A forma de pensar e de priorizar do consumidor mudou durante a pandemia. No mercado da moda não é diferente: nota-se mais desapego durante a seleção do que deve sair do guarda-roupa, além um crescimento da “second hand economy”, com compras em brechós e venda de itens que não serão mais utilizados.
Nesse sentido, a moda sustentável se mostra como uma tendência no pós-pandemia. Mesmo que no Brasil isso ainda aconteça a passos lentos, as marcas estão começando a pensar mais no meio ambiente e em boas práticas de gestão. Tudo para acompanhar os consumidores que, de acordo com o relatório BranZ Global 2020, da Kantar, estão procurando comprar de marcas que apoiam causas pelas quais eles se identificam (84%) e buscando confiança e transparência (93%).
Um exemplo de marca que já está seguindo o caminho da moda sustentável no Brasil é a Renner. A oitava colocada no ranking BrandZ Brasil, anunciou uma parceria com o site brechó Repassa para estimular os clientes a venderem as roupas que não usam mais. O valor da venda pode ser sacado, doado ou utilizado para realizar uma nova compra.
Caminho longo
Valkiria Garré, CEO de Insights na Kantar Brasil, evidencia o longo caminho que precisa ser percorrido no Brasil na direção da moda sustentável. “Os principais fatores de decisão de compra ainda tendem a ser preço, disponibilidade ou conveniência, qualidade e estilo. Muitas das principais marcas oferecerem todos esses itens, mas a maioria está apenas nos primeiros passos em sua jornada para ser mais ecologicamente correta. Outros fatores, como impacto nas comunidades, comércio local, transporte e condição de trabalho ainda estão no fundo do funil de prioridade”, afirma.
Então, por onde começar a mudar essa realidade? A Kantar dá algumas dicas para os players do mercado da moda que estão iniciando suas ações de sustentabilidade. São elas:
- Incentive as compras repetidas: “As pessoas têm uma necessidade fundamental por roupas. Sendo assim, incentive os consumidores a fazerem a reposição sustentável de produtos e recompense-o por isso.”
- Ofereça serviços: “À medida que o consumo muda, as marcas não podem oferecer apenas produtos, precisam oferecer serviços e experiências que envolvam esses itens. Aproveite e ofereça opções que integre a sustentabilidade.”
- Dê visibilidade às suas ações: “Os clientes estão cada vez mais interessados em produtos sustentáveis. Com isso, torne mais acessível e visível as ações que estão sendo realizadas para que eles as encontrem e associem a marca à sustentabilidade.”
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