Profissões que estão emergindo e são o futuro

Mudanças nas relações de trabalho e no estilo de vida estão impulsionando a demanda por profissionais específicos

Foto: Shutterstock

O mercado de trabalho está sempre mudando e, com a transformação digital acelerada pela pandemia, novos modelos de negócios foram postos em prática. Com isso, a demanda por determinadas habilidades profissionais também aumentou – um exemplo é a boa comunicação para manutenção da eficiência no home office.

Com tantas alterações na forma de trabalhar, novas profissões estão surgindo, outras emergindo. É o caso do diretor de trabalho remoto, um executivo que supervisiona o trabalho em home office e soluciona todas as questões que o envolve. De acordo com a Fast Company, referência em business, muitas empresas americanas já estão transformando a função em um cargo sênior.

A publicação norte-americana listou outras profissões que vão ganhar força nos próximos anos. Confira.

Facilitadores das formas de trabalho

Além do já citado diretor de trabalho remoto, novas funções surgirão para atender à nova forma de trabalho e às ferramentas que passaram a ser utilizadas. Jeanne Meister, coautora do e-book “21 empregos de RH do futuro”, cita profissões como consultor de imersão em realidade virtual e líder do futuro do trabalho como cargos que irão se firmar dentro das empresas.

Profissionais de logística

Os efeitos da pandemia colocaram uma pressão muito grande nas cadeias de suprimento. Os riscos de paralisação no abastecimento fizeram com que muitas empresas repensassem suas operações de logística e armazenamento. Isso se tornou extremamente necessário para manter os negócios e entregar uma boa experiência para o consumidor, consequentemente, profissionais especializados no ramo passaram a ser mais demandados e isso não deve mudar.

Um bom exemplo dos resultados trazidos por uma boa estratégia de logística e armazenamento é o Mercado Livre. A companhia cresceu 185% durante a pandemia, com o valor de mercado na bolsa americana Nasdaq indo de US$ 27 bilhões para US$ 77 bilhões. Nesse período, houve investimento na frota e aquisição de aviões para que as mercadorias fossem entregues com rapidez – até mesmo no dia seguinte ao da compra.

Trabalhos para o setor ambiental 

A preocupação das empresas com as questões ambientais está cada vez mais notória. Não é à toa, além de os consumidores estarem mais conscientes e dando preferência para produtos sustentáveis, organizações que seguem a conhecida sigla ESG (do inglês, Environmental, Social and Governance), estão se destacando no mercado e tendo resultados melhores.

Nessa toada, a plataforma de empregos americana Monster prevê um crescimento de cargos para engenheiros ambientais, cientistas e profissionais especializados em fontes de energia sustentáveis.

Especialistas em e-commerce

Com as pessoas sem sair de casa, o e-commerce bateu recordes inéditos no ano de 2020, quando muitos compraram online pela primeira vez ou aumentaram a frequência de compra no canal. Para Gwen Moran, apenas essa característica já abre portas para novas profissões. O setor em crescimento tem demandado mais profissionais de mídias sociais, especialistas em SEO e marketing digital, todos voltados para vendas na internet. Profissões relacionadas à segurança digital também estão em alta e são o futuro.






ACESSE A EDIÇÃO DESTE MÊS:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

CM 262: O consumidor é phygital

CM 261: O respeito ao cliente é o caminho para 2021

Anuário: A omnicanalidade em todo lugar

VEJA MAIS