Quer cuidar das suas finanças? Esses perfis podem te ajudar

Seja para orientar nos gastos do dia a dia ou para ajudar a poupar um pouco, mesmo em tempos de instabilidade financeira, guarde essa lista nos seus favoritos

Educação financeira é algo novo para boa parte dos brasileiros. Esse tipo de “lição de casa” infelizmente não se aprende na escola e talvez isso ajude a explicar porque o país está sempre na lista dos que têm a população mais endividada do mundo. Mas gerenciar gastos, saber como poupar e até fazer os cálculos certos para enfrentar a crise econômica causda mundialmente pela pandemia de Covid-19 não é mais algo fora do alcance.

Mesmo nas redes sociais há uma profusão de bons perfis e comunicadores de finanças – alguns com especialização no assunto, outros que servem de filtro para se chegar a dados mais confiáveis. Pensando nisso, montamos uma lista dos creators que valem ser seguidos neste assunto. Acompanhe – ter mais informação sobre finanças já é o passo inicial para lidar melhor com o seu dinheiro:

NATHALIA ARCURI, DO ME POUPE

Nathalia de Oliveira Rosa Arcuri, mais conhecida por ser a criadora da plataforma Me Poupe (que tem site, canal no YouTube com 5 milhões de inscritos, perfil no instagram com mais de 2,4 milhões de seguidores, além de cursos online e até programa de TV) é a mais conhecida da internet quando o assunto é finanças. Jornalista, ela criou sua plataforma em 2012 com a pretensão de educar as pessoas para saberem mais sobre o que fazer com seu dinheiro.

Nath tem conteúdos diários nas redes sociais, bate muito na tecla de como investir e costuma explica o caminho das pedras para poupar. Mais recentemente quando se tornou apresentadora de TV, seu foco era ajudar as pessoas participantes a se livrarem de dívidas. O reality show exibido em um canal da TV aberta retrata muito das dicas dadas por ela online. Entre os conteúdos mais vistos no YouTube e lidos no site estão o que explica como investir no famoso Tesouro Direto, além do mais visto, que mostra como mulheres empreendedoras estão mudando o mundo – com mais de 20 milhões de visualizações.

Onde encontrar? Instagram e  YouTube.

INFOMONEY

Portal completíssimo quando o assunto são notícias de economia, atualizações sobre melhores investimentos e o vai-e-vém do mercado financeiro, o Infomoney também está presente no Instagram com mais de 1 milhão de seguidores. Apesar de não possuir conteúdos que ensinam os primeiros passos de como poupar, o portal e suas redes sociais trazem informações mais pontuais bastante explicadas, tais como os saques do FGTS em tempos de pandemia ou ainda o que a baixa na taxa de juros significa para o atual momento em que vivemos economicamente. No atual momento de instabilidade mundial sobre a recuperação dos mercados em todos os países, é um importante feed a seguir para saber o que fazer com o dinheiro – tanto se você precisa poupá-lo ou gastá-lo.

Onde encontrar? Instagram Site.

CAROL SANDLER, DO FINANCAS FEMININAS       

Não é segredo para ninguém que as mulheres estão em busca de mais informação sobre como cuidar de dinheiro. Isso faz da rede criada ela XX Carol Sandler uma das mais famosas – mas ela também já existe há basante tempo. Engana-se, no entanto, quem acha que seus conteúdos são focados apenas para o sexo feminino: casais se darão muito bem se aproveitarem as dicas da especialista, principalmente os que estão começando uma família. Dúvidas sobre quando e como comprar uma casa, conseguir uma renda extra, organizar os gastos, entre outros, são hit nos vídeos do canal no YouTube, com mais de 120 mil inscritos. Além da plataforma de vídeos, Carol também tem um grupo fechado no Telegram, newsletter para assinantes e, claro, cursos online.

Onde encontrar? Instagram e  YouTube.

NATHALIA RODRIGUES, DO CANAL NATH FINANÇAS

Você tem pouco dinheiro para investir? Então este é o seu endereço. Quer se livrar de dúvidas ou melhorar a forma de usar o cartão de crédito? Aqui também tem o caminho das pedras. Uma das criadoras de conteúdo financeiro de maior visibilidade atualmente, Nathalia Rodrigues de Oliveira, criadora do Nath Finanças, também é bastante presente nas redes sociais e foi se tornando conhecida por falar diretamente com quem tem salários menores e rendimentos mais baixo – e só costumava ser alvo de empresas de empréstimo, por exemplo.

Moradora de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, seus vídeos bombam justamente por darem saídas a quem está com o dinheiro mais contado. Só no YouTube são mais de 140 mil inscritos. Entre os mais assistidos estão aqueles que explicam os juros do cartão de crédito (responsável por boa parte do endividamento do brasileiro), ensinam a investir em ações – no Tesouro Direto, por exemplo, com R$30 já é possível começar; bem como a fazer uma reserva financeira de emergência.. Saúde mental, números do PIB e viagens também são abordados pela criadora de conteúdo, que tem apenas 21 anos de idade, mas já publicou seu primeiro livro pela Editora Intrínseca.

Onde encontrar? Instagram e  YouTube.

THIAGO NIGRO, DO O PRIMO RICO

Impossível encerrar essa lista sem a presença de Thiago Nigro, criador do @oprimo.rico – uma plataforma de conteúdo financeiro que carrega podcast, treinamento online, notícias e muito mais dentro de si. O creator que virou sinônimo de conteúdo bem-sucedido de finanças já conta com mais de 930 mil seguidores em seu perfil do Instagram, onde, majoritariamente, posta sobre lições para lidar melhor com o dinheiro e entender o atual cenário econômico em que vivemos.

O tema Covid-19 é bem constante em seus conteúdos mais recentes, o que ajuda muito quem está preocupado com os próximos passos para se manter rentável e não contrair dívidas por causa da pandemia. Em sua conta pessoal no IG, Thiago acumula mais de 3,7 milhões de seguidores e segue dando dicas principalmente de investimentos e propõe desafios para sua audiência conseguir poupar dinheiro. O volume de comentários e interações provam como ainda há muito público a ser explorado no segmento de educação financeira. Se você ainda não se interessou pelo assunto, aqui tem um bom start.

Onde encontrar? Instagram e  YouTube.


+ NOTÍCIAS

O teatro terá futuro após a pandemia de COVID-19?

O poder das mulheres negras empreendedoras na série “A Vida e a História de Madam C. J. Walker”

“Contágio” e outros filmes sobre epidemias para ver dentro de casa






MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS Prêmio Consumidor Moderno

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS