A quarentena e o movimento de cozinhar em casa

Com lives, cursos online e intensa produção de vídeos nas redes sociais, chefs famosos e influenciadores de gastronomia surfam na demanda por mais informações sobre o que comer em tempos de isolamento

Do top cozinheiro Massimo Bottura até canais com receitas despretensiosas, que ensinam como comer algo rápido com a ajuda do microondas, vale tudo para chamar a atenção de quem está dentro de casa por causa da crise de Covid-19 que se instalou no Brasil e no mundo. O consumo desse tipo de conteúdo nas redes sociais aumentou 45% no último mês se comparado a março de 2019, segundo dados divulgados pela plataforma YouPix. Enquanto bares e restaurantes estão entre os setores mais colapsados pela paralisação geral das atividades por conta da contaminação do novo coronavírus, quando o assunto é gastronomia, ao menos no digital, a ordem agora é cozinhar para manter-se vivo e até mentalmente ocupado.

De olho nessa necessidade, aqui vão quatro nomes entre chefs, cozinheiros ou influenciadores de culinária, que usaram a quarentena para produzir conteúdo específico para esse momento, cada um à sua maneira. Enquanto muitos segmentos do mercado já enfrentam a crise econômica, a área alimentícia foi redescoberta por quem voltou a cozinhar. Se você está nesse grupo, vale ficar de olho abaixo:

Massimo Bottura (@massimobotura)

Um dos chefs mais famosos do mundo – dono de restaurantes três estrelas Osteria Francescana, em Modena, na Itália – está quase todos os dias ao vivo em lives no seu perfil no Instagram ou criando conteúdo fácil de ser reproduzido via #IGTV. Massimo ensina a fazer desde cookies de chocolate a ragu usando a hashtag #KitchenQuarentine (algo como cozinha de quarentena). A sessão do chef italiano foi parar na revista “The New Yorker” tamanha adesão aos vídeos e às lives. Massimo tem mais de 1,3 milhões de seguidores no Instagram, já participou da série “Chef’s Table”, da Netflix, e tem cursos online disponíveis a preços “salgados” na plataforma Masterclass. Simpático e carismático, incentiva todo mundo a mexer nas panelas.

Rita Lobo (@ritalobo e @panelinha_ritalobo)

Ela é a defensora da “comida de verdade” como diz, e a dona da plataforma de conteúdo Panelinha, dedicada a receitas que são postas no ar no programa de TV que possui na GNT, em livros e nas redes sociais. Desde que a quarentena no Brasil começou, Rita está ensinando a fazer coisas muito básicas da culinária – como cozinhar macarrão, por exemplo – através de lives diárias às 12h no @panelinha_ritalobo Instagram. Com o nome de “Da Cozinha de Casa”, esse conteúdo traz dicas próprias para iniciantes e para quem está em casa em home office. São mais de 1,3 milhões de seguidores no perfil pessoal da cozinheira, outros 810 mil no do Panelinha e mais de 500 mil em seu canal no YouTube.

Green Kitchen Stories (@gkstories)

O perfil comandado pelo casal Luise e David Frenkiel é dedicado à comida saudável e vegetariana. Eles têm cinco livros publicados, todos com esse recorte e com destaque para as fotos lindíssimas – que também estão no perfil do Instagram. Baseado em Copenhague, na Dinamarca, o bacana dos conteúdos deste casal é a versatilidade de receitas com legumes. Os conteúdos estão em texto no site (https://greenkitchenstories.com/) e no Instagram, que possui mais de 390 mil seguidores.

Mohamad Hindi (@mohindi)

Ex-integrante do reality show “Masterchef”, Mohamad Hindi já se firmou como um dos nomes fortes entre os cozinheiros de sucesso da internet. Ele também optou por ir para o be-a-bá do ato de cozinhar e posta conteúdo diariamente em seu perfil no Instagram, bem como no canal do YouTube. A começar por dicas do que comprar no supermercado ou a melhor maneira de evitar o desperdício de alimentos. Entre as receitas de sucesso em suas redes, destaque para pratos que confirmam esse recorte “iniciante”: entre elas, na hashtag #CozinhadeQuarentena, estão brigadeiro, batata rústica assada e macarrão com almôndega. Comida fácil e rápida de agradar a quase todos os gostos.






MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS Prêmio Consumidor Moderno

CM 256: Os vencedores do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS