Procura por crédito pessoal aumenta em maio

Alta é de 13,1%, segundo dados da Serasa Experian. Ainda assim, é cedo para falar em tendência, já que na comparação com maio de 2019 houve queda de 20,7%

Foto: Pixabay

Um estudo do birô de crédito Serasa Experian apontou que a busca do consumidor por crédito aumentou em 13,1% em maio, se comparada com a do mês de abril. É a primeira alta na procura depois de três meses consecutivos de queda, que vinha desde fevereiro, antes mesmo do início da pandemia do novo coronavírus.

Em fevereiro e em abril, as baixas na busca por crédito foram de mais de 13%, enquanto em março a variação negativa foi menor, de 7,3%.

“Após queda em abril, vimos que os consumidores iniciaram um retorno ao mercado de crédito em maio. Tal movimento, contudo, ainda está muito ligado à renegociação de dívidas, embora existam alguns sinais, ainda tímidos, de busca por crédito para a recuperação do consumo”, diz o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

O crescimento em maio foi puxado principalmente pelos consumidores com maior faixa de renda. Entre aqueles que ganham mais de R$ 10 mil mensais, a procura por crédito aumentou em 15% em maio, enquanto entre os que recebem até R$ 500 por mês a subida foi de 12,4%.

MENOS CRÉDITO NA COMPARAÇÃO ANUAL

Em relação a maio de 2019, a procura por crédito neste ano indica retração de 20,7%. Mesmo sendo considerada elevada, a queda veio menor do que a diferença registrada entre abril de 2020 e de 2019, que foi de -25.7%.

“Estamos vendo uma recuperação no índice, mesmo que lenta, mas é um sinal importante para mostrar que as pessoas estão começando a voltar ao mercado de crédito”, finaliza Rabi.






MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS Prêmio Consumidor Moderno

CM 256: Os vencedores do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS