COVID-19: Iniciativa da Take deu vida ao robô informativo do Governo de São Paulo

Chamado Corona Info, o projeto permite que empresas e entidades desenvolvam canais que comunicam medidas de segurança e novidades sobre a pandemia

Sem poupar ninguém, o novo coronavírus colocou todos os gestores para pensar: como enfrentar esse cenário inédito? Esse é um fato que vale tanto para a iniciativa privada quanto para o ambiente público. Quem está à frente da administração de cidades e Estados atualmente enfrenta o desafio de tomar as decisões corretas, identificando as melhores formas de manter a segurança dos cidadãos.

Em São Paulo, entre outras medidas, o governo estadual se tornou o primeiro a utilizar a iniciativa Corona Info, desenvolvida pela Take, que permitiu colocar no ar um canal de comunicação no WhatsApp sobre o coronavírus.

O processo de utilização é bastante simples: basta adicionar o número +55 11 95220-2923 nos contatos do celular e enviar, pelo WhatsApp, uma mensagem com a palavra “oi”. Na sequência, o sistema enviará ao celular do usuário uma lista numerada de temas mais comuns sobre o coronavírus, como informações sobre a COVID-19, dicas de prevenção, checagem de notícias verdadeiras ou falsas e higiene domiciliar, entre outras. Ao responder com o número do tema escolhido, uma nova mensagem é enviada pela conta do Governo de São Paulo.

Viabilização

O desenvolvimento desse canal foi possível pois a Take, parceira escolhida pelo governo, é uma official solution provider para o WhatsApp Business API no mundo, ou seja, ela tem autorização para usar a API oficial da plataforma WhatsApp para criar bots e contatos inteligentes.

O sistema de informações do Governo de São Paulo sobre o COVID-19, por sua vez, é abastecido e checado por profissionais das Secretarias de Estado de Comunicação e de Saúde.

O projeto Corona Info foi desenvolvido com o objetivo de viabilizar o BLiP, plataforma de construção, gestão e evolução de chatbots, para empresas e entidades que tenham o interesse de criar soluções de combate ao coronavírus em plataformas de mensageria.

take

Esforços pela saúde

O desenvolvimento da iniciativa foi possível devido ao apoio do programa AI for Health da Microsoft, com a doação de créditos no Azure – sua plataforma na nuvem. O AI for Health é um pilar dentro da iniciativa AI for Good da Microsoft, que representa um investimento global da empresa para capacitar pesquisadores e organizações com ferramentas e recursos de Inteligência Artificial (IA) para melhorar a saúde de pessoas e comunidades em todo o mundo.

A Take, por sua vez, irá disponibilizar créditos para serem utilizados em sua plataforma BLiP e em serviços de seus profissionais. “O nosso intuito é ajudar empresas e entidades para que, ao utilizar o BLiP, desenvolvam iniciativas que possam atingir dezenas de milhões de pessoas e, em uma ação coletiva, ajudar a conter o número de casos de contaminação no País ao levar informação de credibilidade e dados oficiais sobre a pandemia causada pelo Coronavírus”, afirma o CEO da Take, Roberto Oliveira. “Queremos contribuir para que não sejam disseminadas fake news, que trazem um grande prejuízo à sociedade”.

Tecnologia

A Take aumentou a capacidade da sua plataforma em mais de dez vezes nesse período de pandemia. “O BLiP foi construído para momentos como este, em que a velocidade, flexibilidade e escalabilidade se tornam diferenciais na capacidade de resposta ao inesperado”, revela o executivo. “Com a necessidade de redução da capacidade das centrais de atendimento, fechamento de lojas e trabalho remoto, temos visto nossos clientes desenvolvendo soluções incríveis e estamos preparados para responder rapidamente a todas as demandas”.

John Kahan, diretor de análise de dados e chefe de inteligência artificial da Microsoft, sustenta que a escala e o tamanho da atual pandemia global exigem uma abordagem colaborativa entre empresas, organizações sem fins lucrativos, governos, cientistas e clínicos.






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