Pesquisar
Close this search box.
/
/
Você conhece o presenteísmo? Comportamento afeta a produtividade

Você conhece o presenteísmo? Comportamento afeta a produtividade

O isolamento social e o trabalho remoto trouxeram uma rotina intensa para quem estava acostumado com uma vida movimentada diariamente. É nesse cenário que o presenteísmo entra mais em ação

Nos últimos meses muitas pessoas começam a ter dificuldade com a produtividade e a criatividade em seus trabalhos. Apesar de parecer comportamentos naturais – considerando o cenário de pandemia e incertezas – esses fatores podem estar relacionados ao presenteísmo.

Mas você conhece esse conceito? O nome se refere ao estado de presença física de um profissional no ambiente de trabalho, mas sem estar totalmente envolvido ao mesmo. É como se seu corpo estivesse em um lugar e sua mente focada em outras coisas, muitas vezes, sem você perceber.

Helen Limões, psicóloga da clínica AmorSaúde, parceira do Cartão de TODOS, explica sobre o comportamento.

“O presenteísmo se refere ao estado de pessoas que, mesmo presentes fisicamente em seu trabalho, tem seus pensamentos longe das tarefas a serem desempenhadas. O profissional que sofre com o presenteísmo está no trabalho todos os dias, mas não consegue se vincular emocionalmente com suas obrigações”, afirma ela.

Para Sérgio David, psicólogo e consultor em desenvolvimento humano, nesta época de quarentena os sintomas estão mais fortes e afetando gradualmente as pessoas.

“Todo novo evento de estresse ligado ao trabalho pode contribuir para o aumento desse quadro. A pressão de ter de se manter focado e produtivo num cenário de incerteza ou dentro de um modelo de home office, podem sim ocasionar o surgimento ou agravamento de um quadro de presenteísmo. É preciso estar atento, pois é comum que algumas empresas e gestores tratam a questão como ‘corpo mole’, preguiça e falta de comprometimento e a questão pode estar além do controle do funcionário”, ressalta o especialista.

 COMO IDENTIFICAR?

Um dos primeiros sinais para identificar o presenteísmo são os erros básicos no dia a dia, coisas que antes eram feitas com mais facilidade e passaram a se tornar mais desafiadoras. Outra forma de identificar é a queda brusca de produtividade.

“Se o funcionário começa a errar tarefas simples que antes ele concluía perfeitamente, isso pode apontar para um baixo engajamento. Essa falta de engajamento pode ser percebida também nas relações interpessoais. Se um funcionário extrovertido passa a se calar com maior frequência, não dando opiniões e aceitando tudo”, ressalta Helen Limões.

Há alguns fatores que podem intensificar as causas do presenteísmo, entre elas estão: o funcionário pode estar passando por uma doença grave que pode atingir diretamente ou indiretamente sua produtividade; alta demanda, o que pode causar um pico elevado de estresse que afeta diretamente seu psicológico; e problemas pessoais com relacionamentos familiares, que podem afetar seu cotidiano e resultar em procrastinação.

Além do contexto pessoal, as expectativas referentes a realidade do ambiente de trabalho também podem aprofundar os sintomas.

“A insatisfação com o cargo, onde os desafios e responsabilidades não se adéquam ao que esperava no momento da contratação; e o clima organizacional, onde o funcionário se sente sozinho dentro da empresa ou acredita que seu setor não merece a atenção devida, colaboram” afirma Limões.

DICAS PARA EVITAR O CASO

Uma vez que o presenteísmo afeta diretamente o psicológico do colaborador, é importante que para a prevenção dos sintomas, as empresas estimulem seus funcionários com reconhecimento, planos de carreira e capacitação.

De acordo com Sérgio David, a companhia precisa estar atenta ao ritmo de trabalho imposto por sua cultura organizacional e entender o limite de cada um. “Não é saudável que o clima seja de estresse constante. Cabe cuidarem para não criar um clima de tensão e/ou competição dentro de suas equipes. As pessoas trabalham melhor quando o clima é acolhedor e de desenvolvimento”, orienta.

Já os afetados, precisam pensam em práticas além do expediente de trabalho, como exercícios físicos, consultas ao psicólogo, meditação e tentar descarregar as energias em momentos mais leves. ” Os profissionais precisam encontrar espaços de descanso (10 minutos de café, por exemplo) algumas vezes ao dia durante a jornada, para se afastarem do estresse e voltarem mais produtivos. Também podem eleger atividades prazerosas fora do trabalho para aliviar a tensão e vivenciar momentos de prazer”, conclui David.


Por que nos autossabotamos? Saiba como parar com esse comportamento

Ser perfeccionista é bom? Hora de derrubar esse mito

O entretenimento que traz lições de negócios e de saúde mental

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]