Desde o início da pandemia, em março, o Brasil registrou a abertura de mais de uma loja virtual por minuto. Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), foram criadas 107 mil novas lojas online. Outros dados do MCC-ENET e do Compre & Confie mostram que as vendas online mais que dobraram em junho de 2020, se comparadas ao mesmo período do ano passado.
A Black Friday de 2020 promete ser a mais digital da história. Por isso, é preciso que os e-commerces, marketplaces e lojas virtuais estejam preparados para atender à grande demanda de consumidores simultâneos. Veja algumas das tecnologias por trás de uma Black Friday de sucesso.
Monitoramento de problemas em produtos digitais
O CEO da Sofist, empresa especializada em prevenção e redução de problemas em produtos digitais, Bruno Abreu, diz que nos últimos anos, muitos varejistas enfrentaram os chamados “problemas de performance”, que envolvem lentidão, instabilidade e/ou indisponibilidade nos e-commerces. Dos 104 principais e-commerces do país monitorados pela empresa em 2019, por exemplo, mais de 86% ficaram indisponíveis em algum momento durante a Black Friday e a Cyber Monday.
Outro problema identificado foi o impacto dos plugins – programas que servem para adicionar recursos extras aos e-commerces – na performance das lojas monitoradas. De acordo com a Sofist, no ano passado, 84,6% dos sites analisados tiveram o tempo de carregamento impactado por conta de problemas com plugins.
Segundo Abreu, a chave para prevenir esses problemas é realizar uma preparação robusta ao longo do ano. Uma das estratégias que os e-commerces usam durante essa preparação são os testes de carga e stress, que visam entender como um site se comporta ao receber dezenas de milhares de acessos simultâneos, e a partir de qual ponto ele começa a apresentar lentidão, instabilidade ou até mesmo sair do ar. “Ao simular grandes fluxos de acesso nas jornadas mais relevantes de um e-commerce, consegue-se identificar quais problemas estão afetando sua escalabilidade, dando aos times de tecnologia margem de manobra para realizar ajustes antecipados, se certificando de que a conversão não será impactada por problemas de performance”, explica.
A estimativa da Sofist é que, no ano passado, a lentidão e a instabilidade nos e-commerces custaram ao varejo pelo menos R$ 132 milhões durante a Black Friday e a Cyber Monday. “Embora essas perdas sejam mais chamativas durante a Black Friday, precisamos ter em mente que problemas de performance que ocasionam prejuízos financeiros também podem ocorrer nos demais períodos do ano. Outros momentos de festas como Natal, Dia dos Namorados ou até mesmas ações de promoções específicas da marca podem ocasionar um aumento de tráfego a ponto de o site não suportar”, alerta Abreu.
Driblando a inflação dos Bids
“Bid” é o termo em inglês usado para designar a proposta de compra de espaço publicitário – conhecido como “inventário” – dentro do leilão programático. A inflação dos Bids segue a lógica tradicional do mercado, de oferta x demanda. Isso é justamente o que ocorre durante a Black Friday: com o aumento significativo do número de usuários online, cresce também o interesse das marcas pelos espaços publicitários, levando ao aumento no custo desse inventário.
“O aumento do custo do inventário é um fator que não pode ser mudado. Por isso, a melhor estratégia é conduzir o seu planejamento com foco em maximizar a performance e, principalmente, o ROI das campanhas”, indica Bruno Augusto – Head de Account Management da RTB House Brasil. Para isso, ele dá algumas dicas:
Aproveite o período para atrair novos consumidores: “Em 2019, a taxa de conversão média mapeada pela RTB House foi quase duas vezes maior na Black Friday em comparação com o restante do mês de novembro. Sendo assim, uma boa estratégia é aproveitar o período para conduzir campanhas específicas para atrair novos potenciais consumidores para o seu site”, diz Augusto.
Reengaje seus consumidores com antecedência: outra estratégia, segundo Augusto, é conduzir campanhas específicas para os visitors – consumidores que entraram, porém nunca efetuaram uma compra no site – e para os clientes “adormecidos”, que não compram há alguns meses. “Isso porque, quanto maior e mais engajada a base de usuários, maior a escalabilidade e eficiência das campanhas programáticas no momento da conversão”, explica.
Aproveite o Black November: o levantamento da RTB House mostrou que 85% das conversões de retargeting acontecem, em média, nas 72 horas seguintes ao clique na vertical de multi-categorias. Por isso, Augusto diz que é válido acelerar a estratégia de retargeting já no começo da semana, pensando em impulsionar as conversões na sexta-feira. “É importante expandirmos o olhar também para o chamado Black November, aproveitando as outras janelas de oportunidade que o período proporciona, porque as taxas de conversão se mantém expressivas durante todo o mês, e o CPC significativamente mais barato do que o praticado no dia da Black Friday.”
Tenha uma estratégia específica para mobile: “A plataforma mobile foi responsável por 25% das conversões e 39% da receita de retargeting durante a Black Friday de 2019, com um ticket médio cerca de 92% maior do que o performado nas campanhas de display tradicionais”, diz Augusto. Segundo ele, essa diferença acontece, dentre outros motivos, devido à maior disponibilidade de inventário e aos usuários mais engajados, que utilizam apenas um app por vez nos celulares.
O papel das APIs
As APIs são a tecnologia por trás de muitos e-commerces e marketplaces. Elas servem como uma interface para a troca de informações de maneira padronizada e rápida, e são responsáveis por habilitar uma série de vantagens decisivas para a competitividade no varejo físico e nas lojas virtuais.
Existem diversas maneiras de potencializar os negócios de varejo através de APIs. Hoje, as mais comuns são os marketplaces, que são habilitados através do recurso, que se encarrega de fazer uma conexão rápida e fácil entre as lojas virtuais e os diversos lojistas que disponibilizam os seus produtos, possibilitando controle de estoque e rotinas logísticas.
“Os marketplaces, existem porque, por trás das integrações dos lojistas com as lojas virtuais, existe uma camada de APIs responsável por padronizar e por facilitar essa integração. Open Banking e Open Finance são outros dois modelos importantes de negócios que são baseados na troca de informações através de APIs”, explica o Gerente de Marketing Global da Sensedia, Lucas Tempestini.
Lucas diz que as APIs desempenham o papel fundamental de definir e preparar a arquitetura para quaisquer tecnologias que os varejistas venham a adotar, integrando sistemas e parceiros para garantir uma experiência omnichannel consistente. “Além disso, os varejistas também podem usar suas APIs para integrar com parceiros estratégicos, desde serviços logísticos a até mesmo serviços financeiros, diminuindo a barreira de aquisição dos produtos para o seu cliente”, ilustra.
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CONCEITOS BÁSICOS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA COMPREENDER ESTA POLÍTICA?
A fim de descomplicar a leitura deste documento, apresentamos algumas definições úteis para a sua interpretação:
Termo
Conceito
Dado Pessoal
São informações relacionadas pessoas físicas e que sejam capazes de identificar a pessoa ou tornar possível a sua identificação. Por exemplo: Nome, CPF, telefone, e-mail, placa do seu veículo, etc.
Tratamento
É toda forma de uso que podemos fazer dos seus Dados Pessoais, incluindo, mas não se limitando, às seguintes atividades: coleta, armazenamento, consulta, uso, compartilhamento, transmissão, classificação, reprodução, exclusão e avaliação.
Este termo (e outros derivados dele) não serão utilizados com letras maiúsculas neste documento.
Titular
É você, a pessoa física a quem os Dados Pessoais se referem.
Empresa/Controlador
Somos nós, O Grupo Padrão. Pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais.
Operador
Pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de dados pessoais em nome do controlador.
Encarregado
Possui a função de atuar como canal de comunicação entre instituição, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
Política
É esta Política de Privacidade.
QUE TIPOS DE DADOS PESSOAIS A EMPRESA TRATA?
Os tipos de Dados Pessoais e a forma como a Empresa os coleta atendem aos princípios da transparência, finalidade e legitimidade. Temos o intuito de oferecer melhorias em nossos serviços jurídicos e utilizamos dados fornecidos diretamente por você.
Listamos abaixo as situações em que nós podemos tratar seus Dados Pessoais:
Finalidades de Tratamento
Tipos de Dados Pessoais Utilizados
Efetuar cadastro em nosso website para que Você possa realizar a compra de nossos produtos, em nossa aba Entrar/Cadastrar.
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3 – Endereço
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5 – Telefone Fixo e Celular
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Seus Dados Pessoais não são comercializados com terceiros, apenas compartilhamos com a CIELO S.A. para fins de pagamento do carrinho de compras sendo que a CIELO S.A. tratará seus dados como Operadora. A Política de Privacidade da CIELO S.A. poderá ser consultada através do seguinte link: https://www.cielo.com.br/privacidade/ . Lembramos que a empresa indicada atua enquanto operadora de dados e, portanto, somente podem tratá-los para os fins já estabelecidos e nos termos da respectiva Política.
QUAIS SÃO OS SEUS DIREITOS COMO TITULAR DE DADOS PESSOAIS?
Os Dados Pessoais são seus e a lei brasileira lhe garante uma série de direitos relacionados a eles. Nós estamos comprometidos com o cumprimento desses direitos e, nessa seção, vamos explicar quais são esses direitos e como você pode exercê-los. Veja a seguir:
Seus Direitos
Explicação
Confirmação e Acesso
Você pode solicitar à Empresa a confirmação sobre a existência de tratamento dos seus Dados Pessoais para que, em caso positivo, você possa acessá-los, inclusive por meio de solicitação de cópias dos registros que temos sobre você.
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Você pode solicitar a correção dos seus Dados Pessoais caso estes estejam incompletos, inexatos ou desatualizados.
Anonimização, bloqueio ou eliminação
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Portabilidade
Você pode solicitar que a Empresa forneça os seus Dados Pessoais em formato estruturado e interoperável visando a sua transferência para um terceiro, desde que essa transferência não viole a propriedade intelectual ou segredo de negócios.
Informação sobre o compartilhamento
Você tem o direito de saber quais são as entidades públicas e privadas em que ocorre uso compartilhado dos seus Dados Pessoais. Manteremos, no item 3 dessa Política, uma indicação das nossas relações com terceiros que podem envolver o compartilhamento de Dados Pessoais. Em todo caso, se você tiver dúvidas ou quiser mais detalhes, você tem o direito de nos solicitar essas informações. A depender do requerimento, podemos limitar as informações fornecidas a você, caso a divulgação possa violar a propriedade intelectual ou segredo de negócios.
Informação sobre a possibilidade de não consentir
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Revogação do consentimento
Caso você tenha consentido com alguma finalidade de tratamento dos seus Dados Pessoais, você pode sempre optar por retirar o seu consentimento. No entanto, isso não afetará a legalidade de qualquer Tratamento realizado anteriormente à revogação. Se você retirar o seu consentimento, é possível que fiquemos impossibilitados de lhe prestar certos serviços, mas iremos avisá-lo quando isso ocorrer.
Oposição
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IMPORTANTE:
Para sua segurança, sempre que você apresentar uma requisição para exercer seus direitos, a Empresa poderá solicitar algumas informações e/ou documentos complementares para que possamos comprovar a sua identidade, buscando impedir fraudes. Fazemos isso para garantir a segurança e a privacidade de todos.
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POR QUANTO TEMPO OS DADOS PESSOAIS SERÃO ARMAZENADOS?
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Sempre fazemos uma análise técnica para determinar o período de retenção adequado para cada tipo de Dado Pessoal coletado, considerando a sua natureza, necessidade de coleta e finalidade para a qual ele será tratado, bem como eventuais necessidades de retenção para o cumprimento de obrigações ou o resguardo de direitos.
COMO PROTEGEMOS SEUS DADOS PESSOAIS?
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