Pesquisar
Close this search box.
/
/
A importância do silêncio para a sua saúde mental

A importância do silêncio para a sua saúde mental

Em tempos de superconexão, horários de trabalho que se estendem e estímulos sonoros via smartphone até na hora de dormir, o silêncio ganha status de necessidade para manter nossa mente em dia

Você se lembra da última vez que ficou em um ambiente silencioso? Ou que você mesmo ficou sem emitir nenhum ruído, sem falar, apenas em estado de quietude? Com todos os estímulos que o uso da internet e da hiperconexão podem causar somados à mobilidade bem mais restrita imposta pela pandemia do novo coronavírus, estar em um ambiente sem barulho se tornou praticamente uma raridade. Nos acostumamos de tal forma ao excesso de exposição sonora que muitas vezes nem se percebe o quanto a mente precisa do silêncio para poder se recuperar.

Esse desgaste tem efeito direto em nosso desempenho, saúde mental e humor, como explica o psiquiatra Guilherme Spadini, Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo e um especialista no assunto. Ele, inclusive, ministra um curso sobre “Calma” na School of Life, instituição de aprendizado inglesa com sede em São Paulo. “O silêncio nos convida a ter ‘espaço mental’, ou melhor, nos revela que temos um espaço interno. No dia a dia não entramos em contato com esse espaço, pois ele está o tempo todo preenchido por algum ruído, barulho: música, trabalho, texto, filmes, discussões, reuniões, o que for”, diz ele.

Para saber mais sobre os benefícios de se encaixar momentos de silêncio na sua rotina – tanto para recuperar e proteger sua mente, como também para se conhecer melhor e, com isso enxergar melhor seus objetivos, conversamos com Guilherme Spadini e listamos 5 pontos de atenção para a sua relação com o silêncio. Acompanhe:

Silêncio x Hiperconexão

“Nós claramente desaprendemos a lidar com o silêncio. Isso é fácil de ver quando comparamos com a vida que levávamos há, digamos, trinta anos, antes da internet. Mas é mais óbvio ainda se pensarmos em como era a vida antes da eletricidade, por exemplo. Por milhares de anos, à noite era o momento de silenciar, acalmar e dormir. Hoje, vamos deitar com nossos celulares. Mesmo que estejamos apenas lendo, isso não é exatamente silêncio”, explica o especialista. Ele reforça que lidamos muito mal com os momentos de introspecção que o silêncio nos traz: “Preenchemos a mente com alguma coisa o tempo todo. A música de fundo, a televisão ligada enquanto se faz outra coisa, o fone de ouvido. Dá para sentir o quanto desaprendemos sobre o silêncio”, reforça o especialista.

Medo do silêncio

Estamos tão desconectados com essas pequenas ilhas silenciosas de tempo ao longo do dia, que tem gente que fica desconfortável quando não há barulho algum, você já reparou? O médico Guilherme Spadini conta o motivo disso acontecer: “Um filósofo chamado Pascal já escreveu que ‘todos os males da humanidade advém da nossa incapacidade de sentar sozinhos em um quarto’. Ou seja, isso significa que estar a sós com nossos pensamentos é uma experiência difícil, muitas vezes angustiante, porque é quando ameaçamos as defesas que construímos para nos defender de nós mesmos”, afirma o psiquiatra. Essa constatação tem tudo a ver com a maneira como cuidamos de nossa saúde mental, que na vida moderna quase nunca é prioridade. “Isso é tão mais difícil quanto mais rápido e agitado é o nosso dia a dia e quanto menos conhecemos os cantos mais escondidos de nossas mentes. Temos medo de descobrir emoções, impulsos, desejos e insatisfações que o barulho do cotidiano esconde de nós”, diz.

Reservar um tempo para desacelerar faz bem para a saúde mental. Foto: Pexels.

Benefícios do silêncio 

“O silêncio é um instrumento de autoconhecimento. É um passo fundamental para a introspecção. O silêncio nos dá tempo para pensar, para sentir”, explica Guilherme Spadini. Com a palavra “autoconhecimento” tão em moda, é estranho pensar que muita gente não se dedica a algo tão simples – que é manter-se em quieto e em um ambiente sem ruídos por algum tempo. “Ele nos obriga a ser continente das coisas que estão dentro de nós. E, assim, elas passam a ter algum espaço para sair e brincar”, fala o médico.

O silêncio na rotina 

Independentemente da profissão ou do estilo de vida, é possível, sim, inserir espaços de tempo silenciosos no dia a dia, como defende Spadini: “O primeiro passo é tomar uma decisão. Decidir que quer cuidar mais de si. Reservar um tempo para desacelerar. Meditação é um bom caminho, talvez o que mais diretamente proponha o exercício do silêncio. Mas há opções indiretas. Alguns esportes, como natação, também convidam ao silêncio. A prática de escrever algo diariamente exige que se dedique algum tempo ao silêncio, organizando as ideias”, explica. “A psicoterapia também é um excelente forma de dedicar um tempo à contemplação”, diz ele, já que não é raro pacientes ficarem em silêncio quando consultam sua consciência durante as consultas.

Silêncio e trabalho

Falando mais especificamente de trabalho, sabe-se que muita gente seguirá fazendo isso de casa por mais algum tempo ou já mudou a rotina para tornar o home office algo permanente (ainda que existam milhares de pessoas no Brasil sem a possibilidade de fazer isso). Mesmo nesse cenário, é possível ter em mente o quanto o silêncio é importante, como explica o psiquiatra: “Ajustar o ambiente de trabalho a essa nova realidade é importantíssimo. Eu vejo que as pessoas estão se virando bem para trabalhar de casa, mas é muito difícil que consigam ter um ambiente realmente adequado. Isso acaba cobrando um preço alto, pois gera muito mais estresse, cansaço, irritabilidade, podendo levar a transtornos de ansiedade e depressão”, explica ele. “Muita gente não consegue ter privacidade em casa. Alguns pacientes vão para o carro, na garagem, para fazer terapia. Isso me mostrou que podem haver dificuldades intransponíveis. mas, também, que talvez as pessoas não estejam dando a devida importância ao ambiente de trabalho em casa”, finaliza Guilherme Spadini.

 

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]