“A vida é a arte do encontro”, como disse o poeta Vinícius de Moraes. Nossa sobrevivência em sociedade é totalmente sustentada pela presença dos vínculos, pois a dimensão social não é apenas consequência de aspectos ambientais, mas inerente a natureza humana.
Advinda do conceito de estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que compartilham valores e objetivos comuns, as redes sociais abrem caminhos para ampliarmos os relacionamentos.
Há 20 anos, quando junto aos meus sócios idealizamos o site “ParPerfeito”, nosso objetivo era fazer uso da tecnologia para aproximar pessoas e criar conexões. A plataforma foi uma das primeiras do país focada em gerar encontros, uma disrupção para a época, porém já recheada de preconceitos sociais para o momento.
Mas preciso te contar: em meu papel de “cupido virtual”, não se usava assistentes virtuais na época, presenciei muita gente que encontrou um grande amor, vi amizades sendo construídas e ainda tive o privilégio de proporcionar a redução da fobia social de alguns que ingressavam na plataforma com esse intuito.
E assim te pergunto, o que importa realmente? Com toda a certeza, o que vale de fato são as experiências vividas e o que fazemos com elas, pois como seres humanos somos capazes de escolher os próprios rumos de nossas vidas e definir o que nos faz bem e se queremos fazer o bem.
O outro lado das redes sociais
Recentemente, a Netflix nos trouxe duas instigantes reflexões sobre como nos relacionamos nas redes sociais e quais são os impactos das conexões que mantemos.
A produção revela o modelo de negócios das mídias digitais, apontando como as marcas lucram e conduzem as pessoas como “produtos”. As maiores dificuldades aparecem nas relações de dependência e na manipulação. Os algoritmos das maiores Redes: Instagram, Facebook e Twitter, além de outras, entregam conteúdos de interesse de cada usuário, por meio dos dados que têm acesso. Assim, é possível oferecer publicidade direcionada para aumentar a rentabilidade.
“As Redes Sociais funcionam como caça-níqueis de cassino. Todo o design é feito para te viciar”, explica Tristan Harris, responsável por narrar o documentário. O objetivo é, de fato, manter o usuário o maior tempo possível online. Esse é o chamado “engajamento”. Quanto mais tempo, mais anúncios personalizados e maiores são as possibilidades de lucro dentro das plataformas.
Esse viés de construção de um estigma social fundamentado nos famosos algoritmos, que direcionam entregas publicitárias cada vez mais assertivas e personalizadas, por um lado podem trazer uma perspectiva de manipulação invasiva inconsciente, mas por outro também podem, quando bem-intencionadas, ajudar na melhor experiência das pessoas que usam as Redes.
Dessa reflexão, não poderia deixar de trazer o olhar de “Emily in Paris”, a mais nova série da plataforma Netflix lançada agora em outubro e que já conquistou quase 1 milhão de seguidores em sua conta oficial no Instagram.
A série trata de uma jovem de Chicago, a Emily Cooper (protagonista interpretada pela jovem atriz Lily Collins), que vai ocupar uma vaga profissional destinada à sua chefe em uma agência de Marketing e Relações Públicas de marcas de luxo em Paris. Como diferencial, Emily traz no currículo suas habilidades em marketing digital e um olhar otimista sobre a importância das conexões nas Redes Sociais para o fortalecimento de marcas à luz de um novo contexto de mundo, mais interativo, horizontal e autêntico.
Emily, apesar de não ter a idade declarada na série, no atitudinal claramente é pertencente a GenZ (jovens abaixo dos 25 anos) sempre com seu telefone a postos para fotografar os momentos relevantes e postar em suas próprias Redes ou na de seus clientes. Comportamento típico dessa geração de nativos digitais que enxergam nas Redes Sociais possibilidades para novas conexões, oportunidades e soluções de problemas.
Desse mindset, nasce a “original” ideia da protagonista de criar uma Collab (novo termo utilizado no marketing para falar sobre “colaboração”, ou seja, quando marcas, pessoas, artistas ou empresas colaboram uma com a outra no intuito de ampliar ou fidelizar consumidores) para uma marca da agência que se viu no momento de rejuvenescer seu público.
Voltando ao ParPerfeito, lá nos anos 2000, fizemos muitas Collabs com joalherias para anunciar alianças no Dia dos Namorados, com floriculturas que desenvolviam produtos exclusivos e marcas de chocolates que ofertavam preços especiais aos usuários no momento certo da jornada. Tudo isso programado para uma entrega publicitária personalizada e assertiva, a partir de uma lógica de interações entre perfis e cruzamento de dados em tempo real.
Os algoritmos já existiam desde essa época com uma única diferença, ao meu ver estavam sendo empaticamente usados para o bem! Afinal, que mal tinha em estimular o usuário a enviar flores ou chocolates para aquela pessoa que ele estava tentando conquistar, ainda que fosse via uma plataforma digital, e do outro lado da mesa como fundadora do site lucrar com isso?
Esse questionamento não é sobre Polianismo!
É sobre acreditar que como empreendedores digitais e líderes de marcas podemos e devemos usar as redes sociais para impulsionar o bem; o que se traduz ao meu ver no uso da tecnologia para conhecer melhor o consumidor, entender as “dores” da sua jornada por meio das interações e assim oferecer conteúdo, serviços e produtos relevantes que atendam genuinamente às suas necessidades e se possível, os surpreendam. Afinal, esse é o papel do Marketing em sua essência!
E a nossa missão como profissionais da área, é a de fazer uso das redes sociais como um exercício de práticas empáticas, relevantes e construtivas.
A Padrão Editorial EIRELI (Grupo Padrão), fundada em 1998, é uma empresa com foco no público corporativo, com um portfólio completo de eventos líderes de mercado e de serviços de informação qualificada: mídias, conteúdos, estudos, pesquisas e insights.
A empresa leva a sua privacidade e a proteção dos seus dados a sério. Este documento reitera o comprometimento legítimo do Grupo Padrão, com seus clientes e visitantes e explica o tratamento de seus dados pessoais, quais são os seus direitos e como você pode exercê-los.
Nossa sede está localizada na Rua Ceará, 62 – Higienópolis – São Paulo – SP Brasil, CEP 01243-010 e disponível para contato por meio dos seguintes canais: falecom@gpadrao.com.br, encarregadodedados@gpadrao.com.br Telefone: (11) 3125 2244, e Website www.gpadrao.com.br.
CONCEITOS BÁSICOS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA COMPREENDER ESTA POLÍTICA?
A fim de descomplicar a leitura deste documento, apresentamos algumas definições úteis para a sua interpretação:
Termo
Conceito
Dado Pessoal
São informações relacionadas pessoas físicas e que sejam capazes de identificar a pessoa ou tornar possível a sua identificação. Por exemplo: Nome, CPF, telefone, e-mail, placa do seu veículo, etc.
Tratamento
É toda forma de uso que podemos fazer dos seus Dados Pessoais, incluindo, mas não se limitando, às seguintes atividades: coleta, armazenamento, consulta, uso, compartilhamento, transmissão, classificação, reprodução, exclusão e avaliação.
Este termo (e outros derivados dele) não serão utilizados com letras maiúsculas neste documento.
Titular
É você, a pessoa física a quem os Dados Pessoais se referem.
Empresa/Controlador
Somos nós, O Grupo Padrão. Pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais.
Operador
Pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de dados pessoais em nome do controlador.
Encarregado
Possui a função de atuar como canal de comunicação entre instituição, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
Política
É esta Política de Privacidade.
QUE TIPOS DE DADOS PESSOAIS A EMPRESA TRATA?
Os tipos de Dados Pessoais e a forma como a Empresa os coleta atendem aos princípios da transparência, finalidade e legitimidade. Temos o intuito de oferecer melhorias em nossos serviços jurídicos e utilizamos dados fornecidos diretamente por você.
Listamos abaixo as situações em que nós podemos tratar seus Dados Pessoais:
Finalidades de Tratamento
Tipos de Dados Pessoais Utilizados
Efetuar cadastro em nosso website para que Você possa realizar a compra de nossos produtos, em nossa aba Entrar/Cadastrar.
1 – Nome Completo
2 – Data de Nascimento
3 – Endereço
4 – CPF
5 – Telefone Fixo e Celular
6 – E-mail
É Importante lembrar que você é o responsável pela veracidade e precisão dos dados informados e pode sempre nos contatar para retificá-los ou mantê-los atualizados.
Informamos que os Dados Pessoais coletados neste ambiente estão sob os nossos cuidados e responsabilidade, sendo que seu uso, acesso e compartilhamento, quando necessários, serão feitos dentro dos limites e propósitos dos negócios descritos nesta Política.
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COM QUEM COMPARTILHAMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?
Seus Dados Pessoais não são comercializados com terceiros, apenas compartilhamos com a CIELO S.A. para fins de pagamento do carrinho de compras sendo que a CIELO S.A. tratará seus dados como Operadora. A Política de Privacidade da CIELO S.A. poderá ser consultada através do seguinte link: https://www.cielo.com.br/privacidade/ . Lembramos que a empresa indicada atua enquanto operadora de dados e, portanto, somente podem tratá-los para os fins já estabelecidos e nos termos da respectiva Política.
QUAIS SÃO OS SEUS DIREITOS COMO TITULAR DE DADOS PESSOAIS?
Os Dados Pessoais são seus e a lei brasileira lhe garante uma série de direitos relacionados a eles. Nós estamos comprometidos com o cumprimento desses direitos e, nessa seção, vamos explicar quais são esses direitos e como você pode exercê-los. Veja a seguir:
Seus Direitos
Explicação
Confirmação e Acesso
Você pode solicitar à Empresa a confirmação sobre a existência de tratamento dos seus Dados Pessoais para que, em caso positivo, você possa acessá-los, inclusive por meio de solicitação de cópias dos registros que temos sobre você.
Correção
Você pode solicitar a correção dos seus Dados Pessoais caso estes estejam incompletos, inexatos ou desatualizados.
Anonimização, bloqueio ou eliminação
Você pode solicitar (a) a anonimização dos seus Dados Pessoais desnecessários, de forma que eles não possam mais ser relacionados a você e, portanto, deixem de ser Dados Pessoais; (b) o bloqueio dos seus Dados Pessoais, suspendendo temporariamente a sua possibilidade de os tratarmos para certas finalidades; e (c) a eliminação dos seus Dados Pessoais, caso em que deveremos apagar todos os seus Dados Pessoais sem possibilidade de reversão.
Portabilidade
Você pode solicitar que a Empresa forneça os seus Dados Pessoais em formato estruturado e interoperável visando a sua transferência para um terceiro, desde que essa transferência não viole a propriedade intelectual ou segredo de negócios.
Informação sobre o compartilhamento
Você tem o direito de saber quais são as entidades públicas e privadas em que ocorre uso compartilhado dos seus Dados Pessoais. Manteremos, no item 3 dessa Política, uma indicação das nossas relações com terceiros que podem envolver o compartilhamento de Dados Pessoais. Em todo caso, se você tiver dúvidas ou quiser mais detalhes, você tem o direito de nos solicitar essas informações. A depender do requerimento, podemos limitar as informações fornecidas a você, caso a divulgação possa violar a propriedade intelectual ou segredo de negócios.
Informação sobre a possibilidade de não consentir
Você tem o direito de receber informações claras e completas sobre a possibilidade e as consequências de não fornecer consentimento, quando ele for solicitado. O seu consentimento, quando necessário, deve ser livre e informado. Portanto, sempre que pedirmos seu consentimento, você será livre para negá-lo – nesses casos, é possível que alguns serviços não possam ser prestados.
Revogação do consentimento
Caso você tenha consentido com alguma finalidade de tratamento dos seus Dados Pessoais, você pode sempre optar por retirar o seu consentimento. No entanto, isso não afetará a legalidade de qualquer Tratamento realizado anteriormente à revogação. Se você retirar o seu consentimento, é possível que fiquemos impossibilitados de lhe prestar certos serviços, mas iremos avisá-lo quando isso ocorrer.
Oposição
A lei autoriza o tratamento de Dados Pessoais mesmo sem o seu consentimento ou um contrato conosco. Nessas situações, somente trataremos seus Dados Pessoais se tivermos motivos legítimos para tanto. Caso você não concorde com alguma finalidade de tratamento dos seus Dados Pessoais, você poderá apresentar oposição, solicitando a sua interrupção.
IMPORTANTE:
Para sua segurança, sempre que você apresentar uma requisição para exercer seus direitos, a Empresa poderá solicitar algumas informações e/ou documentos complementares para que possamos comprovar a sua identidade, buscando impedir fraudes. Fazemos isso para garantir a segurança e a privacidade de todos.
Em alguns casos, a Empresa pode ter motivos legítimos para deixar de atender a uma solicitação de exercício de direitos. Essas situações incluem, por exemplo, casos em que uma revelação de informações específicas poderia violar direitos de propriedade intelectual ou segredos de negócio ou de terceiros, bem como casos em que pedidos de exclusão de dados não possam ser atendidos em razão da existência de obrigação de retenção de dados, seja para cumprir obrigações legais, regulatórias ou para possibilitar a defesa da Empresa ou de terceiros em disputas de qualquer natureza.
Ainda, algumas solicitações podem não ser respondidas de forma imediata, mas a Empresa se compromete a responder todas as requisições em um prazo razoável e sempre em conformidade com a legislação aplicável.
Caso você tenha alguma dúvida sobre essas questões ou sobre como você pode exercer seus direitos, fique à vontade para entrar em contato conosco por meio dos canais informados ao final desta Política.
POR QUANTO TEMPO OS DADOS PESSOAIS SERÃO ARMAZENADOS?
A Empresa possui uma política de retenção de Dados Pessoais alinhada com a lei aplicável. Dados Pessoais são armazenados somente pelo tempo que forem necessários para cumprir com as finalidades para as quais foram coletados, salvo se houver qualquer outra razão para sua manutenção como, por exemplo, cumprimento de quaisquer obrigações legais, regulatórias, contratuais, entre outras permitidas sob a lei.
Sempre fazemos uma análise técnica para determinar o período de retenção adequado para cada tipo de Dado Pessoal coletado, considerando a sua natureza, necessidade de coleta e finalidade para a qual ele será tratado, bem como eventuais necessidades de retenção para o cumprimento de obrigações ou o resguardo de direitos.
COMO PROTEGEMOS SEUS DADOS PESSOAIS?
Nossa responsabilidade é cuidar dos seus Dados Pessoais e utilizá-los somente para as finalidades descritas nesta Política. Para garantir a sua privacidade e a proteção dos seus Dados Pessoais, adotamos recursos tecnológicos avançados para garantir a segurança de todos os dados tratado. Entre as medidas de segurança implementadas estão a implementação de controle de acesso dos usuários e ambientes de tratamento de dados e a instalação de barreiras contra o acesso indevido às bases de dados (incluindo firewalls, Antivírus), entre outros controles de segurança da informação.
Nós nos esforçamos para proteger a privacidade de seus Dados Pessoais, mas infelizmente não podemos garantir total segurança. Entradas e usos não autorizados de terceiros com informações suas, falhas de hardware ou software que não estejam sob controle da Empresa e outros fatores externos podem comprometer a segurança dos seus Dados Pessoais. Por isso, sua atuação é fundamental para a manutenção de um ambiente seguro para todos. Caso identifique ou tome conhecimento de qualquer fator que comprometa a segurança dos seus dados com a Empresa, por favor entre em contato conosco por meio das informações de contato indicadas abaixo.
COMO FALAR SOBRE DADOS PESSOAIS COM O GRUPO PADRÃO?
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MUDANÇAS NA POLÍTICA DE PRIVACIDADE
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LEI APLICÁVEL
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