Como o mindfulness pode auxiliar nos processos de adaptação

Técnica de meditação traz benefícios como redução do estresse e clareza mental

O mundo está cada vez mais digital. Com isso, a quantidade de informações disponíveis só aumenta. Além disso, em um momento de pandemia, a mudança de costumes é constante. Nesse contexto, muito se fala em saúde mental – e entender como o nosso cérebro tem trabalhado para lidar com toda essa transformação pode auxiliar no enfrentamento das situações diárias. Por isso, técnicas que estimulam a saúde do corpo e da mente têm sido fundamentais no processo de adaptação dos indivíduos.

O painel Mindfulness: Como ele pode tornar seres humanos mais potentes e saudáveis?”, do maior congresso de inteligência relacional e de comportamento do consumidor do mundo, o CONAREC, buscou entender como a técnica do mindfulness tem contribuído para o refinamento das conexões estabelecidas na vida pessoal e profissional e também como esse tema se relaciona com as novas tendências dos consumidores e das empresas.

Foi convidada para participar desse fórum Moira Malzoni, co-fundadora do Aplicativo Momento e do Moved By Mindfulness, primeiro estúdio de meditação do Brasil.

Por dentro do mindfulness

No início do painel, Malzoni cita três elementos fundamentais do mindfulness: presença, consciência e atenção. “O Mindfulness é mais do apenas uma técnica de meditação, é uma atitude ou estado da mente que pode ser estimulado com a prática de meditação ou com exercícios de atenção da mente”, explica.

De acordo com a especialista, o cérebro produz estímulos e atividades que muitas vezes são executados de maneira não intencional e descontrolada, diante disso, a técnica, na prática, também se fundamenta em corrigir essas ações. “A boa notícia é que o mindfulness veio para nos ajudar a moldar nossa mente cinzenta de modo positivo. E faz muito bem  para a nossa saúde”, afirma.

Ela ainda cita uma série de benefícios gerados pela prática da técnica fundamentada na meditação: redução de ansiedade e estresse; escolhas mais conscientes; melhora do sistema imunológico; maior clareza mental; estabilidade emocional; aumento da criatividade e mais foco.

Lidando com as mudanças

Com a chegada da pandemia muita coisa mudou. Novos hábitos tiveram de ser incluídos na realidade do “novo normal” e lidar com a transformação tem sido um desafio para vários segmentos da sociedade. No setor executivo, a estratégia de meditação tem auxiliado na tomada de decisões conscientes, além de contribuir para um melhor entendimento da jornada.

Malzoni faz um panorama mundial da prática do mindfulness nas áreas da ciência, educação e das empresas e conta como funciona essa técnica de meditação na prática. “A prática se resume em focar a atenção em um objetivo, por exemplo, na nossa respiração, perceber a chegada de um pensamento, trazer sua mente de volta à meta e manter seu foco nela”, explica. “Não há certo nem errado, apenas observe o seu processo tentando focar na respiração”, completa.

O Moved By Mindfulness é o primeiro estúdio de meditação implantado no Brasil. Recentemente, acompanhando a digitalização do mundo, foi lançado o Aplicativo Momento. A intenção é chegar a mais pessoas e “expandir a potência do ser”.






ASSINE NOSSA NEWSLETTER

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

CM 256: Os vencedores do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS