Conheça o McPlant, hambúrguer vegetariano anunciado pelo McDonald’s

A rede de fast food, que já testou alguns formatos de alimentação sem carne, anunciou a criação de um hambúrguer vegetariano próprio

Nos últimos anos, o consumo de alimentos vegetarianos cresceu. Um estudo desenvolvido pelo Ibope em 2019 revelou que aproximadamente 14% da população brasileira se declarava vegetariana. Em 2012, esse número era de apenas 8%. Nesse período, grandes indústrias historicamente ligadas à produção de proteína animal deram início a linhas de produtos orgânicos e sem carne. Os fast food perceberam esse movimento e alguns aderiram a ele. Agora, é a vez do McDonald’s: a empresa, maior franquia de alimentação do Brasil, anunciou que criará seu próprio hambúrguer vegetariano. E ele se chamará McPlant.

O McDonald’s não está sozinho. Em resposta às demandas do consumidor, o comportamento das empresas em relação a alimentação sem carne (e, algumas vezes, sem qualquer produto de origem animal) mudou intensamente. Quem duvidava viveu para ver o Burger King e a Marfrig se unirem na oferta de um lanche sem carne, por exemplo. O próprio McDonald’s começou a investir na disponibilização de um hambúrguer vegetariano já em 2019, mas esse processo agora passa por uma reviravolta.

Um hambúrguer vegetariano que abala o mercado

No ano passado, a empresa testou por meses um hambúrguer feito a partir de plantas, fornecido pela empresa Beyond Meat, em partes do Canadá, que era chamado de PLT – ou seja, planta, alface e tomate. Agora, segundo o CEO Ian Borden, o hambúrguer vegetariano será “feito exclusivamente para o McDonald’s e pelo McDonald’s”. Ele será testado em alguns mercados já no ano de 2021. Em declaração para o USA Today, o CEO afirmou ainda que “no futuro, McPlant pode se estender por uma linha de produtos à base de plantas – incluindo hambúrgueres, substitutos de frango e sanduíches de café da manhã”.

O anúncio do McDonald’s sobre o hambúrguer vegetariano mudou também a forma como a Beyond Meat é vista no mercado. Até então, a empresa estava em crescimento, assim como a Impossible Foods, que é fornecedora do Burger King e da Starbucks em alguns lugares do mundo. Assim, as ações da Beyond Meat caíram até 9,5%. Com isso, a negociação das ações foi brevemente interrompida devido à volatilidade.

hambúrguer vegetariano

McDonald’s anuncia a criação do McPlant, hambúrguer vegetariano

Competitividade e frango frito

O lançamento do hambúrguer vegetariano do McDonald’s é uma resposta aos desejos do cliente, mas também para que a empresa não deixe de acompanhar o movimento do mercado – ele já estava atrás do Burger King nesse aspecto. Esse não é o único ponto de preocupação da empresa, entretanto. O McDonald’s ainda precisa conquistar o coração do cliente apaixonado pela carne de frango.

Essa questão se intensificou com o lançamento do Popeyes, em 2019. Por isso, de acordo com o presidente do McDonald’s nos EUA, Joe Erlinger, os restaurantes dos EUA devem introduzir em seu cardápio um novo sanduíche de frango crocante em 2021. Ele já foi testado em Houston e Knoxville, Tennessee, entre o final de 2019 e o fim de janeiro. “É uma construção simples, relevante para nossa base de clientes nos Estados Unidos – com frango, um pãozinho de batata, picles cortados amassado e manteiga. É extremamente desejável. Eu adoro isso”, disse Erlinger, também ao USA Today.


+ NOTÍCIAS

Foco na sustentabilidade: empresa está fazendo mel em laboratório

Investimentos em empresas de saúde ganham força e democratização é tendência

Pesquisa mostra aumento do interesse por preservação do meio ambiente


 






ACESSE A EDIÇÃO DESTE MÊS:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

CM 256: Os vencedores do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS