Mesmo em meio à pandemia de Covid-19, os temas relacionados ao meio ambiente, como clima e sustentabilidade, seguem no topo da lista de prioridades das pessoas em todo o mundo. É o que mostra um estudo realizado pela Getty Images — empresa de comunicação e metodologia visual — para a plataforma de insights criativos Visual GPS.
Mais de 5 mil entrevistados distribuídos em 26 países foram questionados acerca de temas ligados ao meio ambiente:
- 91% dos entrevistados hoje disseram acreditar que a forma como tratamos nosso planeta agora terá um grande impacto no futuro, em comparação com 92% dos entrevistados em julho de 2019
- 69% dos entrevistados hoje disseram que fazem tudo o que podem para reduzir sua pegada de carbono, um aumento em relação aos 63% dos entrevistados em julho de 2019
- 85% dos entrevistados hoje estão preocupados com a poluição do ar, em comparação com 84% dos entrevistados em julho de 2019
- 81% espera que as empresas sejam ambientalmente conscientes
“É surpreendente e encorajador que, apesar da enorme mudança no estilo de vida das pessoas e no comportamento do consumidor trazida pela Covid-19, o meio ambiente e a sustentabilidade continuam tão importantes para as pessoas como sempre foram”, disse a Dra. Rebecca Swift, diretora global de insights criativos da Getty Images.
Comparando a busca por imagens na Getty Images por brasileiros entre 2019 e 2020, o interesse pela sustentabilidade mostrou um aumento perceptível: imagens com o termo “sustentabilidade” tiveram um aumento de 62% no período, enquanto a busca pelos termos energia solar e poluição tiveram aumento 233% e 182% respectivamente.
Quando a mesma análise foi realizada no iStock by Getty Images, as palavras que tiveram aumentos mais notáveis foram painel solar (+69%), horta em casa (+294%) e jardinagem (+31%).
“Os dados do Visual GPS também nos dizem pela primeira vez que as pessoas querem ver a sustentabilidade normalizada em publicidade e outras comunicações visuais, é um claro apelo à ação”, continua Swift.
Como preservar o planeta
Os entrevistados também foram questionados pela Visual GPS sobre qual é a melhor forma de causar um impacto positivo no planeta. Segundo 70% dos participantes, reciclar é a prática mais importante. Em seguida estão interromper o uso de plásticos descartáveis (60%), usar produtos ecológicos (58%) e usar fontes de energia renováveis para energia doméstica (58%).
“O que é interessante sobre essas descobertas é que a reciclagem, os parques eólicos e os plásticos descartáveis são todos sinais visuais populares que já há algum tempo são usados para ilustrar a sustentabilidade”, completou a diretora global de insights criativos da Getty Images.
+ NOTÍCIAS
5 hábitos do livro “O Essencialista” para colocar em prática
Por que os canais de mensagem conquistaram a preferência dos consumidores
Conheça as empresas vencedoras do Prêmio CONAREC 2020