Pesquisar
Close this search box.
/
/
De simpática a telepática: Como está a sua empresa na escala do encantamento?

De simpática a telepática: Como está a sua empresa na escala do encantamento?

A postura adotada pela empresa - simpática, antipática, apática, empática ou telepática - influencia o encantamento do consumidor; entenda

Mesmo com tantas referências práticas e estudos científicos que comprovam o poder das condutas, dos gestos e das palavras para encantar e fazer bons negócios que tragam conforto, felicidade e bem-estar às pessoas, ainda há quem insista em ter posturas desencantadoras. Acreditando que serão mais poderosos, fortes, respeitados e influentes, muitos assumem o desrespeito, a deselegância, a arrogância, a prepotência, a discriminação, o preconceito, o descaso.

As pessoas gostam disso? E, antes de saber sobre isso, como é que se percebem as relações com empresas, com marcas, com líderes?

Um bom começo é entendendo o sentido de Páthos, que em grego é a palavra que significa tudo aquilo que afeta o corpo ou a alma; são as emoções, as condições e as sensações que se experimenta. Confira como os prefixos mudam completamente o sentido deste poderoso verbete e identifique a postura — simpática, antipática, apática, empática ou telepática — que mais combina com as empresas com as quais você se relaciona (trabalhando, consumindo, recomendando).

Empresas simpáticas

Integrando-se o prefixo “syn” (com), forma-se a sympatheia, a conhecida simpatia, que significa uma relação de afinidade por proximidade de pensamentos e sentimentos; uma atração por alguma coisa, ideia, causa, pessoa. Também significa a disposição de gentileza para atender às solicitações de alguém de forma agradável e amistosa.

Empresas simpáticas procuram encantar pela aproximação, especialmente em iniciativas de relacionamento gentis e receptivas, dispostas a ouvir o que as pessoas desejam.

Empresas antipáticas

O oposto da sympatheia é antipatheia, em português: antipatia, formada com o prefixo “anti” (contra). O que impera é a falta de afinidade; a incompatibilidade. Isso geram um sentimento instintivo que afasta, em forma de repulsão e aversão, proporcionando relações e experiências desagradáveis que se procura evitar.

Empresas antipáticas costumam ser arrogantes; criam uma imagem de superioridade, se posicionam acima do bem e do mal e, muitas vezes, são hostis com as pessoas.

Empresas apáticas

Ignorando as emoções e acrescentando um “a” (negação), temos apáthos, a apatia. Este é um estado de impassibilidade e insensibilidade, de desinteresse geral. Aqui falta ânimo, desejo e energia, falta atividade. Sim, há indiferença e desprezo nas relações, com reações neutras ou mesmo ausência de reações frente a qualquer estímulo.

Nenhuma empresa encanta ninguém com condutas apáticas, que são resultantes de posturas e pensamentos apáticos também. Aqui, a empresa não está nada preocupada com as pessoas.

Às vezes, tão desagradáveis quanto as empresas apáticas são as simpáticas-mecânicas, que se relacionam repetindo um script (roteiro) de efeito robotizado, nos moldes do que as empresas de atendimento virtual utilizam para atender em escala em sistemas automatizados. Ninguém gosta. É muito impessoal. Assim como ninguém gosta das falsas-simpáticas, que querem adular as pessoas, se fazem de boazinhas e próximas mas só estão agindo por interesse, esperando alguém cair na armadilha de elogios e gentilezas para vender qualquer coisa a qualquer preço.

Empresas empáticas

Palavra bastante em voga, a empatia surge com o acréscimo do prefixo “en” (integrado): empatheia. Estágio mais avançado da simpatia, promove a capacidade de se imaginar no lugar de outra pessoa, participando ativa e afetivamente daquilo que o outro sente. Pressupõe identificação e compreensão de sentimentos, desejos e ideias pelo envolvimento emocional que propõe, despertando a confiança mesmo por meio de padrões não verbais de comunicação.

Empresas empáticas surpreendem pois estão atentas para ver e ouvir, e abertas para responder, mudar, melhorar, aprimorar, transformar; por isso encantam as pessoas.

Empresas telepáticas

Olhando para o futuro e acrescentando o prefixo “tele” (a distância), temos telepatheia: isso mesmo: telepatia. Mais que uma transmissão direta de mensagens, pensamentos, emoções e estados subjetivos sem o uso dos canais sensoriais naturais, acontece uma antevisão ou uma previsão de eventos distantes e futuros, usando o melhor da tecnologia e o melhor das habilidades perceptivas humanas.

Empresas telepáticas ultrapassam as expectativas: nem bem as pessoas formularam um desejo ou necessidade, já há soluções endereçadas para não apenas resolver pontualmente, mas para gerar um relacionamento humano sem precedentes.

Proximidade, credibilidade, atenção, dedicação

Em resumo, a apatia nem sabe que tem uma porta para abrir; a antipatia fecha a porta na cara das pessoas; a simpatia abre portas, a empatia mantém as portas abertas e a telepatia percebe que as relações serão bem melhores em um mundo sem portas.

Em tempos de pensamento generoso e visão de equilíbrio nas relações humanas, com tantas soluções holísticas para as pessoas se entenderem melhor consigo mesmas e com o mundo, não existe nada mais ultrapassado que algumas condutas tóxicas que são altamente nocivas para a criação de um ambiente saudável para a geração de bons vínculos e, ora pois, de bons negócios.

Há muitas personalidades, celebridades, empresas, líderes, consultores, coachs… que vendem, “da boca para fora”, “soluções para um mundo melhor”, mas que possuem condutas totalmente desprezíveis — o que fazem não vale o que falam. E, quanto mais promovem essas atitudes, muitas vezes multiplicadas pela mídia e pelas redes sociais, mais desencanto geram, fazendo com que as pessoas fiquem desanimadas, desalentadas, desiludidas e até desesperadas.

Olhar para isso tudo e perceber que quem pode fazer alguma diferença somos nós mesmos foi o meu estímulo para estudar onde a mágica acontece e ‘cria’ soluções positivas e produtivas nas nossas interações pessoais, com amigos, família e no mundo dos negócios.

Para fugir do “acho que”, tenho estudado muito sobre o assunto: escrevi dois livros sobre Gestão de Encantamento, ministro cursos, palestras, treinamentos sobre o tema e criei uma Metodologia, a Matriz da Excelência Gestão de Encantamento, para nortear as empresas na identificação, organização e implementação de sua “identidade encantadora”, que faça parte da sua personalidade e que seja consistente para que sistemas antipáticos e apáticos possam ser evitados, e os simpáticos, empáticos e telepáticos possam ser estabelecidos. Faltava uma pesquisa em larga escala para testar hipóteses e trazer mais que respostas, fatos e constatações.

Ela foi realizada e se chama “Empresas Encantadoras: quem são e por quais motivos encantam”. Vale acessar, conhecer e se surpreender.


+ Notícias 

Exclusivo: saiba quais são as empresas mais encantadoras na visão do consumidor

Descubra o segredo das marcas que encantam

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]