Watch Party: o “cineminha” com amigos, só que de maneira virtual

Nova funcionalidade da Amazon Prime permite assistir a filmes em grupo e está bombando nos Estados Unidos, graças à pandemia de Covid-19

Se tem algo que está nos salvando neste período de isolamento social é, justamente, o consumo de filmes e séries, como apontam as altas taxas de crescimento dos aplicativos de streaming desde março, quando a contaminação pelo novo coronavírus começou a se espalhar para fora da China. Mas o ato em si de ir ao cinema – seja sozinho, acompanhado de amigos ou parceiros amorosos – esse segue em suspenso por diversas cidades do mundo, principalmente no Brasil e nos Estados Unidos, que concentram  maior número de casos de Covid-19 atualmente.

Em mais uma ação que promete ter impacto no mercado do entretenimento, a experiência de ver filmes em casa, sem socializar com os outros, pode estar com os dias acabados. Tudo graças à uma nova funcionalidade lançada pela Amazon Prime, o Watch Party. A ferramenta do streaming Prime Vídeo, porém, ainda está em fase de testes e disponível apenas para o mercado norte-americano.

Com ela, todo o catálogo de longas-metragens e séries da plataforma está disponível para se assistir em grupo, ainda que cada pessoa esteja em sua própria casa. Pode-se chegar a ter até 100 pessoas por grupo, o que já é, em muitos casos, o tamanho de uma sala de cinema.

Quem inicia a sessão, ou seja, o host, pode pausar ou finalizar a exibição e todas estas ações são sincronizadas entre todos os participantes do grupo. Assim que ela é criada, o host recebe um link para compartilhar com os amigos, desde que eles também sejam assinantes do streaming, é claro. E tem mais: um chat que suporta até troca de emoticons fica habilitado para conversas online durante o filme. Por enquanto, a função só roda em navegadores para desktop e o compartilhamento não vale para filmes alugados através da plataforma – apenas para aqueles já dentro do catálogo.

E NO BRASIL?

A Prime Vídeo, plataforma da Amazon, é a primeira a lançar oficialmente a ferramenta, mas desde 2018 esse recurso é utilizado pelo Facebook em vídeos do Facebook Watch e outros incorporados na plataforma. No Brasil, também é possível acionar a Netflix Party ou a Netflix Rave, extensões da Netflix instaladas exclusivamente no Google Chrome que têm proposta parecida. O primeiro ainda não tem versão para Android e o segundo, funciona apenas em aparelhos móveis, ou seja, ainda tem uso mais restritivo.

Fato é que ir ao cinema acompanhado de amigos pode se tornar mais uma experiência totalmente catapultada para o mundo virtual, para desespero dos donos de salas de exibição. Agora é esperar para ver se a funcionalidade se populariza e passa a ser viável em outros mercados fora dos Estados Unidos. E você, ficou com vontade de testar?

 

Inovações para combater a COVID-19, do Pão de Açúcar à Amazon

Amazon traz para o Brasil o Echo Studio, seu alto-falante mais potente

Testamos o novo Echo Dot com relógio, da Amazon






ASSINE NOSSA NEWSLETTER

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

CM 256: Os vencedores do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS