PIX: Nubank lidera ranking de chaves registradas

Sistema de pagamento instantâneo do Banco Central começa a funcionar oficialmente em 16 de novembro

O Banco Central do Brasil divulgou o ranking parcial de usuários cadastrados por instituição para o programa de pagamento instantâneo (PIX). O Nubank lidera, com mais de 8 milhões de chaves cadastradas, representando 24% de todos os registros. Em seguida estão as instituições Mercado Pago e Pagseguro, com 4,7 e 4,3 milhões, respectivamente.

O cadastramento foi iniciado no último dia 5. Os usuários podem registrar até três chaves (CPF para PF, CNPJ para PJ, número de telefone celular ou endereço de e-mail) em uma ou mais instituições de sua escolha.

PIX: Ranking de chaves cadastradas

Fonte: XP Investimentos

No momento, o PIX é o tópico mais monitorado no setor bancário, uma vez que os participantes do mercado o veem como uma proxy de onde os clientes estabelecerão sua conta principal, e farão transações, já que a funcionalidade tem como principais características a instantaneidade no recebimento do dinheiro (menos de dez segundos) e a disponibilidade – 24 horas por dia, nos sete dias da semana.

A partir de 3 de novembro, começará uma fase de testes do PIX, em que o serviço será disponibilizado para alguns clientes selecionados. Já a fase beta, será lançada dia 16 de novembro.

Grandes bancos detém apenas 1/3  dos registros

Os cinco maiores bancos tradicionais — Bradesco, Caixa, Banco do Brasil, Itaú e Santander — respondem por cerca de um terço (34,8%). O resultado parcial comprova o que disse o presidente do BC, Roberto Campos Neto, no início deste mês, que as grandes instituições financeiras “vão ter um pedaço menor de uma torta muito maior” no sistema bancário, graças à bancarização e ao avanço das fintechs.

De acordo com a XP Investimentos, é provável a liderança liderança do Nubank seja explicada pela capacidade de  processar um grande número de dados sem desligamentos e com uma quantidade maior de usuários ativos diários do que os incumbentes.

Além disso, por meio de uma verificação rápida de canal, os mais bem colocados desenvolveram uma interface mais amigável para os usuários registrarem suas chaves. O Nubank exigia apenas 2 cliques para o registro de todas as chaves, e com as chaves já preenchidas pelo aplicativo.

Por outro lado, o Itaú exigiu várias etapas (páginas e cliques) e o preenchimento das chaves de cadastro dos usuários; já o Inter requer 4 páginas e cliques; e o PicPay exige que os usuários registrassem cada chave individualmente.


+ NOTÍCIAS

O ser humano aprenderá a viver com menos?

Mantendo a qualidade no atendimento com o home office planejado

A microformação e a Era da democratização do conhecimento


 






ASSINE NOSSA NEWSLETTER

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

CM 256: Os vencedores do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS