Pesquisar
Close this search box.
/
/
Os riscos no transporte público durante a pandemia

Os riscos no transporte público durante a pandemia

Em entrevista exclusiva, Rafael Calabria, coordenador de mobilidade urbana do IDEC, comenta sobre a situação no transporte público e orienta a melhor medida para aumentar a segurança da população

Nos últimos meses, diversas mudanças têm acontecido para tentar diminuir a contaminação do coronavírus no Brasil. No entanto, muitas ações não tiveram resultado positivo e o que se vê, infelizmente, é o número de casos aumentando, dia após dia. O transporte público é um dos locais que mais preocupa a população brasileira, principalmente, pela falta de condições de distanciamento. Medidas como a redução na circulação de ônibus, trens e metrôs, foram anunciadas, mas as lotações continuam acontecendo e não acompanham a demanda de passageiros.

A Consumidor Moderno conversou com Rafael Calabria, coordenador do programa de mobilidade urbana do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), que orientou sobre o assunto e explicou qual a melhor medida para aumentar a segurança. Segundo o especialista, “a lotação contraria frontalmente as recomendações de distanciamento social, e impacta principalmente a população de mais baixa renda e mais vulnerável, que são a maioria dos usuários de transportes públicos nas cidades.”

Para ele, o ajuste da frota é o ponto mais importante no momento e pode ser a solução para quem necessita usar os veículos com frequência. “O órgão de transporte deve ajustar a frota e a quantidade de viagens necessárias para garantir que não tenha lotações nos ônibus. É preciso prever uma frequência relativamente maior do que tínhamos antes da pandemia, quando as lotações já eram muito frequentes”, ressalta Calabria.

Riscos no transporte público durante a pandemia

 

CONSUMIDOR MODERNO: A Prefeitura da cidade de São Paulo orientou que os ônibus na capital só circulem com passageiros sentados, para evitar aglomerações e a disseminação do coronavírus, mas o que temos visto nos últimos dias são os veículos cheios. Quais são os riscos desta situação ?

RAFAEL CALABRIA: A lotação contraria frontalmente as recomendações de distanciamento social, e impacta principalmente a população de mais baixa renda e mais vulnerável que são a maioria dos usuários de transportes públicos nas cidades. Ainda, quanto mais longe a pessoa morar, e mais tempo passar no transporte, mais ela estará exposta ao contágio. É um problema que tem um impacto muito desigual, prejudicando mais as populações mais periféricas.

CM: Você sabe como está acontecendo o processo de higienização e limpeza nos transportes públicos e estações de embarque? Os cuidados são suficientes para quem utiliza os espaços?

RC: Os órgãos de transportes tem ampliado a limpeza, e alguns anunciado a limpeza em cada viagem, o que é importante. Mas com a quantidade de usuários e o sobe e desce constante de pessoas, a limpeza não é suficiente. É preciso manter os ônibus em quantidades suficientes para garantir que não tenha aglomeração.

CM: A falta de condições de distanciamento no transporte público tem sido extremamente questionada pela população. Como as pessoas podem fazer exigências para melhorar a situação? Quem e como elas devem questionar?

RC: É importante que elas não tolerem as aglomerações. Sempre que encontrarem ônibus lotados e se sentirem inseguras devem reclamar ao órgão de transporte que está usando, seja municipal ou intermunicipal.

CM:Você acredita que não há veículos suficientes para atender a demanda de passageiros ? Como ajustar a frota com à necessidade da população ?

RC: O ajuste da frota é realmente o ponto mais importante agora. O órgão de transporte deve ajustar a frota e a quantidade de viagens necessárias para garantir que não tenha lotações nos ônibus. É preciso prever uma frequência relativamente maior do que tínhamos antes da pandemia, quando as lotações já eram muito frequentes. Agora que a demanda está bem baixa, pode ser que a oferta possa diminuir, mas a proporção de ônibus por passageiros deve ser muito maior do que no ‘antigo normal’.

Existem dados para que os órgãos de trânsito possam fazer esse cálculo. Todos conseguem avaliar a demanda pela bilhetagem, e algumas cidades já contam com GPS e registro de GPS da bilhetagem, como São Paulo. Nestas cidades dá para fazer uma análise muito precisa, praticamente por hora, e oferecer um serviço adequado. Outro elemento que é ignorado é a participação e escuta dos usuários. A crítica, avaliação e reclamação deles poderia ajudar o órgão a entender onde há mais demanda, e onde ainda precisa melhorar. Falta muita vontade política para coordenar este serviço com a avaliação do usuário e a qualidade que ele precisa.

CM: E sobre os motoristas dos transportes, como eles devem reagir? Eles podem pedir ou orientar para um passageiro não entrar durante o trajeto?

RC: Não deve ser responsabilidade do motorista. É responsabilidade do órgão de transporte ajustar a frota necessária para evitar que não tenha lotações. O motorista não tem poder para tentar tomar decisões que possam irritar e impactar os direitos dos usuários, o que poderia levar a confusões e desentendimentos. Isso seria o poder público transferindo sua responsabilidade para um simples trabalhador.

CM: Adianta dar a recomendação ou até criar uma lei se não existir ampliação da frota e fiscalização?

RC: A recomendação é importante para ser usada como um termômetro do serviço prestado. Se houver muitos ônibus com pessoas em pé, o órgão de transporte está falhando. Como uma avaliação do resultado, tentar corrigir o problema por aqui é inverter a lógica.

CM: Qual a melhor solução para que as pessoas que necessitam se locomover possam ter segurança em meio à pandemia? Há algo em que empresas privadas possam ajudar?

RC: Na busca da solução, o mais urgente é o órgão de transportes estar atento à todas as mudanças de demanda dos usuários. Há uma queda de uso, pois as pessoas estão em casa, mas essa queda é muito variável. Nas periferias caiu menos. Quem trabalha em atividades mais informacionais pode ficar mais em casa. Já a vida das mulheres que costumam acumular atividades de compras e de cuidado dos filhos foi mais impactada. O planejamento do sistema deve ficar atento a estas mudanças, e além dos dados, ter um bom canal de reclamação e de escuta dos usuários é fundamental.

Existem várias ações que as empresas podem buscar. É possível variar os horários para evitar a lotação nos horários mais concentrados, distribuindo os usuários em horários mais vazios. As empresas também precisam adotar soluções e cuidados para os trabalhadores que moram mais longe ou estão no grupo de risco, estendendo ao máximo as possibilidades de trabalho remoto.

CM: As soluções também podem ser aplicadas na periferia?

RC: A periferia é de fato o local mais afetado e que precisa de mais atenção e investimentos. Pela desigualdade econômica, informalidade e falta de um auxílio financeiro adequado, as pessoas na periferia são obrigadas a se deslocarem mais. Na periferia costuma haver menos opções de transportes, menos metrô e normalmente as pessoas dependem de uma linha que liga o bairro dela até um terminal mais central. Com isso os órgãos de trânsito precisam ficar muito atentos à ocupação do ônibus nas periferias, às mudanças de deslocamentos que ocorreram nesse período e até à limpeza dos pontos e espaços públicos. Esta medida seria parte de uma necessária mudança que precisamos adotar para distribuir melhor o orçamento e o focar as políticas públicas nas periferias das cidades.

medidas

O teatro terá futuro após a pandemia de COVID-19?

Até mesmo os festivais de cinema estão se reinventando

O entretenimento que traz lições de negócios e de saúde mental

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]