Saiba as maneiras mais seguras de criar seu login no Windows, MacOs e Chrome Os

Criar um login seguro é essencial para evitar invasões que podem acabar em roubo de informações e privacidade

Efetuar o login no seu computador pode parecer uma tarefa trivial; mas, o que nem todo mundo sabe, é que a forma como você faz afeta a facilidade que outra pessoa pode ter para invadir a sua máquina.

Seja Windows, MacOS ou Chrome OS, o caminho certo para efetuar o login depende de alguns cuidados você deve ter para cada situação. Confira formas de se proteger utilizando cada um dos sistemas operacionais:

Windows

O sistema operacional da Microsoft é o mais utilizado em todo o mundo. Nele, você pode encontrar as opções de login abrindo a opção Configurações, através do menu iniciar e, em seguida, escolhendo o ícone Contas e opções de login. 

Em seguida, você deve escolher uma senha que seja longa e impossível de adivinhar. Indispensável, também, é ativar a autentificação em duas etapas, o que pode ser feito clicando em Segurança e em Mais opções de segurança.

Uma das opções alternativas de login que você verá é o PIN. A Microsoft irá encorajá-lo a usar isso em vez de sua senha, porque é mantido oculto em seu dispositivo e se aplica apenas a um dispositivo específico. Assim como acontece com a senha da Microsoft, o PIN deve ser longo e complexo. Nada de escolher a data do seu aniversário.

Para uma proteção ainda mais cuidadosa, existe a opção Windows Hello Face ou Windows Hello Fingerprint, que funcionam por reconhecimento facial e impressão digital, respectivamente. Esses tipos de identificação são muito difíceis de quebrar, mas não estão disponíveis em computadores antigos.

A opção Chave de segurança é outro método de login muito seguro. Além de sua senha, você precisará de uma chave de segurança especial para obter acesso ao seu computador – então, mesmo que alguém adivinhe ou decifre sua senha, não será possível acessar.

Por último, há a opção Senha de imagem, que basicamente usa um padrão que você desenha sobre uma imagem de sua escolha como método de autenticação. É mais prática, porém também mais fácil de adivinhar, então é necessário ter cuidado.

Mac OS

Se você estiver usando um Mac, abra o menu Apple e escolha Preferências do Sistema e Usuários e Grupos para ver as contas configuradas em seu sistema e alterar sua senha, se necessário. Essa é a maneira padrão de fazer login no macOS, usando uma senha separada da senha vinculada ao seu ID Apple, mesmo se seu ID Apple também estiver associado ao computador Mac.

Você também deve clicar em Opções de login e certificar-se de que o login automático esteja desabilitado, para que seja necessário introduzir sua senha sempre que o computador for inicializado. Apesar de mais trabalhoso, é a forma mais segura de impedir que alguém reinicie seu computador e acesse suas informações sem necessitar adivinhar o seu login.

De volta ao painel Preferências do Sistema , clique em Apple ID e em Senha e Segurança para alterar a senha de sua conta real da Apple e ativar a autenticação de dois fatores – como já dito, imprescindível para a segurança.

Se estiver utilizando um MacBook tom Touch Bar e Touch ID, toque no ícone Touch ID e, em seguida, no painel Preferências do Sistema. Depois, selecione a opção de usar sua impressão digital. A mesma impressão digital também pode ser usada para autenticar pagamentos do Apple Pay.

A outra opção que você tem para fazer login no macOS é usar um Apple Watch como dispositivo de autenticação. Seu Mac é inteligente o suficiente para saber se você está realmente usando o smartwatch e se está a uma distância muito curta, portanto, é uma maneira muito segura de proteger o acesso ao seu computador (além de ser mais conveniente para você).

Chrome OS

Quando você configura um Chromebook pela primeira vez, sua conta de usuário é protegida pela senha associada à sua conta do Google. Depois de entrar, é possível verificar suas opções de login clicando no ícone do horário, no Wi-Fi ou no indicador de bateria (canto inferior direito), no ícone de engrenagem e em Pessoas . Abaixo do seu nome deve haver uma opção de segurança e login.

Após inserir a senha, você deve ativar a opção que faz com que o Chrome OS solicite outra senha sempre que o Chromebook for ativado. Você também encontrará uma opção para configurar um PIN para acessar seu Chromebook, bem como sua senha.






ASSINE NOSSA NEWSLETTER

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

CM 256: Os vencedores do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS