Nos últimos meses de pandemia o mundo se tornou muito mais digital, e a importância da tecnologia para a inovação ficou ainda mais evidente. Um dos setores da economia que sentiu esse impacto diretamente foi o varejo, que viu as vendas online terem o maior crescimento dos últimos 20 anos no primeiro semestre de 2020, e encontrou nas soluções tecnológicas trazidas pelas RetailTechs uma forma de criar estratégias eficientes.
Não à toa, 16% das startups que pontuaram na edição do Ranking 100 Open Startups de 2020, que elege as mais atraentes para o mercado corporativo, são RetailTechs. Para chegar ao resultado, a plataforma 100 Open Startups mede a atratividade de forma objetiva, por meio das relações de inovação aberta registradas e validadas entre essas startups e empresas – neste ano foram 1.310 participantes que estabeleceram relacionamentos de open innovation com 1.968 empresas nos últimos 12 meses.
A divulgação da lista TOP 10 da categoria Retail é exclusividade da Consumidor Moderno. Confira.
- Standout
- Incentive.me
- Pricefy
- VRGlass
- Price Survey
- Shopper UM
- Shelfpix
- Predify Smart Pricing
- Numenu
- Zapt Tech
Os rankings de todas as categorias serão anunciados no próximo dia 11 de novembro, durante o Whow! Festival de Inovação, evento do Grupo Padrão que neste ano acontece em formato 100% online, no período de 10 a 12 de novembro.
O segredo da atração
Em primeiro lugar no Ranking Top Retail, a Standout oferece uma ferramenta de Inteligência em Trade Marketing Digital. Após três anos Andrea Miranda, a CEO da startup, acredita estar construindo um caminho sólido e bem sucedido. “Entendemos que nossa rede de cerca de 200 varejos conectados real time e os resultados que os nossos clientes tem obtido – tanto no aumento significativo de vendas quanto no engajamento do shopper e em particular no aproveitamento de toda a inteligência que a plataforma fornece – tem sido fatores determinantes”, afirma.
Com aumento de 252% na retenção e crescimento médio de 60% na conversão de vendas no e-commerce, a Standout traz uma produto que se tornou essencial para qualquer varejista: entender o comportamento do consumidor online e saber utilizar essa informação da melhor forma.
“O Trade Marketing Digital é a última oportunidade de uma marca comunicar sobre um produto antes do consumidor colocar um produto no carrinho, ou seja, é a ‘hora da verdade’. Algumas vezes uma companhia investe dezenas de milhares de reais em campanhas que são o começo do funil, mas esquece que o trade digital é a complementação desse trabalho: não adianta levar milhares de shoppers para a página do seu produto se a comunicação que estiver lá não for decisiva, completa e eficientemente pensada para este momento”, explica Andrea. Com dados, é possível apoiar as indústrias com ações de Trade 360, trabalhar landing pages e até estratégias para re-impactar os shoppers e devolvê-los para a página do e-commerce.
Segunda colocada no Ranking Top Retail, a startup Incentive.me também entrega aumento das vendas, mas de outra forma: com uma solução de tecnologia para aumentar o engajamento do vendedor. Jansen Moreira, CEO da empresa, afirma que o diferencial da plataforma é “seu modelo de negócio em rede. Ele conecta fornecedores, varejistas e seus vendedores em um único ambiente com um único fim, de aumentar as vendas”.
Já com o trabalho de melhora na comunicação sobre metas e recompensas dos vendedores reconhecido – é o terceiro ano consecutivo da Incentive.me no TOP 2 da categoria Retail no Ranking 100 Open Startups -, outra inovação está sendo desenvolvida para solucionar questões das empresas.
“A Incentive.me está evoluindo para ajudar além do gerente de vendas, o gerente de remuneração. Hoje, os gerentes de remuneração gastam em média 3 dias por mês calculando comissão de vendedores. Além do trabalho manual e o risco de erro, a falta de visibilidade da comissão por parte do time de vendas impacta diretamente no faturamento da empresa. A Incentive.me automatiza todo o processo trazendo segurança e engajamento”, explica Jansen.