

Durma bem

O sono, como muita gente já sabe, é importante para manter nosso corpo saudável e combater doenças, principalmente as virais oportunistas, que encontram mais facilidade para entrar em sistemas imunes não tão fortes. Procure manter uma rotina na quarentena, acordando e dormindo mais ou menos no mesmo horário. A recomendação é que se faça entre 7 e 8 horas de sono por noite.

Coma bem

Alimente-se de forma saudável. Vegetais, legumes, grãos – tudo o que vem da terra é repleto de vitaminas e micronutrientes, o que ajuda a manter nossas células saudáveis.

Use as redes sociais de forma consciente

É importante se manter informado, mas checar as redes sociais a cada cinco minutos pode sobrecarregar. Quando você sentir vontade de pegar o celular, tente controlar esse impulso e faça uma respiração profunda.

Exercite-se

Mesmo em casa, faça algum exercício, pois movimentar-se ajuda a manter os níveis de estresse mais baixos. Mas esteja atento ao seu corpo. O que ele pede? Observe e, se em um ou outro dia ele pedir repouso, reduza a atividade física.

Conecte-se com as pessoas que você ama

É importante nos mantermos conectados com quem amamos. A interação social ajuda a reduzir o estresse e aumentar a felicidade. Já que temos a tecnologia, faça chamadas por vídeo nesse tempo de quarentena.

Por fim, mantenha-se positivo.

Adriana Fonseca é jornalista e instrutora de meditação formada pelo Chopra Center for Wellbeing


Saúde emocional: peça-chave para viver melhor em tempos de coronavírus

IDENTIDADES: Wellness dita tendência de quem busca o equilíbrio

Porque ressignificar a morte pode te fazer viver melhor

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]