A pandemia do novo coronavírus transformou radicalmente o comportamento dos consumidores. O comércio eletrônico teve um crescimento sem precedentes em 2020: pessoas que jamais haviam feito compras online se renderam ao e-commerce, e quem eventualmente já comprava pela internet, acabou consolidando esse hábito.
E como será em 2021? A Shopify divulgou um relatório com as cinco principais tendências que devem movimentar o comércio eletrônico neste ano. Veja quais são elas:
1. Concorrência online recorde
De acordo com o relatório, o ritmo de crescimento do comércio eletrônico global deve diminuir em 2021, antes de voltar a ganhar fôlego em 2022, mesmo que se mantenha forte nesse período. Isso por que a recuperação da economia global após a pandemia deve ocorrer mais lentamente do que após a crise de 2008.
Quase 150 milhões de pessoas compraram online pela primeira vez na pandemia, e o número de compradores no e-commerce vai continuar a aumentar. De acordo com o relatório, a fatia das vendas online no bolo do varejo global também deve continuar crescendo pelos próximos cinco anos, elevando os custos com publicidade online.
O documento recomenda que, em 2021, os varejistas trabalhem sua estratégia omnicanal. As experiências de compra em dispositivos móveis devem ser priorizadas, assim como o investimento em interfaces de programação de aplicações que melhorem a jornada do usuário e, consequentemente, as taxas de conversão.
2 . Novos comportamentos do consumidor
A pandemia ampliou o desejo do consumidor por conveniência e rapidez, e fez com que ele passasse a comprar online itens que, até então, eram vendidos majoritariamente em lojas físicas, como alimentos e itens de higiene. A permanência dessas mudanças, segundo o estudo, será determinada pela satisfação dos consumidores com suas experiências online.
Dos 75% dos consumidores que disseram ter experimentado diferentes marcas online durante a pandemia, 60% esperam integrá-las em suas vidas, dependendo do quão satisfeitos estiverem com suas novas experiências.
O relatório sugere que, quem possui um e-commerce, concentre-se agora na criação de experiências digitais inovadoras que tornam a vida mais fácil para seus clientes, trazendo sua marca para a vida das pessoas de novas formas. Uma das maneiras de se fazer isso é pivotando entre os mundos físico e digital, provendo uma experiência de compra verdadeiramente híbrida.
3 . Novos diferenciais competitivos
Para serem relevantes, as marcas de hoje precisam se destacar em três frentes: agilidade, sustentabilidade e políticas de frete grátis. Em relação à última, o documento destaca que é importante estabelecer limites claros, a fim de proteger as margens de lucro do negócio. Os meios de se fazer isso podem virar uma grande vantagem competitiva, como a proximidade do estoque dos clientes, as devoluções automatizadas e as opções flexíveis de entrega.
64% dos consumidores de todo o mundo desejam que seus pedidos sejam enviados gratuitamente, e atender a todos com agilidade se tornou um desafio ainda maior diante do boom das vendas online provocado pela pandemia. Com o custo para atender pedidos em alta, muitas marcas devem transformar o atendimento em um ativo estratégico, mais inteligente e mais próximo do consumidor.
Mas o consumidor de 2021 deseja não apenas que o frete seja rápido e gratuito, mas também ambientalmente consciente. Três em cada quatro consumidores americanos são mais propensos a comprar um produto embalado de forma sustentável. Por isso, essa é outra tendência na qual os vendedores devem ficar de olho.
4 . Marketplaces desafiam a construção de marcas
Segundo o levantamento, metade de todas as vendas globais do comércio eletrônico ocorrem em marketplaces, onde os consumidores procuram soluções em vez de marcas. Por isso, construir uma marca nunca foi tão importante – e tão difícil.
Com isso em mente, as empresas devem transformar suas páginas de produtos nos marketplaces em experiências ricas e envolventes, além de oferecer produtos personalizados exclusivos em seus canais próprios.
Os consumidores estão recompensando cada vez mais as organizações que humanizam a jornada de compra por meio de experiências personalizadas. O desafio é que, com tantos clientes iniciando suas compras nos marketplaces, as marcas muitas vezes não têm os dados necessários para oferecer essas experiências que os consumidores tanto desejam.
5 . Retenção x Aquisição
Os custos de aquisição de clientes online estão aumentando em todo o mundo, e a segmentação de anúncios por canal está ainda mais difícil. Para combater o aumento desses custos e a incerteza da publicidade, as marcas estão experimentando novos canais de venda e priorizando a retenção, recompensando e incentivando os clientes existentes a gastar mais.
O documento destaca ainda que, embora conquistar novos clientes seja importante, a crescente competição pela atenção online reforçou o valor de manter os clientes já existentes. Historicamente, um aumento de 5% na retenção dos clientes pode aumentar os lucros em até 95%. Para isso, as marcas podem apostar em programas de fidelidade e de assinaturas, que contribuem para a geração de receita recorrente.
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CONCEITOS BÁSICOS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA COMPREENDER ESTA POLÍTICA?
A fim de descomplicar a leitura deste documento, apresentamos algumas definições úteis para a sua interpretação:
Termo
Conceito
Dado Pessoal
São informações relacionadas pessoas físicas e que sejam capazes de identificar a pessoa ou tornar possível a sua identificação. Por exemplo: Nome, CPF, telefone, e-mail, placa do seu veículo, etc.
Tratamento
É toda forma de uso que podemos fazer dos seus Dados Pessoais, incluindo, mas não se limitando, às seguintes atividades: coleta, armazenamento, consulta, uso, compartilhamento, transmissão, classificação, reprodução, exclusão e avaliação.
Este termo (e outros derivados dele) não serão utilizados com letras maiúsculas neste documento.
Titular
É você, a pessoa física a quem os Dados Pessoais se referem.
Empresa/Controlador
Somos nós, O Grupo Padrão. Pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais.
Operador
Pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de dados pessoais em nome do controlador.
Encarregado
Possui a função de atuar como canal de comunicação entre instituição, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
Política
É esta Política de Privacidade.
QUE TIPOS DE DADOS PESSOAIS A EMPRESA TRATA?
Os tipos de Dados Pessoais e a forma como a Empresa os coleta atendem aos princípios da transparência, finalidade e legitimidade. Temos o intuito de oferecer melhorias em nossos serviços jurídicos e utilizamos dados fornecidos diretamente por você.
Listamos abaixo as situações em que nós podemos tratar seus Dados Pessoais:
Finalidades de Tratamento
Tipos de Dados Pessoais Utilizados
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5 – Telefone Fixo e Celular
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COM QUEM COMPARTILHAMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?
Seus Dados Pessoais não são comercializados com terceiros, apenas compartilhamos com a CIELO S.A. para fins de pagamento do carrinho de compras sendo que a CIELO S.A. tratará seus dados como Operadora. A Política de Privacidade da CIELO S.A. poderá ser consultada através do seguinte link: https://www.cielo.com.br/privacidade/ . Lembramos que a empresa indicada atua enquanto operadora de dados e, portanto, somente podem tratá-los para os fins já estabelecidos e nos termos da respectiva Política.
QUAIS SÃO OS SEUS DIREITOS COMO TITULAR DE DADOS PESSOAIS?
Os Dados Pessoais são seus e a lei brasileira lhe garante uma série de direitos relacionados a eles. Nós estamos comprometidos com o cumprimento desses direitos e, nessa seção, vamos explicar quais são esses direitos e como você pode exercê-los. Veja a seguir:
Seus Direitos
Explicação
Confirmação e Acesso
Você pode solicitar à Empresa a confirmação sobre a existência de tratamento dos seus Dados Pessoais para que, em caso positivo, você possa acessá-los, inclusive por meio de solicitação de cópias dos registros que temos sobre você.
Correção
Você pode solicitar a correção dos seus Dados Pessoais caso estes estejam incompletos, inexatos ou desatualizados.
Anonimização, bloqueio ou eliminação
Você pode solicitar (a) a anonimização dos seus Dados Pessoais desnecessários, de forma que eles não possam mais ser relacionados a você e, portanto, deixem de ser Dados Pessoais; (b) o bloqueio dos seus Dados Pessoais, suspendendo temporariamente a sua possibilidade de os tratarmos para certas finalidades; e (c) a eliminação dos seus Dados Pessoais, caso em que deveremos apagar todos os seus Dados Pessoais sem possibilidade de reversão.
Portabilidade
Você pode solicitar que a Empresa forneça os seus Dados Pessoais em formato estruturado e interoperável visando a sua transferência para um terceiro, desde que essa transferência não viole a propriedade intelectual ou segredo de negócios.
Informação sobre o compartilhamento
Você tem o direito de saber quais são as entidades públicas e privadas em que ocorre uso compartilhado dos seus Dados Pessoais. Manteremos, no item 3 dessa Política, uma indicação das nossas relações com terceiros que podem envolver o compartilhamento de Dados Pessoais. Em todo caso, se você tiver dúvidas ou quiser mais detalhes, você tem o direito de nos solicitar essas informações. A depender do requerimento, podemos limitar as informações fornecidas a você, caso a divulgação possa violar a propriedade intelectual ou segredo de negócios.
Informação sobre a possibilidade de não consentir
Você tem o direito de receber informações claras e completas sobre a possibilidade e as consequências de não fornecer consentimento, quando ele for solicitado. O seu consentimento, quando necessário, deve ser livre e informado. Portanto, sempre que pedirmos seu consentimento, você será livre para negá-lo – nesses casos, é possível que alguns serviços não possam ser prestados.
Revogação do consentimento
Caso você tenha consentido com alguma finalidade de tratamento dos seus Dados Pessoais, você pode sempre optar por retirar o seu consentimento. No entanto, isso não afetará a legalidade de qualquer Tratamento realizado anteriormente à revogação. Se você retirar o seu consentimento, é possível que fiquemos impossibilitados de lhe prestar certos serviços, mas iremos avisá-lo quando isso ocorrer.
Oposição
A lei autoriza o tratamento de Dados Pessoais mesmo sem o seu consentimento ou um contrato conosco. Nessas situações, somente trataremos seus Dados Pessoais se tivermos motivos legítimos para tanto. Caso você não concorde com alguma finalidade de tratamento dos seus Dados Pessoais, você poderá apresentar oposição, solicitando a sua interrupção.
IMPORTANTE:
Para sua segurança, sempre que você apresentar uma requisição para exercer seus direitos, a Empresa poderá solicitar algumas informações e/ou documentos complementares para que possamos comprovar a sua identidade, buscando impedir fraudes. Fazemos isso para garantir a segurança e a privacidade de todos.
Em alguns casos, a Empresa pode ter motivos legítimos para deixar de atender a uma solicitação de exercício de direitos. Essas situações incluem, por exemplo, casos em que uma revelação de informações específicas poderia violar direitos de propriedade intelectual ou segredos de negócio ou de terceiros, bem como casos em que pedidos de exclusão de dados não possam ser atendidos em razão da existência de obrigação de retenção de dados, seja para cumprir obrigações legais, regulatórias ou para possibilitar a defesa da Empresa ou de terceiros em disputas de qualquer natureza.
Ainda, algumas solicitações podem não ser respondidas de forma imediata, mas a Empresa se compromete a responder todas as requisições em um prazo razoável e sempre em conformidade com a legislação aplicável.
Caso você tenha alguma dúvida sobre essas questões ou sobre como você pode exercer seus direitos, fique à vontade para entrar em contato conosco por meio dos canais informados ao final desta Política.
POR QUANTO TEMPO OS DADOS PESSOAIS SERÃO ARMAZENADOS?
A Empresa possui uma política de retenção de Dados Pessoais alinhada com a lei aplicável. Dados Pessoais são armazenados somente pelo tempo que forem necessários para cumprir com as finalidades para as quais foram coletados, salvo se houver qualquer outra razão para sua manutenção como, por exemplo, cumprimento de quaisquer obrigações legais, regulatórias, contratuais, entre outras permitidas sob a lei.
Sempre fazemos uma análise técnica para determinar o período de retenção adequado para cada tipo de Dado Pessoal coletado, considerando a sua natureza, necessidade de coleta e finalidade para a qual ele será tratado, bem como eventuais necessidades de retenção para o cumprimento de obrigações ou o resguardo de direitos.
COMO PROTEGEMOS SEUS DADOS PESSOAIS?
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COMO FALAR SOBRE DADOS PESSOAIS COM O GRUPO PADRÃO?
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MUDANÇAS NA POLÍTICA DE PRIVACIDADE
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