Pesquisar
Close this search box.
/
/
Conheça o McPlant, hambúrguer vegetariano anunciado pelo McDonald’s

Conheça o McPlant, hambúrguer vegetariano anunciado pelo McDonald’s

A rede de fast food, que já testou alguns formatos de alimentação sem carne, anunciou a criação de um hambúrguer vegetariano próprio

Nos últimos anos, o consumo de alimentos vegetarianos cresceu. Um estudo desenvolvido pelo Ibope em 2019 revelou que aproximadamente 14% da população brasileira se declarava vegetariana. Em 2012, esse número era de apenas 8%. Nesse período, grandes indústrias historicamente ligadas à produção de proteína animal deram início a linhas de produtos orgânicos e sem carne. Os fast food perceberam esse movimento e alguns aderiram a ele. Agora, é a vez do McDonald’s: a empresa, maior franquia de alimentação do Brasil, anunciou que criará seu próprio hambúrguer vegetariano. E ele se chamará McPlant.

O McDonald’s não está sozinho. Em resposta às demandas do consumidor, o comportamento das empresas em relação a alimentação sem carne (e, algumas vezes, sem qualquer produto de origem animal) mudou intensamente. Quem duvidava viveu para ver o Burger King e a Marfrig se unirem na oferta de um lanche sem carne, por exemplo. O próprio McDonald’s começou a investir na disponibilização de um hambúrguer vegetariano já em 2019, mas esse processo agora passa por uma reviravolta.

Um hambúrguer vegetariano que abala o mercado

No ano passado, a empresa testou por meses um hambúrguer feito a partir de plantas, fornecido pela empresa Beyond Meat, em partes do Canadá, que era chamado de PLT – ou seja, planta, alface e tomate. Agora, segundo o CEO Ian Borden, o hambúrguer vegetariano será “feito exclusivamente para o McDonald’s e pelo McDonald’s”. Ele será testado em alguns mercados já no ano de 2021. Em declaração para o USA Today, o CEO afirmou ainda que “no futuro, McPlant pode se estender por uma linha de produtos à base de plantas – incluindo hambúrgueres, substitutos de frango e sanduíches de café da manhã”.

O anúncio do McDonald’s sobre o hambúrguer vegetariano mudou também a forma como a Beyond Meat é vista no mercado. Até então, a empresa estava em crescimento, assim como a Impossible Foods, que é fornecedora do Burger King e da Starbucks em alguns lugares do mundo. Assim, as ações da Beyond Meat caíram até 9,5%. Com isso, a negociação das ações foi brevemente interrompida devido à volatilidade.

hambúrguer vegetariano
McDonald’s anuncia a criação do McPlant, hambúrguer vegetariano

Competitividade e frango frito

O lançamento do hambúrguer vegetariano do McDonald’s é uma resposta aos desejos do cliente, mas também para que a empresa não deixe de acompanhar o movimento do mercado – ele já estava atrás do Burger King nesse aspecto. Esse não é o único ponto de preocupação da empresa, entretanto. O McDonald’s ainda precisa conquistar o coração do cliente apaixonado pela carne de frango.

Essa questão se intensificou com o lançamento do Popeyes, em 2019. Por isso, de acordo com o presidente do McDonald’s nos EUA, Joe Erlinger, os restaurantes dos EUA devem introduzir em seu cardápio um novo sanduíche de frango crocante em 2021. Ele já foi testado em Houston e Knoxville, Tennessee, entre o final de 2019 e o fim de janeiro. “É uma construção simples, relevante para nossa base de clientes nos Estados Unidos – com frango, um pãozinho de batata, picles cortados amassado e manteiga. É extremamente desejável. Eu adoro isso”, disse Erlinger, também ao USA Today.


+ NOTÍCIAS

Foco na sustentabilidade: empresa está fazendo mel em laboratório

Investimentos em empresas de saúde ganham força e democratização é tendência

Pesquisa mostra aumento do interesse por preservação do meio ambiente


 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]