Com dificuldade para organizar o tempo? Veja três dicas simples

A concentração das atividades dentro de casa tornou a tarefa de organizar o tempo mais desafiadora

Durante a pandemia, quantas vezes você teve que reajustar os planos do dia? Quantas se deparou com a dificuldade de conciliar o trabalho com a logística doméstica? Para as pessoas que tiveram a rotina alterada de uma hora para a outra e iniciaram o home office, a dificuldade para organizar o tempo é um dos principais desafios. Isso porque as medidas de prevenção diluíram as barreiras dos espaços e a casa se tornou restaurante, escritório, local de descanso e entretenimento.

Não à toa, problemas como ansiedade e síndrome de burnout cresceram muito nesse período. É nesse ponto que a organização do tempo pode ajudar. Aytekin Tank, CEO da JotForm, acredita que a capacidade de estruturar os dias traz uma sensação de calma e propósito que deixa as coisas um pouco mais normais e melhora o foco. Em artigo publicado na FastCompany, ele dá três dicas que fizeram com que ele e sua equipe se sentissem mais capacitados para realizar entregas. Confira.

Saiba para onde a sua energia está indo

Faça uma análise do que toma mais tempo na sua semana. E isso incluiu distrações como a caixa de entrada do e-mail ou as mensagens do WhatsApp emitindo notificações o tempo todo. Para Aytekin, a sobrecarga digital é um dos maiores problemas na tentativa de organizar o tempo. A dica nesse caso é entender se as plataformas de comunicação estão te atrapalhando de alguma forma e repensar o uso delas.

“Incentive sua equipe a analisar o fluxo de trabalho. Convide-os a se perguntar: ‘Quanto tempo estou me dedicando às mídias sociais e a responder e-mails?’ e ‘Quanto tempo uso em atividades de alto valor?’ A partir disso, indique maneiras de eliminar distrações. Por exemplo, desabilitar notificações para restaurar o foco”, diz Aytekin.

Outro ponto importante é se conhecer e entender em que momento do dia você é mais ativo. Reservar esse período para a realização das atividades mais importantes é uma ótima ideia.

Tenha as demandas organizadas

Hoje em dia existem diferentes aplicativos e plataformas para gerenciamento de atividades. Usá-los para colocar as tarefas da semana, os prazos de cada uma delas e marcar o que já foi entregue traz um senso de clareza e produtividade, além de evitar dores de cabeças futuras por ter deixado uma demanda para trás.

Esse tipo de organização diminui distrações e facilita o otimização do dia de trabalho.

Seja humano

Para os líderes, é mais difícil controlar o tempo das pessoas no trabalho remoto. Por isso, é preciso ter empatia. Criar um ambiente flexível gera confiança e permite que a equipe faça o melhor trabalho possível com o tempo que tem disponível.

“O gerenciamento de tempo cuidadoso é aquele que você não só incentiva as estratégias corretas, mas que promove uma cultura de trabalho menos estressante. Isso está vinculado à liderança empática, que pode ajudar a prevenir esgotamentos”, afirma Aytekin.


+ Notícias 

Você já ouviu falar da economia da ansiedade? 

Habilidades e comportamentos dos líderes do futuro já são o presente 






Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS