Pesquisar
Close this search box.
/
/
Robôs de voz e a humanização das relações homem-máquina

Robôs de voz e a humanização das relações homem-máquina

A voz é um dos vínculos linguísticos mais antigos da humanidade, e agora é preciso ensinar aos robôs a falar. Saiba como é possível uma experiência humanizada entre humanos e máquinas

Chatbots são uma tecnologia nova, que elevou o potencial de transformação das empresas às alturas. Desde a sua popularização, os serviços de atendimento ao usuário nunca mais foram os mesmos. 

Mas e quanto à vertical mais recente dos chatbots, os robôs de voz ― o que os consumidores esperam deles? Será que devem soar como seres humanos, com entonação, personalidade e sotaque, ou é preferível que se oferte uma relação mais plastificada nesses serviços?

Essa humanização na relação entre homens e máquinas foi debatida no penúltimo painel do evento digital Customer Voice Experience (CVX), do Grupo Padrão. A transmissão teve como mediador Felipe Almeida, CEO da Loud Voice Services, com participação de Jorge Braga, Customer Experience Officer da Claro Brasil, e Luzia Sarno, Diretora Corporativa de TI do Grupo Fleury.

A importância da personalização no atendimento robótico

O que pode ser entendido como humanização da experiência homem-máquina, afinal? 

Para Luzia Sarno, a primeira coisa que tem que ser levada em consideração em uma interação digital, seja por voz ou outro mecanismo, é a questão da conveniência do consumidor. “É preciso levar em consideração qual tecnologia deve ser oferecida em cada canal, para a interação que o cliente necessita em cada momento”, diz. Ou seja, personalização é tudo.

A diretora também complementa que é preciso ter empatia na hora de ajudar o consumidor com suas necessidades. identificando, por exemplo, sentimentos como ansiedade, pressa, insegurança, raiva etc. É necessário estar atendo ao sentimento por trás do indivíduo de modo próximo e equilibrado.

No caso do Grupo Fleury, esse cuidado se dá através de um software de speech analytics da Atento. Ele é capaz de detectar o humor pessoa através das palavras usados. Segundo Luzia, dessa forma é possível oferecer um atendimento mais humano e dirigido. É preciso fazer uma conexão entre as informações que estão no banco de dados e as informações que você tem do cliente no momento da interação. 

Jorge Braga destaca que a humanização é a capacidade de tratar cada cliente como indivíduo. Assim, o ajuste das tecnologias, canais e abordagens devem ser feitas de acordo com o histórico de cada cliente. “A Claro tem tentado não olhar a tecnologia por si só. Entendemos que o conceito de multicanalidade foi substituído pelo conceito de multiexperiência. As transações devem começar de um jeito e terminar de outro. Faz mais sentido entender quais recursos são de maior aderência e em qual momento, sempre garantindo que a experiência seja homogênea para o usuário.”

Experiência como chave da transformação

Os robôs de voz são apenas uma das peças do grande quebra-cabeças que é a transformação digital. Mas, afinal, para quê serve a transformação digital, e para quem ela é feita?

Para os entrevistados, é evidente que a transformação digital tem uma relação intrínseca com a experiência do consumidor. De acordo com o CXO da Claro, há uma ciência que justifica a existência dessa transformação, afinal, ela resulta em benefícios tanto para a empresa quanto para o usuário.

Jorge Braga constata que ferramentas como cloud computing e analytics tornam os processos cada vez mais eficientes, uma vez que permitem mapeamento da jornada completa do usuário. “Em ambientes digitais você acompanha o que o cliente está fazendo, o que enriquece a capacidade de adaptar soluções para os clientes.” Consequentemente, é possível tornar os robôs de voz mais humanizados, ofertando entonações mais condizentes com a necessidade daquele indivíduo em específico.

Luzia Sarno chama a atenção para o fato de que, como qualquer outro bot, há necessidade de curadoria nos robôs de voz. “Nós atendemos o Brasil inteiro, então há a questão de sotaque e expressões. Não dá para soltar o bot e achar que a inteligência artificial vai aprender tudo sozinha. É preciso investir em um time que irá ensinar o bot continuamente a melhorar as suas interações”, afirma.

Dentre as demais dificuldades ainda presentes nos serviços de voz está a construção da fala a partir da escrita. O gargalo dessa arquitetura, comenta Jorge Braga, é a perda que ocorre quando se transforma um texto em áudio, e um áudio em texto. “Na Claro temos nos desafiado a encontrar uma forma mais inteligente para lidar com voz, de modo mais nativo e com menos conversão”, destaca.

Componentes essenciais para construção de robôs de voz

  • Cloud
  • Data Analytics
  • Voice Experience
  • Cultura ágil/digital
  • Skills diferenciadas
  • Multiexperiência
  • Backend
  • Capacidade real de resolução de problema

Confira o painel completo:


+CVX

5 exemplos de como IA e os bots combatem a Covid-19
5 perguntas e respostas sobre bots e dados pessoais
Humana ou não, a voz é sempre uma alternativa no atendimento

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]