Um ano após a chegada no Brasil, saiba o que a Alexa pode fazer

O lançamento da Inteligência Artificial da Amazon completa 12 meses. Confira números curiosos sobre o aprendizado durante o período

A disputa pela IA mais inteligente do mundo segue acirrada. Porém, quem usa essas tecnologias no dia a dia sabe que a Alexa, Inteligência Artificial (IA) da Amazon, surpreende com a quantidade de solicitações que sabe atender. Lançada no Brasil há 12 meses, a IA já chegou por aqui com o saber adquirido fora do País. O conhecimento vinha sendo acumulado desde 2014. Ainda assim, o que a Alexa pode fazer hoje é muito mais do que há um ano.

À época do lançamento, a Alexa contava com 300 skills (recursos que são embutidos na IA, como notícias, meditação, auxiliar de home office, entre outros). Hoje, já são 1400.


Confira mais números e saiba o que a Alexa pode fazer no Brasil:

  • “Alexa, bom dia!” foi dito mais de 9 milhões de vezes.
  • “Alexa, que horas são?” – clientes perguntaram mais de 9 milhões.
  • “Alexa, como está o tempo?” – foi perguntada mais de 3,5 milhões de vezes
  • “Alexa, boa noite” – foi dito mais de 3 milhões de vezes.
  • “Alexa, conta uma piada?” – foi perguntada mais de 4,5 milhões de vezes nos últimos 12 meses.
  • “Alexa, imita o Silvio Santos?” – foi perguntada mais de 400 mil vezes.
  • Clientes pediram para a Alexa cantar músicas mais de 8 milhões de vezes. Ela sabe cantar as suas próprias músicas, como o samba de Carnaval, seu rap, e “Alexa, o Musical”.
  • “Alexa, tocar sertanejo” e “Alexa, tocar funk” foram os pedidos de música mais solicitados para a Alexa no Amazon Music.

Confira algumas das skills mais utilizadas pelos clientes:

  • Cookpad, a skill de receitas que guia os usuários ao cozinhar, foi utilizada mais de 350 mil vezes.
  • O jogo Show do Milhão foi utilizado mais de 350 mil vezes.
  • Pais pediram para abrir a skill da Galinha Pintadinha mais de 100 mil vezes.
  • Skills de horóscopo foram abertas mais de 50 mil vezes.

Novos devices

Há 12 meses a Amazon lançou também a família Echo de smart speakers. Na ocasião foram anunciados Echo, Echo Dot e Echo Show 5, e também o aplicativo Alexa gratuito para smartphones e tablets. Recentemente, a Amazon lançou quatro novos dispositivos com Alexa – Echo Show 8, Echo Dot com Relógio, Echo Studio e Fire TV Stick Lite – e anunciou também a nova linha de dispositivos Echo que ficaram disponíveis esta semana no Brasil – como novo Echo e novo Echo Dot – além dos novo Echo Dot com Relógio e Echo Show 10 que chegarão em breve. “Em menos de um ano, a família Echo no Brasil dobrou de tamanho e cresceu de três para seis dispositivos disponíveis”, comenta Jacques Benain, gerente-geral para dispositívos da Amazon no Brasil.

Além disso, a Alexa torna mais fácil conectar dispositivos de casa inteligente. Diferentes marcas – como Philips, Positivo, Samsung, Multilaser, Roomba – foram lançados neste período e trouxeram a Alexa integrada ou são compatíveis com ela. “Estamos muito felizes com a trajetória da Alexa até aqui, e vamos continuar trabalhando duro para melhorá-la ainda mais”, diz Ricardo Garrido, Country Manager para Alexa no Brasil. “Este primeiro ano foi encorajador, recebemos ótimos comentários de nossos clientes e a família Echo está entre os produtos mais vendidos em períodos de promoção na Amazon.com.br, como a Black Friday 2019 e o Prime Day deste ano”, completa.






ACESSE A EDIÇÃO DESTE MÊS:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS
ANUÁRIO Brasileiro de Relacionamento com Clientes

CM 256: Os vencedores do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS