Pesquisar
Close this search box.
/
/
Profissões que estão emergindo e são o futuro

Profissões que estão emergindo e são o futuro

Mudanças nas relações de trabalho e no estilo de vida estão impulsionando a demanda por profissionais específicos

O mercado de trabalho está sempre mudando e, com a transformação digital acelerada pela pandemia, novos modelos de negócios foram postos em prática. Com isso, a demanda por determinadas habilidades profissionais também aumentou – um exemplo é a boa comunicação para manutenção da eficiência no home office.

Com tantas alterações na forma de trabalhar, novas profissões estão surgindo, outras emergindo. É o caso do diretor de trabalho remoto, um executivo que supervisiona o trabalho em home office e soluciona todas as questões que o envolve. De acordo com a Fast Company, referência em business, muitas empresas americanas já estão transformando a função em um cargo sênior.

A publicação norte-americana listou outras profissões que vão ganhar força nos próximos anos. Confira.

Facilitadores das formas de trabalho

Além do já citado diretor de trabalho remoto, novas funções surgirão para atender à nova forma de trabalho e às ferramentas que passaram a ser utilizadas. Jeanne Meister, coautora do e-book “21 empregos de RH do futuro”, cita profissões como consultor de imersão em realidade virtual e líder do futuro do trabalho como cargos que irão se firmar dentro das empresas.

Profissionais de logística

Os efeitos da pandemia colocaram uma pressão muito grande nas cadeias de suprimento. Os riscos de paralisação no abastecimento fizeram com que muitas empresas repensassem suas operações de logística e armazenamento. Isso se tornou extremamente necessário para manter os negócios e entregar uma boa experiência para o consumidor, consequentemente, profissionais especializados no ramo passaram a ser mais demandados e isso não deve mudar.

Um bom exemplo dos resultados trazidos por uma boa estratégia de logística e armazenamento é o Mercado Livre. A companhia cresceu 185% durante a pandemia, com o valor de mercado na bolsa americana Nasdaq indo de US$ 27 bilhões para US$ 77 bilhões. Nesse período, houve investimento na frota e aquisição de aviões para que as mercadorias fossem entregues com rapidez – até mesmo no dia seguinte ao da compra.

Trabalhos para o setor ambiental 

A preocupação das empresas com as questões ambientais está cada vez mais notória. Não é à toa, além de os consumidores estarem mais conscientes e dando preferência para produtos sustentáveis, organizações que seguem a conhecida sigla ESG (do inglês, Environmental, Social and Governance), estão se destacando no mercado e tendo resultados melhores.

Nessa toada, a plataforma de empregos americana Monster prevê um crescimento de cargos para engenheiros ambientais, cientistas e profissionais especializados em fontes de energia sustentáveis.

Especialistas em e-commerce

Com as pessoas sem sair de casa, o e-commerce bateu recordes inéditos no ano de 2020, quando muitos compraram online pela primeira vez ou aumentaram a frequência de compra no canal. Para Gwen Moran, apenas essa característica já abre portas para novas profissões. O setor em crescimento tem demandado mais profissionais de mídias sociais, especialistas em SEO e marketing digital, todos voltados para vendas na internet. Profissões relacionadas à segurança digital também estão em alta e são o futuro.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]