Originação de crédito: o que é e quais os benefícios

Mais necessário do que nunca, serviço destinado ao setor financeiro vem sendo decisivo para amenizar o tráfego de pessoas ao longo da pandemia

A Interfile, destaque entre os players de serviços de Back Office e originação de crédito adquirida pela Atento, vem somando esforços para cumprir com a alta demanda no setor de crédito impulsionada pelo isolamento social. A adesão abrupta de serviços exigiu a contratação e treinamento de pessoal em tempo recorde. Um dos maiores desafios impostos à empresa nos últimos meses.

“Tivemos que criar uma forma de trabalho nova com a contratação remota a fim de garantir produtividade e qualidade em nossas esteiras, além de fazer um robusto uso de tecnologia para automatizar os processos possíveis”, conta Marcelo Vaz E Alves, CEO da companhia.

Os processos de originação de crédito podem ser aprimorados com o uso de automação em etapas de captura, validação, gestão de documentos e informações. Com isso, diminui-se a burocracia das transações financeiras, e se agrega agilidade e segurança na análise e aprovação de produtos e serviços bancários.

“A Interfile já vinha se posicionando como uma empresa de BPO com base em tecnologia mesmo antes da aquisição pela Atento. Essa foi justamente uma das principais características que motivou a união entre as empresas. Com a fusão, ganhamos ainda mais relevância no mercado e investimento expressivo para evoluir e integrar nossas plataformas. Adicionamos o componente do motor semântico da Atento em parte de nossas operações para a análise de documentos não estruturados como contratos sociais e processos jurídicos”, complementa o executivo.

Transformações

Na nova realidade, os robôs ganharam ainda mais importância na execução de tarefas repetitivas dos Back Offices, diz o especialista. “O uso de tecnologias para a conversão de documentos em informações foi decisivo para trazermos mais agilidade aos negócios dos nossos clientes”.

No entanto, Marcelo chama atenção para as adaptações necessárias devido à adoção do modelo remoto de trabalho, que avançou consideravelmente neste ano.

“Com as soluções já utilizadas conseguimos migrar mais de 1000 pessoas do total de 1700 do quadro de colaboradores da Interfile para o home office, sem perdas em nossas operações. Nas centrais ficou somente quem fisicamente tinha alguma atividade presencial obrigatória (recepção de documentos, higienização, digitalização, segurança, limpeza, entre outros). Todos respeitando de forma consciente os protocolos recomendados por lei para o distanciamento social”, finaliza.


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