Pesquisar
Close this search box.
/
/
Entenda a importância do alongamento no home office

Entenda a importância do alongamento no home office

Passar horas sentado na frente do computador pode causar tensão muscular e dores, o alongamento evita isso e traz outros grandes benefícios

Da cama para a mesa de trabalho – que muitas vezes é também a de jantar -, da mesa para o sofá, do sofá para a cama de novo. Com o home office adotado em massa por causa da pandemia, essa tem sido a rotina de muitas pessoas nos últimos meses. A falta de movimentação e as inúmeras horas na frente do computador começam a ser sentidas pelo corpo. Para evitar a dor nas costas e outros problemas, o alongamento é essencial.

“Ficar muitas horas sentado pode deixar o músculo rígido, pressionado, e o sangue não consegue penetrar totalmente na fibra muscular para levar os nutrientes. Nesse sentido o alongamento permite que o sangue circule melhor no corpo, fazendo com que os músculos sejam mais hidratados, com oxigênio e nutrientes, evitando a contratura e eliminando toxinas. Isso também traz benefícios para o mental, a partir do momento que o sangue circula melhor, o cérebro também recebe mais oxigênio”, explica o fisioterapeuta Cadu Ramos.

O alongamento pode ser feito a qualquer hora do dia – antes, durante ou após o trabalho – e quantas vezes for necessário, principalmente quando alguma parte do corpo está doendo. Não há nenhuma contraindicação, basta fazer os movimentos corretos e com calma, sempre inspirando pelo nariz e expirando pela boca.

Benefícios do alongamento

alongamento
Entre os benefícios do alongamento estão diminuição do estresse e aumento da concentração. Foto: Pexels.
  • Diminui a tensão;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Auxilia na melhora a postura;
  • Alivia dores musculares;
  • Aumenta a concentração;
  • Combate o estresse;
  • Proporciona bem-estar físico e mental.

Como alongar?

O fisioterapeuta Cadu Ramos indica que cada membro seja alongado por 30 segundos. “É fácil, rápido e vai trazer muitos benefícios para o dia a dia”, alerta o especialista.

Para dores na cervical, o alongamento do pescoço é o mais indicado. “Com a coluna reta, incline a cabeça para a lateral, depois traga para a posição neutra, faça uma leve rotação para o lado e incline a cabeça para baixo”, indica Cadu. O movimento ajuda a aliviar a tensão de uma das musculaturas mais afetadas pelo estresse.

Braços, tronco e pernas também precisam ser alongados para um resultado mais satisfatório. Sentado na cadeira, estique um braço para o lado, na frente do corpo, e faça uma alavanca com o outro para segurá-lo. Depois coloque o braço atrás da cabeça, com o cotovelo apontando para cima e, com a outra mão, segure o cotovelo.

Ainda sentado, coloque as mãos atrás da cadeira e torça o tronco para alongar a lombar. Feito isso, fique em pé e incline o tronco para frente, tentando encostar no pé. Para finalizar, leve o calcanhar até o bumbum e segure o pé – o que vai alongar toda a parte do quadríceps.

Prepare-se para notar uma melhora na qualidade de vida.


+ Notícias 

Como está o humor dos colaboradores na pandemia?

A mentalidade da jornada contra o estresse da pandemia

Como acabar com a monotonia do trabalho home office?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]