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iFood mantém liderança entre aplicativos de delivery, mas concorrência cresce

iFood mantém liderança entre aplicativos de delivery, mas concorrência cresce

Pesquisa do Instituto QualiBest mostra quais são os aplicativos de delivery mais utilizados no Brasil

O mercado de aplicativos de delivery registrou crescimento significativo durante o período de isolamento social decorrente da pandemia, momento em que o serviço levou comodidade e segurança para os consumidores. Uma pesquisa do Instituto QualiBest mostrou que a quantidade de pessoas que não tinha um app de entrega instalado no smartphone caiu de 54% em 2018 para 28% em 2020. Nesse período, a modalidade que mais cresceu foi a de pedidos de refeição: 26%.

Esse mercado em crescimento é liderado pelo iFood, aplicativo que, na Black Friday 2020, bateu recorde no número de pedidos registrados em um dia: 2,5 milhões. De acordo com a pesquisa, o app tem o maior share of mind do mercado de delivery e é a opção predileta de 60% dos usuários. Mas o awareness dos concorrentes Uber Eats e Rappi cresceu 50% de 2018 até agora.

Confira a lista dos aplicativos de delivery mais utilizados:

  • iFood (75%)
  • Uber Eats (35%)
  • Rappi (18%)
  • App de delivery próprio do restaurante (13%)
  • 99Food (10%)
  • James, Aiqfome e Delivery Much (4%)

O usuário de aplicativos de delivery

De acordo com o estudo do Instituto QualiBest, 53% dos usuários que utilizam aplicativos de entrega de alimentação pertencem às classes A e B e 47% às classes C, D e E. A maioria reside no Sudeste e usa o serviço aos finais de semana e feriados. Já o valor do tícket médio de pedido por pessoa é de R$ 43.

“A comodidade, o processo de compra fácil e rápido, e a variedade são grandes benefícios trazidos pelos aplicativos. Além disso, há a oportunidade de usar cupons de desconto, conhecer novos restaurante e diminuir os gastos versus ida a um estabelecimento físico”, diz Daniela Malouf, diretora-geral do Instituto QualiBest sobre a adesão do modelo.

Mas, apesar dos benefícios, os consumidores ainda se dizem insatisfeitos com a cobrança de taxa de entrega. Quando perguntados sobre as desvantagens do serviço, os participantes da pesquisa citaram pedidos errados ou danificados e demora na entrega. São alguns dos desafios que os aplicativos precisam enfrentar.


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