Pesquisar
Close this search box.
/
/
E você? O que publicou em seu LinkedIn hoje?

E você? O que publicou em seu LinkedIn hoje?

“Você tem que estar constantemente se reinventando e investindo no futuro”, diz Reid Hoffman, co-fundador do LinkedIn

A evolução das redes sociais trouxe uma mudança direta na forma como nos relacionamos, na linguagem que utilizamos e no limite como compreendemos a vida. Esse movimento social digital caracteriza-se como um marco legítimo de transformação nas diferentes esferas sociais, do pessoal ao profissional.

Quando se trata de gerar conexões profissionais e negócios, o LinkedIn é a maior rede social corporativa do mundo. A plataforma conta com mais de 660 milhões de usuários em todo o mundo, sendo que são mais de 40 milhões de brasileiros conectados. O Brasil é o quarto maior país da plataforma, superado apenas por Estados Unidos (onde nasceu), China e Índia (com seus bilhões de habitantes). A média é de 100 mil novos perfis criados por semana.

Estamos falando de um vasto universo de relações e grandes possibilidades. Um ambiente de exposição de marcas – as corporativas e as pessoais – e, consequentemente, um espaço de negócios. Terra fértil! Uma verdadeira vitrine para ver e ser visto. Mas também para aprender e expor um pensamento. E não são apenas assuntos pertinentes à própria companhia que trazem engajamento. Líderes, pensadores e empreendedores usam o espaço cada vez mais para estar na vanguarda das conversas de negócios, carreira e empreendedorismo social.

Recentemente a plataforma publicou sua quarta lista anual das Top Voices 2020, que destaca os 25 profissionais brasileiros que estão iniciando conversas relevantes e ajudando a comunidade a atravessar as constantes mudanças no mundo do trabalho, assim como em setores específicos, com dicas para melhorar currículos, organizar home offices e encontrar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

O que importa

Mas, o que todo esse movimento em relação a essa Rede Social Profissional nos mostra?

Em primeiro lugar destaco a importância de estarmos interligados por afinidade e participar de diálogos relevantes e construtivos. Pode parecer óbvio, mas quanto do seu tempo você utiliza para “ser uma vitrine” fazendo posts para promover a si mesmo ao invés de se dedicar a dar e receber algum tipo de ajuda? Seja colaborando com um comentário ou compartilhando um post de alguém da sua rede?

O estímulo à prática da empatia está evidente no posicionamento da plataforma. Experimente observar que enquanto para alguns o “ser visto” é suficiente, e para isso utilizam as métricas quantitativas de likes, para os vanguardistas o participar de diálogos, expor pensamentos e trazer contribuições socialmente relevantes é o mais valorizado tanto pela marca LinkedIn quanto pela maioria dos usuários da plataforma.

Não existe mágica!

“Suas contribuições são relevantes, promovem o diálogo e tratam de assuntos em alta? A pessoa busca dar e receber ajuda, sem promover a si mesma? O conteúdo reflete o mundo em que trabalhamos e vivemos hoje?”

Esses são os principais critérios qualitativos para se tonar um Top Voice no LinkedIn.

Para materializar meu ponto de vista, chamo a atenção para alguns agentes da plataforma que compõe a lista do Top Voices de 2020.

  • Mauro Wainstock: é CEO da consultoria de diversidade etária HUB40+. Ao longo do ano, Mauro repercutiu notícias sobre os benefícios da inclusão de profissionais sênior nas empresas e ajudou a divulgar processos seletivos com ênfase em diversidade. Sempre com foco na inclusão etária, ele também costuma dar dicas de empreendedorismo após os 40 anos e discute políticas como o estabelecimento de uma idade para a aposentadoria compulsória nas empresas.
  • Silvio Batista: cofundador da Pet Luni. Silvio é CEO de um e-commerce voltado ao mercado pet e costuma compartilhar seus aprendizados sobre esforço, sucesso e protagonismo. A partir de sua experiência como empreendedor, ele propõe novas formas de enxergar os problemas e dá conselhos para transformar decepções em estímulos para crescer na carreira.
  • Adriana Barbosa: criou a  maior feira de cultura negra da América Latina – a Feira Preta. Já são 19 anos debatendo sobre as dores e dificuldades dos empreendedores negros no Brasil. Em setembro deste ano inaugurou a “Casa PretaHub”, um espaço de criação digital para afroemporeendedores.

Marketing no LinkedIn

E para complementar o olhar do que tem sido relevante na plataforma, o que os mais importantes CMOs (Chief Marketing Officer) andam falando no LinkedIn?

Patrícia Borges, Chief Marketing Officer da L’Oreal, tem trazido, com certa frequência, discussões sobre a transformação digital nas empresas e o impacto desse processo de forma integral na jornada do cliente. “Logo no início da pandemia, bem no auge precisarmos nos reinventar e repensar nossas estratégias, sentimos a necessidade de olhar pra fora e trocar experiências.”

Destaco também o posicionamento de Alvaro Garcia, Chief Marketing Officer da Mondelez Brasil, que chama a atenção para o processo de humanização do marketing, a genuína compreensão da nova jornada do consumidor e a importância da inovação em marcas tão conhecidas e queridas. “As pessoas têm relação emocional com as nossas marcas, precisamos garantir que elas evoluam sem perder a essência. Inovação e tradição tem que andar lado a lado.” Um Muito Obrigada especial ao Alvaro, meu gestor, pela inspiração!

Daniela Cachich, vice-presidente de marketing da PepsiCo, de forma constante, chama a atenção para temas ligados a diversidade como um diferencial para o negócio. “Em uma sociedade digitalizada, cada pessoa deve ser tratada como ela é, única, e a partir de sua identidade ter acesso ao que quiser, sem ter de ficar provando quem é a todo momento”, diz em uma publicação.

E vou chamar a atenção para mais um executivo que também me desperta reflexões. Igor Puga, CMO do Santander, que publica seus artigos e nos convida a navegar por um universo de pensamentos disruptivos, opiniões conceitualmente muito bem fundamentadas e questionamentos sociais altamente relevantes. “Precisamos de um pacto imbuído de emocionar, mas com o compromisso de zelar pela transparência.”

É claro que tenho mais alguns nomes de profissionais os quais admiro muito, acompanho e aprendo continuamente. E a todos eles que me aceitaram em suas redes, desde já meu muito obrigada!

Mas antes de finalizar te pergunto: por que você imagina que me dediquei a escrever sobre esse tema agora ao final de um ano atípico e sem precedentes? O networking, em tempos de desemprego nunca esteve tão valorizado e se torna obrigatório o uso da plataforma em meio à pandemia.

Agora, eu te pergunto, como você está fazendo uso do LinkedIn? Se voltarmos bem rapidinho aos temas-chave do Top Voices e o que andam falando os CMOs, podemos sim enxergar novas direções, ampliar nossas experiências e relações.

Mas, o que de fato aprendemos com eles é que se buscamos relevância na maior plataforma profissional de todos os tempos, precisaremos atuar menos “para ser vistos” e agir mais como “contribuidores empáticos”, dedicando nosso tempo em ajudar e não apenas colecionarmos likes.

Te desejo boa sorte e nos vemos lá no LinkedIn!


+ Notícias 

Habilidade e comportamentos dos líderes do futuro já são o presente 

A nova era da assistência: o ressignificar da conveniência 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]