Confiança de serviços cai após cinco meses de altas

O Índice de Confiança de Serviços (ICS), divulgado pela FGV, mostrou queda de 0,4 ponto em outubro

O Índice de Confiança de Serviços (ICS), divulgado pela FGV nesta quinta-feira (29), apresentou queda após cinco meses de altas consecutivas. Em outubro, o recuo foi de 0,4 ponto, ficando em 87,5 pontos, apesar do aumento do volume de serviços no mês. O resultado, segundo a fundação, se dá por causa da queda de expectativas.

“A piora das expectativas foi fator determinante para queda da confiança no mês. A grande cautela dos consumidores e a incerteza sobre a evolução da pandemia sugerem que o setor ainda enfrentará dificuldades para retornar ao ritmo de recuperação observado do início do ano”, afirmou Rodolpho Tobler, economista da FGV IBRE, em análise.

Momento atual x expectativas

Os países europeus vivem uma segunda onda de contaminações pelo novo coronavírus e estão retomando a quarentena. Esse cenário faz os brasileiros se perguntarem se o mesmo pode acontecer por aqui. Não à toa, o Índice de Situação Atual (ISA-S) continua com resultados positivos – aumentou 2,6 pontos, para 79,5 pontos, mantendo tendência crescente iniciada em maio -, enquanto o Índice de Expectativas (IE-S) caiu 3,2 pontos, para 95,7 pontos, voltando a estar abaixo do nível pré-pandemia.

Outro ponto importante a ser observado é o Indicador de Desconforto – composto pela média das parcelas padronizadas, demanda insuficiente, taxa de juros, problemas financeiros, pandemia, fatores políticos e econômicos como limitações a melhoria dos negócios -, que seguiu em queda.

Fonte: FGV IBRE

“Nos últimos meses o desconforto parece diminuir para os empresários mas ainda existe um longo caminho para voltar ao patamar do início do ano”, diz Tobler.


+ Notícias 

5 tendências de consumo para o fim do ano

Veja quais são as empresas de serviços mais encantadoras do Brasil






ACESSE A EDIÇÃO DESTE MÊS:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

CM 256: Os vencedores do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS