Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como realizar avaliações de desempenho durante a pandemia

Como realizar avaliações de desempenho durante a pandemia

A empresa precisa levar em conta os novos fatores do dia a dia, trazidos pela pandemia, para realizar feedbacks

O feedback faz parte do dia a dia das empresas, ou pelo menos deveria fazer. De acordo com uma pesquisa recente da Prodoscore, software de rastreamento de produtividade, a maioria dos funcionários deseja receber uma avaliação de desempenho.

Porém, se garantir a qualidade do processo de medição do desempenho e ainda manter o engajamento dos funcionários já era difícil antes da pandemia, agora se tornou ainda mais complicado. A empresa precisa levar em conta os novos fatores do dia a dia, como jornadas prolongadas, estresse do home office, e isolamento social, que tem afetado psicologicamente as pessoas.

Dessa forma, a análise de desempenho deve ir além de listas de verificação e classificação. É o que aponta uma publicação da “Fast Company” – referência em business – que também compartilhou maneiras de melhorar o processo de forma contínua. Confira.

Expectativas claras

Agora é a hora de conversar mais com os funcionários, e deixar claro todas as expectativas de forma antecipada. Para Deborah Brouwer, sócia do escritório de advocacia Nemeth Law, identificar as novas expectativas junto ao colaborador é o primeiro passo para elaborar uma avaliação de desempenho adequada.

Criar um sistema de comunicação que permita uma verificação mais frequente e entenda como o funcionário tem se organizado para realizar as tarefas pode ser a saída. Mas também é preciso tomar cuidado para não ser algo exagerado que crie distrações durante o trabalho.

Entender o lado do funcionário

Uma empresa empática sempre sai à frente, agora mais do que nunca. Entender como o funcionário está lidando com o momento da pandemia é essencial. Traci Wilk, que já ocupou cargos de liderança no RH da Starbucks, indica fazer perguntas como “Que tipo de suporte você precisa?”, “Como está lidando com a situação?”, “Quais foram os ajustes realizados”, “Que novas responsabilidades está assumindo?” e “Tem sugestões para um trabalho mais eficaz?”.

avalicao de desempenho
Dar feedbacks específicos é uma forma de melhorar a avaliação de desempenho. Foto ilustrativa: Pexels.

As respostas obtidas podem ajudar os líderes a ter uma visão melhor dos fatos e tomar decisões mais acertadas, por exemplo flexibilizar o horário de trabalho de um colaborador ou alterar a área de atuação de outro. O importante é ter atenção para que as perguntas não entrem no âmbito pessoal e causem algum tipo de constrangimento.

Feedbacks específicos

Dar feedbacks específicos e com periodicidade é outro ponto importante. A performance de um funcionário pode melhorar quando ele sabe em quais pontos acertou e quais precisam de atenção – e por que. Dar os caminhos certos para alavancar os resultados ou até definir metas de como fazer isso ajuda no entendimento de qual caminho seguir.

Foco no resultado

Ter mais atenção ao resultado do que ao processo dá mais flexibilidade para que um funcionário mostre seu ponto forte. É o que afirma Mike Goldman, fundador de uma consultoria de performance. Para ele, valorizar os resultados e deixar claro o que acontece quando eles forem atingidos ou não é o mais importante. “Verifique se o funcionário está no caminho certo para entregar o que precisa, não faça microgerência do processo.”

Líderes também são humanos

Muitos líderes gostam de passar a imagem de “super-herói”. Mas, num momento de pandemia (e não só nele), mostrar que não está imune a tudo é um forma de construir harmonia e confiança com a equipe. Um gestor honesto com os seus próprios desafios pode trazer uma sensação de segurança para seus funcionários.


+ Notícias 

Entenda a importância do alongamento no home office

Como está o humor dos colaboradores na pandemia?

Empresas e líderes estão prontos para lidar com o home office?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]