Pesquisar
Close this search box.
/
/
5 tendências de consumo para o fim do ano

5 tendências de consumo para o fim do ano

Pesquisa da Criteo revela o que podemos esperar da Black Friday ao Natal, em um ano marcado pela pandemia do novo coronavírus

Este foi um ano atípico. Em 2020 precisamos nos isolar, ressignificamos a nossa relação com a casa e com o trabalho e colocamos nossa resiliência à prova, encarando os novos desafios impostos pelo isolamento social. Agora, com as festas de fim de ano se aproximando, surge uma nova questão: quais tradições serão mantidas nessa nova realidade?

Uma pesquisa da Criteo ouviu mais de mil consumidores brasileiros para saber como eles planejam celebrar, comprar e presentear durante as festas de fim de ano de 2020, e revelou cinco tendências de consumo para esse período. Veja quais são elas:

E-commerce

As compras online foram fortemente impulsionadas pelo isolamento social. De acordo com a Criteo, as vendas no varejo online no Brasil foram 70% maiores durante a semana de 29 de junho a 5 de julho, em comparação com a semana de 3 a 9 de fevereiro, quando a pandemia estava em seus estágios iniciais.

E tudo indica que o e-commerce vai fazer cada vez mais parte do dia a dia dos brasileiros: segundo a pesquisa, 82% planejam continuar comprando presentes online e enviando diretamente para os presenteados nos próximos meses. Por isso, as marcas precisam estar atentas a como chegar aos compradores neste fim de ano e direcionar o tráfego para o comércio online.

“O desafio é ir além dos descontos e oferecer uma experiência de compra mais do que especial, seja na loja física, no site ou no aplicativo. Use os dados de compra para garantir que seus clientes recebam mensagens consistentes e personalizadas durante toda a jornada”, aponta no relatório Tiago Cardoso, Managing Director da Criteo na América Latina.

Fidelização

Em tempos de crise, fidelizar o consumidor se torna ainda mais importante, e esse novo mercado online é uma grande oportunidade para isso. Na quarentena, os consumidores descobriram novas marcas e sites favoritos, e devem continuar comprando deles se estiverem satisfeitos com o produto e a experiência.

Segundo a pesquisa, 56% dos brasileiros compraram de alguma loja online pela primeira vez durante o pico de COVID-19. 35% descobriram pequenos comerciantes que não conheciam, e 94% pretendem continuar comprando das lojas que descobriram.

tendencias de consumo apps
Compras por aplicativo estão entre as tendências de consumo. Foto: Pexels

Aplicativos

A pandemia foi sinônimo de crise para boa parte dos negócios. Alguns deles, no entanto, se beneficiaram dessa nova realidade. É o caso, por exemplo, dos aplicativos, que cresceram principalmente em categorias como compras e entregas de comida.

O relatório traz dados da Statista que mostram que a penetração de usuários de apps no Brasil deve crescer de 18,6% em 2020 para 20,2% em 2024, alcançando um volume de mercado de US$ 59 milhões.  Com essa expansão, é imprescindível que os profissionais de marketing de aplicativos se concentrem em atrair novos públicos e direcionem os usuários até a conversão. “Garantir que os usuários do seu app tenham a mesma (ótima) experiência durante toda a jornada é fundamental neste período”, diz Herwin Genz, Team Lead de Novos Negócios da Criteo no Brasil.

Estilo de vida

A pesquisa da Criteo confirmou algo que já sentíamos: a pandemia mudou nosso estilo de vida, e muitos brasileiros planejam manter os novos hábitos, como cozinhar em casa (53%), fazer exercícios em casa (50%) e trabalhar de casa (46%). Isso faz com que algumas categorias de produtos se tornem mais relevantes, indicando oportunidades para os varejistas.

O relatório aponta que, em todo o mundo, as vendas nos últimos meses têm disparado em algumas categorias,  como eletrônicos, saúde e beleza, brinquedos e jogos, artigos esportivos, móveis e roupas.

Viagens

A última tendência apontada pelo estudo da Criteo diz respeito à duração das viagens de fim de ano, que deverão ser mais curtas em 2020.  68% dos entrevistados disseram que mal podem esperar para viajar de novo, mas 61% revelaram que ainda serão cautelosos com viagens de avião ou trem.

Dados da Criteo mostram que o setor de viagens está, aos poucos, começando a se recuperar.  “Embora o setor de Viagens e Turismo tenha tido alguns altos e baixos, uma tendência são as viagens curtas, que as pessoas querem fazer para fugir da rotina do dia a dia. Isso pode ter um impacto positivo no setor”, aponta Breno Borges, Team Lead de Novos Negócios da Criteo no Brasil.


+ Notícias 

Black Friday 2020: pesquisa revela os produtos mais desejados pelos brasileiros

Os impactos do distanciamento social nas tendências de consumo

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]