Pesquisar
Close this search box.
/
/
Saiba como o home office está impactando a produtividade do brasileiro

Saiba como o home office está impactando a produtividade do brasileiro

Pesquisa do DataSenado revela como os trabalhadores estão reagindo à nova rotina longe dos escritórios

O isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus mudou radicalmente a maneira como as pessoas se relacionam com suas casas e com o trabalho. Em todo o mundo, milhões de pessoas que jamais tinham trabalhado remotamente precisaram transformar suas casas em escritório, e com a unificação dos ambientes, veio o dilema: como fica a produtividade?

A pergunta divide opiniões. Enquanto alguns alegam que se surpreenderam com a rotina do home office e que têm rendido como nunca, aproveitando o tempo que antes era gasto com deslocamento, por exemplo, outros relatam maior dificuldade de concentração e para delimitar horários para as demais tarefas além do trabalho.

Produtividade em alta

Uma pesquisa realizada pelo DataSenado aponta que a produtividade do brasileiro aumentou no sistema de home office. De acordo com o levantamento, quatro em cada 10 trabalhadores observaram uma melhoria no rendimento profissional, enquanto 19% que não se adaptaram bem ao novo formato. 38% dos entrevistados disseram que não houve alterações no desempenho.

Para o executivo Lawrence Klein, da Robbyson, uma plataforma de people management, a produtividade dos trabalhadores em home office está intimamente relacionada à capacidade de autogestão. “Percebemos que nossos indicadores de performance subiram, em média, 8%, pautados principalmente pela questão de o colaborador saber o que tem que entregar. Empresas que utilizam plataformas como a nossa para gestão de pessoas têm conseguido mensurar melhor os dados para avaliar onde o colaborador rende mais: em casa, ou no escritório”, diz.

58% dos trabalhadores ouvidos pelo DataSenado disseram já estar preparados para as mudanças trazidas pelo home office, enquanto 42% alegaram não ter recebido qualquer preparo para esse novo formato de trabalho. “Toda a mudança demandou adaptação. Tanto gestores, quanto liderados, não estavam acostumados a se relacionar de maneira 100% virtual”, destaca Klein.

Segundo ele, além de ajudar na organização do trabalhador, a ferramenta de autogestão contribui para o monitoramento de como cada um se sentia com o passar do tempo. “Conforme as empresas foram migrando para o modelo de home office e as pessoas foram percebendo que não iam perder o controle sobre seu trabalho, a satisfação foi aumentando. De maneira geral no mercado, percebeu-se que era preciso desenvolver a autonomia dos colaboradores sobre sua performance”.

Leia também: Com dificuldade para organizar o tempo? Veja três dicas simples 

Vantagens e desafios

home office
Ter um espaço confortável para o home office é desejo dos trabalhadores. Foto ilustrativa: Pexels.

Tudo indica que a satisfação pessoal tenha um impacto muito maior sobre a produtividade do trabalhador em home office do que o maior número de horas conectado à internet, por exemplo. A principal vantagem desse modelo de trabalho apontada pela pesquisa do DataSenado foi a flexibilidade de horários, seguida pela maior disponibilidade de tempo para estar com a família e pela redução no tempo de deslocamento. Para se ter uma ideia, 49% dos entrevistados relataram um aumento expressivo no bem-estar pessoal.

Klein reforça, no entanto, que para manter a satisfação do colaborador – e a produtividade – em alta, é fundamental que as empresas entendam suas novas demandas. “Percebemos que o desejo de reconhecimento se modificou. Hoje, por exemplo, os colaboradores pedem mais itens para deixar o ambiente de home office mais confortável. As taxas de felicidade dos colaboradores de empresas que são nossas clientes permanecem as mesmas em relação ao período pré-pandemia, mas para mantê-las, as organizações precisaram se adaptar”.

Entre os desafios para manter a produtividade em casa apontados pelos entrevistados na pesquisa, a falta de conexão adequada à internet foi o principal. A dificuldade em conciliar as atividades laborais com as domésticas aparece na sequência, citada por 20%.

Outros fatores que impactaram o rendimento dos trabalhadores em casa foi a falta de equipamentos de informática e a ausência de contato com parceiros de trabalho. Klein diz que, de fato, a distância física pode ser um grande desafio para a manutenção do fit cultural. “Manter uma comunicação virtual cada vez mais clara é a melhor maneira de fazer com que a identidade, os valores e o senso de pertencimento junto à empresa não se percam”, conclui.


+ Notícias 

O que busca a Geração Z em termos de cultura e estilo de vida? 

Confira as vantagens de empresas que investem na diversidade 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]