Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como as empresas podem responder a crises acelerando o processo de inovação

Como as empresas podem responder a crises acelerando o processo de inovação

Diante de situações urgentes, é necessário pensar em estratégias inovadoras para alavancar os negócios

O ano de 2020 trouxe um baque inesperado para as empresas, que tentam se reinventar para vender seus serviços e para manter seus funcionários empregados. Diante da adversidade, grandes idéias surgem de executivos de todos os níveis. A maior dificuldade, porém, é transformar as invenções em realidade o mais rápido possível.

Segundo artigo de Chris Foster para a Stategy Business — revista referência em negócios e estratégias corporativas — a transformação veloz de ideias em realidade passa principalmente por três pilares:

Inovação como missão

De acordo com Foster, há uma grande diferença entre apoiar a inovação e torná-la um “imperativo institucional”. Para ele, os líderes empresariais devem ter em mente que inovar é uma missão, não apenas uma boa ideia, principalmente em um momento de crise.

“Uma emergência é um ótimo momento para fazer a mudança. Convide todos a contribuir imediatamente com ideias e fazer com que suas vozes sejam ouvidas. Foi o que aconteceu com o Loads of Hope”, conta o empresário, que criou, na época que o Furacão Katrina atingiu os Estados Unidos, o serviço que consiste em caminhões funcionando cheios de máquinas de lavar e secar roupas.

“As pessoas podiam deixar suas roupas sujas e nós as limparíamos e dobraríamos. Essas lavanderias móveis continuam a ser implantadas em áreas afetadas hoje e têm ajudado dezenas de milhares de famílias.”

Segundo Foster, o grupo que idealizou a inovação incluía pessoas em todos os níveis da empresa, desde um executivo de contas júnior até ele, o vice-presidente executivo.

“Todos estávamos lançando ideias, independentemente de nosso lugar na hierarquia institucional.”

Cronogramas irrealistas

Elaborar cronogramas “impossíveis” de cumprir, em um primeiro momento, não parece boa estratégia, mas, segundo Chris Foster, diante de uma emergência que demanda acelerar o ritmo de inovação, a estratégia pode ser crucial.

“Definir o que parecem ser prazos impossíveis — e compreender os desafios para cumpri-los —  pode liberar energia positiva e motivar as pessoas a pensar em novas ideias”, explica.

O empresário conta que no Loads of Hope, a equipe precisava, praticamente da noite para o dia, encontrar um parceiro que pudesse equipar os caminhões com lavadoras e secadoras, processo que normalmente levaria meses em qualquer organização. “A liderança da marca se comprometeu e deixou de lado todas as etapas habituais para que o projeto acontecesse em prazo record.”

Sobre o projeto SchoolMaskPack, que consiste em produzir máscaras infantis com códigos de cores, uma para cada dia da semana escolar, que podem ser lavadas e reutilizadas, Chris Foster diz que todo o cronograma de trabalho foi desenvolvido em 24 horas.

Foster cita, ainda, uma pesquisa publicada Harvard Business Review, em que estudiosos afirmam que, quando certas condições de dificuldade estão em vigor, as pessoas podem criar soluções engenhosas em prazos incrivelmente curtos.

Colaboração máxima

O terceiro ingrediente crucial, segundo ele, é colaboração do máximo de pessoas possível dando todo o suporte necessário para que as ideias se tornem viáveis.

Com o SchoolMaskPack, a nossa empresa de manufatura estava disposta a reformar todas as suas operações para começar a criar as máscaras. Então, contribuí com tempo e recursos – não apenas meu tempo, mas também o de minha equipe. Não tínhamos ideia se o projeto teria sucesso. Mas se fosse para ter uma chance, precisaríamos dar todo o apoio que pudéssemos. Vimos a urgência, corremos para a ação e aplicamos nossos recursos a ela.”, conta.

A lição que fica é a de que, por mais terrível que seja a pandemia, pode ser uma oportunidade para alavancar os negócios através de ideias disruptivas. “Fazer grandes ideias acontecerem neste momento certamente pode ser exaustivo, mas as recompensas são maiores”, completa Foster.

Você sabe quais são os erros mais comuns dos empreendedores?

COVID-19: Como está o humor dos colaboradores na pandemia?

Como realizar avaliações de desempenho durante a pandemia

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]