Pesquisar
Close this search box.
/
/
As tendências que cercam os nativos ecológicos

As tendências que cercam os nativos ecológicos

Compostos por parte da Geração Z e millennials, os nativos ecológicos buscam repensar o consumismo e reforçar a conexão com o meio ambiente

Muita coisa mudou nos últimos 30 anos e com o surgimento da internet, novas gerações e novos hábitos, as pessoas também estão mudando suas mentalidades. Agora, preocupações com a sustentabilidade, impactos no ecossistema e consumo consciente tomam conta da população.

É diante deste contexto que os nativos ecológicos (termo colocado pela Peclers Paris, agência de previsão de tendências), surgem. Compostos por parte da Geração Zmillennials, eles estão inseridos no grupo dos nativos digitais, que cresceram em um contato direto com a tecnologia e tiveram acesso à informações preocupantes sobre o planeta como o efeito estufa, desmatamento e extinção de espécies animais, ainda na infância.

Eles já cresceram com medo do que pode vir a acontecer com a natureza em volta de nós, por isso estão tomando ações mais radicais e levando essas responsabilidades para dentro de casa. Inclusive, eles estão ensinando os próprios pais a se comportarem diante de uma mudança de paradigma, que passa de uma preocupação puramente financeira que tínhamos, para uma forma de economizar recursos, afirma Iza Dezon, sócia da Dezon Consultoria Estratégica, representante oficial da Peclers Paris no Brasil.

Donos de uma vida baseada em transparência e autenticidade, os nativos buscam repensar o consumismo e reforçar a conexão com o ambiente, além de estarem sempre questionando o comportamento da população. Eles também se preocupam com as estruturas de alimentação. Muitos não consomem mais produtos de origem animal e procuram ingerir somente alimentos orgânicos. É uma geração que vive em comunidade, que acredita que todo ato é político e que todo ato tem um impacto no coletivo. Estão sempre tomando responsabilidades, buscando provocar nossa consciência e desafiar a nossa forma de pensar, relata Iza.

As tendências por trás dos nativos ecológicos

Há especialmente três movimentos que influenciam o comportamento dos nativos ecológicos e identificam suas mudanças na sociedade: a hiperecologia, o verdadeiro materialismo e o manifesto lixo-zero.

No manifesto lixo-zero, a ideia principal é de que não devemos mais produzir resíduos e que precisamos nos responsabilizar por ele. Eles desafiam muito o uso dos recursos e a forma com que tratamos o lixo. Essa nossa mania de dizer que vamos jogar alguma coisa fora é ilusão, sendo que não existe fora Isso é concretizando na nossa abordagem que foi colocada pela economia circular, explica a futuróloga.

Já a hiperecologia impõe questionamentos sobre como as indústrias estão se relacionando com o meio ambiente e tem como objetivo rever os sistemas estruturalmente. Vai muito além de questões sobre reciclagens básicas. São práticas mais profundas e sistemáticas. É necessário que as empresas mudem seus posicionamentos sobre qualquer resíduo. Isso vai de encontro com a tendência de hiperecologia, relata Iza Dezon.eco-ansiedade

Por fim, o verdadeiro materialismo é uma mudança de paradigma que propõe a valorização dos materiais acima de qualquer outro fator. Buscando evitar um consumismo desenfreado, questões como quem fez?da de onde veio?como chegou até a aqui?qual o impacto por trás disto? e quais matérias foram utilizados?, são critérios na hora de escolher um produto.

Os símbolos de status sempre vai existir, o que está mudando na sociedade é o que a gente realmente considera luxo. Antes o luxo era ligado somente aos bens materiais e marcas, hoje a gente começa a passar esse valor para o intangível. Agora, as escolhas mais ecológicas viram valores e uma marca que é luxo é aquela que está consciente pelo planeta e está preocupada com o coletivo mundial. Isso realmente mostra para nós que no amanhã, dentro deste caos que estamos vivendo, o luxo vai ser tempo, carinho, afeto e estará ligado a natureza. Porque vivemos em cidades que cada vez mais se tem prédios e menos verde., completa a futuróloga.


Dove troca embalagens vazias por produtos novos

Casas minúsculas reduzem impacto ambiental e problemas de habitação

O que as companhias aéreas estão fazendo para deixar as viagens mais sustentáveis?


Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]