Pesquisar
Close this search box.
/
/
Humanização e tecnologia: lado a lado ou em lados opostos?

Humanização e tecnologia: lado a lado ou em lados opostos?

Painel do CONAREC 2020 debateu o futuro da humanidade diante da ascensão dos robôs e das inteligências artificiais. Leia mais

Quanto mais avança a automação, mais se amplia o debate sobre o futuro da humanidade diante da ascensão dos robôs e das inteligências artificiais. 

Toda uma série de distopias e obras de ficção disseminou uma visão de submissão dos homens à tecnologia, como se ocupassem lados opostos. Mas sempre existe a possibilidade de tornar de desenvolver novos padrões de excelência a partir da combinação de habilidades humanas com tecnologias, para criar soluções e ideias que melhorem nosso trabalho, nossas empresas e nossa vida.

Para debater todos esses temas foram convidados para o CONAREC 2020 palestrantes especializados na temática. 

A mediadora Andrea Bisker, CEO e fundadora da Spark:off, abriu o assunto levantando que, graças à inteligência artificial, há inúmeras possibilidades para as marcas se envolverem de forma mais humana com seus consumidores.

“Com a pandemia, da noite para o dia, as empresas se adaptaram para o ‘anywhere office’ e as áreas de negócios foram totalmente modificadas para atender seus consumidores de forma digital. Tudo isso graças à tecnologia”, comenta a CEO.

“Assim, vamos promover um debate sobre a tecnologia trazendo mais humanização para o atendimento aos clientes”, diz, chamando os convidados para começar a discussão.

A IA para empoderar o cliente

O primeiro convidado foi Fabricio Bindi, diretor customer insights e IA da Vivo, que falou sobre a mudança de estratégia de chatbot que a empresa passou dos últimos dois anos, com a evolução da identidade do bot Vivi para a Aura, atual assistente virtual da empresa. “Se a tecnologia nos deixa mais próximo ou distante da humanização, isso vai depender muito do direcionamento estratégico das empresas”, comenta. 

A Vivi, antigo bot da Vivo, tinha um perfil mais técnico e focado em eficiência, o executivo conta.

“Depois trouxemos a Aura, que tem outra proposta. Ela veio pra empoderar o cliente e dar autonomia para que ele consiga interagir melhor com a marca, de forma mais rápida e com suas necessidades antecipadas.” 

Essa proposta, segundo Bindi, está funcionando muito bem. “Acreditamos que a digitalização nos deixa mais próximos dos usuários. Já temos mais de 5 milhões de interações por mês em nossos canais, e mais de 100 trabalhadores focados em desenvolver essa experiência, desde linguistas a atendentes e profissionais de TI e CX”, diz, exemplificando que a área de chatbots envolve muito mais do que profissionais de dados e TI, mas que as ciências humanas também precisam estar presentes.

Insights em ação

Guilherme Kolberg, sócio e head de customer experience da XP Inc., entra no assunto compartilhando que, quando a XP Inc. começou a analisar tecnicamente as opiniões dos clientes, muitos insights bacanas começam a surgir. “A medida que isso aconteceu, começamos a entender que fazia sentido criar uma área de customer experience na XP Inc., para transformar todos os insights em ação”, conta.

Ele compartilha que o grande desafio da empresa, hoje, é entender como ganhar escala nos serviços ao mesmo tempo em que se mantém a humanização nos atendimentos. Desde que iniciaram o processo de leitura de interações, entendeu-se que é melhor para os clientes que resolvam situações de atrito através de atendimento digitalizado.

“Para tudo o que é uma dor na jornada do cliente deve-se criar soluções sem fricção, sobretudo canais de autoatendimento”, coloca.

Assistência híbrida

O Original foi o primeiro banco a fornecer contas 100% digitais no Brasil, e já nasceu 100% imerso à digitalização. Segundo Raul Moreira, diretor-executivo do Banco Original, o grande propósito da empresa é a inclusão digital e financeira do brasileiro. A mediadora Andrea Bisker questiona, aqui se há espaço para a humanização em um contexto “imaterial”, como o caso de um banco sem agências.

Moreira responde que não há conflitos neste caso, pois o Original usa de uma estratégia híbrida para equilibrar os atendimentos aos consumidores.

“A inteligência artificial é responsável por 90% de nosso atendimento, mas em outras camadas o atendimento humano também existe, inclusive através de agentes presenciais em diversas cidades do país”, explica.

Assim, o executivo acredita ser possível, sim, adotar a IA de forma profunda e ao mesmo tempo oferecer atendimento humanizado, através da assistência híbrida.

União da tecnologia com os humanos

Bruno Alves, vice-presidente de marketing e inovação da Plusoft fechou a primeira parte do quadro acrescentando que a IA traz uma série de benefícios para o atendimento, como aumento da velocidade, a predição e a possibilidade de trabalhar problemas complexos.

“Na Plusoft existem duas áreas principais de conhecimento: o software, no sentido mecânico, que tem que ser bem calibrado para oferecer uma experiência positiva; e o lado da curadoria, da parte humana, que é a multipluralidade das pessoas que estão construindo jornada do consumidor.”

Assim, ele explica que há um bastidor profundo na criação e aplicação dos bots, que envolve a união da tecnologia com os humanos. “Há caminhos possíveis e há pontes de aprendizados em ambos os lados, respeitando a LGPD, e sempre existindo a transferência para o humano” 

O fator da personalização

Os convidados compartilharam exemplos de como a tecnologia ajudou as empresas na personalização dos atendimentos.

A XP Inc. citou a ocasião em que a empresa foi criticada pelo Itaú por conta de seus emblemáticos coletes. Através da inteligência de dados, buscaram entender o que os clientes queriam, e viram que existia, de fato, o desejo por parte dos clientes em adquirirem as roupas da da marca. Assim surgiu a campanha de doação de coletes para os primeiros 5 mil clientes que fizessem TED proveniente do Itaú para uma conta XP. “Esse entendimento foi captado por dados que comprovam o interesse do público. A partir daí escalamos todos os times da empresa em prol de uma campanha maior, que foi um sucesso”, explica Guilherme Kolberg.

E em relação à Vivo, os clientes preferem atendimento via bot ou humano? 

Fabricio Bindi responde que a Aura já mostra que houve uma mudança de como os clientes se comportam em canais de atendimento de 2 anos para cá. “Hoje os clientes buscam muito mais o atendimento pelo app e pelo WhatsApp do que por telefone”, compartilha, explicando que o nome “Aura” veio para representar a personalização no atendimento, já que cada indivíduo teria uma “aura” própria. “Há cada vez menos os clientes que ignoram a URA e há um grupo cada vez maior que interage de forma humana com os robôs, dando bom dia e agradecendo”, conta. “Isso é interessante, porque conseguimos ver que os consumidores interagem cada vez melhor com a tecnologia”, conta.

Curadoria humana

Com tanta diversidade existente em um país tão grande como o Brasil, como é possível que os bots entendam e interajam igualmente às inúmeras variações linguísticas?

Bruno Alves, da Plusoft, explica que isso só é possível graças à enorme quantidade de dados disponíveis para análise, afinal, quanto mais informação, mais assertividade. Contudo, ele ressalta que há uma curadoria humana por trás desses dados, ou seja, nem tudo é só algoritmo. “Entender os diferentes perfis e os sotaques é um desafio, mas quanto mais dados tiver, melhor será a análise. E o time de curadoria analisa isso no dia a dia, criando e melhorando a experiência do chatbot”, ressalta. 

Além da curadoria, Raul Moreira acrescenta que, para o Banco Digital, a transparência, a multicanalidade e a operação end to end também são essenciais para uma melhor operação dos dados. No caso do banco, que tem como missão apoiar a inclusão financeira, a programação do chat é capaz de identificar se o cliente é pessoa física ou jurídica e desburocratizar uma série de situações, inclusive no momento da criação de novas contas, em que não há a necessidade de apresentar nenhum documento de modo formal

“A inclusão financeira e digital caminham juntas. A biometria, por exemplo, é muito usada por pessoas de baixa renda”, afirma, explicando que os consumidores estão mais propenso a usar a tecnologia e aplicativos para resolver suas questões. “Esse contexto está criando uma oportunidade ímpar para fazermos uma revolução”.

O futuro é agora

Quando olhamos os estudos, estamos passando por uma fase de aumento da utilização e evolução da inteligência artificial. 

Segundo Bruno Alves, daqui 20 ou 30 anos veremos a IA programando a próxima IA. “Esses sistemas vão conseguir se auto-gerir e auto-programar”. Ele acredita, contudo, que enquanto as empresas manterem os humanos no centro das discussões, tudo estará no caminho certo. “Confio na colaboração entre homens e máquinas para que tenhamos mais tempo para aproveitar a vida”, sugere.

Por fim, Fabricio Bindi chama a atenção para que aquilo que chamamos de “futuro”  não é tão “futuro” assim.

“Ele está acontecendo agora. Imagine esse ano de pandemia sem tecnologia, sem internet, sem as pessoas terem celular…? Teria sido impossível. A tecnologia abre possibilidades para encararmos um ano difícil como esse. E quando a usamos de modo mais pessoal, temos resultados excelentes.”


+ CONAREC 2020

Como a IA e a IoT podem melhorar a experiência do consumidor?
Lar, doce lar: Home office é sinônimo de empresa digital?
Como as empresas podem desenvolver a aptidão para a adaptação?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]