Pesquisa mostra aumento do interesse por preservação do meio ambiente

Em pesquisa realizada com 5 mil pessoas, 91% disseram se preocupar com futuro do planeta

Pesquisa mostra preocupação com meio ambiente mesmo em meio à pandemia

Mesmo em meio à pandemia de Covid-19, os temas relacionados ao meio ambiente, como clima e sustentabilidade, seguem no topo da lista de prioridades das pessoas em todo o mundo. É o que mostra um estudo realizado pela Getty Images — empresa de comunicação e metodologia visual —  para a plataforma de insights criativos Visual GPS.

Mais de 5 mil entrevistados distribuídos em 26 países foram questionados acerca de temas ligados ao meio ambiente:

  • 91% dos entrevistados hoje disseram acreditar que a forma como tratamos nosso planeta agora terá um grande impacto no futuro, em comparação com 92% dos entrevistados em julho de 2019
  • 69% dos entrevistados hoje disseram que fazem tudo o que podem para reduzir sua pegada de carbono, um aumento em relação aos 63% dos entrevistados em julho de 2019
  • 85% dos entrevistados hoje estão preocupados com a poluição do ar, em comparação com 84% dos entrevistados em julho de 2019
  • 81% espera que as empresas sejam ambientalmente conscientes

 

“É surpreendente e encorajador que, apesar da enorme mudança no estilo de vida das pessoas e no comportamento do consumidor trazida pela Covid-19, o meio ambiente e a sustentabilidade continuam tão importantes para as pessoas como sempre foram”, disse a Dra. Rebecca Swift, diretora global de insights criativos da Getty Images.

Comparando a busca por imagens na Getty Images por brasileiros entre 2019 e 2020, o interesse pela sustentabilidade mostrou um aumento perceptível: imagens com o termo “sustentabilidade” tiveram um aumento de 62% no período, enquanto a busca pelos termos energia solar e poluição tiveram aumento 233% e 182% respectivamente.

Quando a mesma análise foi realizada no iStock by Getty Images, as palavras que tiveram aumentos mais notáveis foram painel solar (+69%), horta em casa (+294%) e jardinagem (+31%).

“Os dados do Visual GPS também nos dizem pela primeira vez que as pessoas querem ver a sustentabilidade normalizada em publicidade e outras comunicações visuais, é um claro apelo à ação”, continua Swift.

Como preservar o planeta

Os entrevistados também foram questionados pela Visual GPS sobre qual é a melhor forma de causar um impacto positivo no planeta. Segundo 70% dos participantes, reciclar é a prática mais importante. Em seguida estão interromper o uso de plásticos descartáveis (60%), usar produtos ecológicos (58%) e usar fontes de energia renováveis para energia doméstica (58%).

“O que é interessante sobre essas descobertas é que a reciclagem, os parques eólicos e os plásticos descartáveis são todos sinais visuais populares que já há algum tempo são usados para ilustrar a sustentabilidade”, completou a diretora global de insights criativos da Getty Images.


+ NOTÍCIAS

5 hábitos do livro “O Essencialista” para colocar em prática

Por que os canais de mensagem conquistaram a preferência dos consumidores

Conheça as empresas vencedoras do Prêmio CONAREC 2020


 






ACESSE A EDIÇÃO DESTE MÊS:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

CM 256: Os vencedores do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS