FedEx e Microsoft se juntam em competição contra a Amazon

Novo produto anunciado pelas empresas vai permitir rastreamento de mercadorias com precisão. Clientes poderão se antecipar para evitar atrasos

Foto: Shutterstock

Em tempos de distanciamento social, uma preocupação recorrente de empresas e consumidores é com a entrega dos produtos comprados pela internet. Ou seja, ao lado do comércio eletrônico, a logística (especialmente a urbana) se tornou um assunto da moda no mundo corporativo.

Uma recente parceria no mundo corporativo aumentou essa percepção pelo defesa da logística: a união entre a rede logística da FedEx e à computação em nuvem da Microsoft. O resultado é um novo produto para rastreamento quase em tempo real de entregas.

Batizado de FedEx Surround, a solução permite que os varejistas – e empresas de outros setores – melhorem a visibilidade de suas cadeias de suprimentos, aproveitando os dados para impulsionar o gerenciamento da logística e de estoque.

Os clientes da FedEx não terão custo adicional para ter acesso ao novo produto, que deve estar disponível no segundo semestre.

“Juntamente com a Microsoft, vamos combinar o imenso poder da tecnologia com a grande escala de nossa infraestrutura para ajudar a revolucionar o comércio e criar uma rede para o que vem a seguir para nossos clientes”disse Frederick W. Smith, CEO da FedEx.

O produto também deve ser vantajoso para as empresas que têm urgência em seus pedidos e não podem permitir que suas remessas atrasem. O sistema desenvolvido por FedEx e Microsoft usa inteligência artificial para fornecer aos clientes informações sobre a situação do comércio global, desafios climáticos, desastres naturais, problemas com a liberação das mercadorias e endereços incorretos.

“Esse nível sem precedentes de insights orientados a dados dará aos clientes do FedEx Surround a oportunidade de intervir cedo e agir para evitar lentidão logística e reduzir o atrito e os custos”, afirma a Microsoft em comunicado.

Inimigo comum

As duas empresas competem contra a Amazon. A FedEx viu a empresa de Jeff Bezos crescer em tecnologia e infraestrutura para delivery e se tornar sua principal rival. Já a Microsft, que investe em computação em nuvem, tem a AWS, braço tecnológico da Amazon, como uma de suas principais competidoras.

A parceria dá às duas empresas mais munição na competição contra a gigante varejista. Segundo a Microsoft, este é só o começo da união e outros produtos serão lançados em conjunto.

“Agora, mais do que nunca, as empresas contam com uma cadeia de suprimentos eficiente para permanecerem competitivas e aberta aos negócios”, afirma o CEO da Microsoft, Satya Nadella. O executivo disse que a Microsoft vai aplicar sua tecnologia para “criar novas experiências de comércio que transformar a logística”.

Microsoft e FedEx devem apresentar novas soluções desenvolvidas em parceria nos próximos meses.

Como a computação em nuvem pode ser útil para o setor de saúde
eBay lança programa para ajudar pequenas empresas no Brasil






ASSINE NOSSA NEWSLETTER

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

CM 256: Os vencedores do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS