Pesquisar
Close this search box.
/
/
Entenda a importância do posicionamento das marcas no âmbito social

Entenda a importância do posicionamento das marcas no âmbito social

A nova geração, dos próximos consumidores em alta escala, é mais inclusiva e demanda das marcas o discurso de inclusão

A campanha de Dia dos Pais da Natura deu uma aula de posicionamento. Para apresentar o tema “Pai Presente”, a marca de cosméticos escolheu 14 nomes, entre eles o transexual Thammy Miranda. A ação gerou muitos comentários nas redes sociais, tanto contra quanto a favor. O ator, inclusive, sofreu vários ataques transfóbicos. Porém, nos dias seguintes à veiculação da campanha, as ações da Natura subiram – em 29 de julho, por exemplo, foi a maior alta da Ibovespa: 6,7%.

Bruno Peres, que foi líder global de inteligência de marketing na sede da ONU em Nova York, afirma que posicionamentos como o da Natura devem ser vistos como uma necessidade pelas empresas. “As marcas fazem parte da sociedade, há bastante tempo elas deixaram de ser apenas rótulos e passaram a ser entidades. A nova geração que cresceu nas mídias digitais, é um público mais inclusivo, que tem uma voz cada vez mais ampla. Esse público já demanda esse novo discurso, mas, o mais importante, espera que ações sejam realizadas.”

Para o especialista, as marcas que não se posicionarem de alguma forma, irão começar a sofrer boicotes. Um exemplo é o que está acontecendo nos EUA. Como consequência do Black Lives Matter e outras ações ativistas, algumas marcas estão deixando de anunciar no Facebook devido ao alto índice de discurso de ódio presente na mídia social. “O Facebook vai ter impacto de bilhões, quem sabe isso não gere uma mudança na plataforma”, diz Peres.

As consequências do posicionamento para a marca

posicionamento de marca
A campanha da Natura de Dia dos Pais com o transexual Thammy Miranda teve balanço muito positivo.

No caso da Natura, a alta das ações na bolsa pode ter sido uma consequência do aumento do brand equity (valor da marca). Bruno explica que isso tem a ver com a percepção dos investidores de um crescimento nas vendas a médio e longo prazo. “Ao conseguir comunicar bem algo tão atual, a marca mostra que está à frente do seu tempo e já conversa com a geração dos novos consumidores em alta escala. Também passa a mensagem de que está preparada para adversidades e para agir em qualquer momento.”

Além disso, ao ser inclusiva e pluricultural, a marca se comunica com todos os públicos, não apenas com as minorias. Na visão financeira da análise de marketing, isso traz menos impactos mercadológicos, de produção, atendimento, distribuição, etc. Em outras palavras, torna todo o processo mais saudável.

Sem contar que, quando o posicionamento é feito da forma correta, há uma amplificação dos esforços de comunicação. Com a mídia ganha, novos seguidores da marca aparecem. Isso aumenta as chances de fidelizar um cliente, o que, para a marca, é uma economia duas vezes maior do que conquistar um novo.

“Mesmo quando acontecem ataques de lados conservadores, que são cada vez menores, o balanço final do ativismo costuma ser positivo. Ao contrário das gerações mais antigas, digamos assim, que tendem a ter a fidelização atrelada a qualidade do produto, as novas gerações precisam que outras necessidades do fluxo sejam resolvidas, como as ações da marca”, explica Peres. “Não podemos mudar nossas campanhas porque talvez alguns clientes mais conservadores não as aceitem. O caminho é manter algo coeso para todo mundo”, acrescenta.

Posicionamento além das campanhas

Para que todas as consequências positivas do posicionamento de uma marca aconteçam, o discurso precisa ir além da publicidade. A marca deve ter a mesma postura em todos os seus processos, desde a construção da equipe (com diversidade e igualdade de gênero), até na forma da venda e do atendimento.

“A campanha da Natura teve o resultado positivo que vimos porque a inclusão faz parte da veia administrativa. A Natura tem produtos de inclusão, campanhas dentro do seu quadro. Não adianta uma marca querer surfar a onda sem antes se resolver internamente. Com a campanha, podem vir à tona problemas estruturais, como processos trabalhistas por assédio moral. Se o conteúdo viraliza de forma negativa, o problema é grande”, afirma o especialista.

Dessa forma, o mais importante em todo o processo de posicionamento de uma marca é a transparência. Uma campanha feita apenas para agradar pode soar como algo mentiroso, e não existe mais espaço para mentira.

Adotar novas políticas e investir em práticas concretas a médio e longo prazo é uma necessidade atual das marcas. A geração atual e as outras que estão por vir irão demandar cada vez mais posicionamento e ativismo.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]