A preocupação das companhias com questões ambientais e sociais está cada vez maior, assim como a exigência dos consumidores por ações nesse sentido. Sabendo que o conceito da sigla ESG está ainda mais importância no mercado, o Carrefour lançou um desafio de inovação de embalagens sustentáveis. O objetivo é premiar as melhores ideias ecologicamente corretas que ajudem a aprimorar a gestão de resíduos e a estratégia de embalagens da companhia.
O “Desafio de Embalagens Sustentáveis Carrefour” é mais um passo para alcançar a meta da empresa de ter 100% das embalagens de marca própria reformuladas até 2025, tornando-as recicláveis, reutilizáveis ou aptas à compostagem. Outros objetivos são diminuir o uso de plásticos nas embalagens de orgânicos, itens da padaria, frios e cafeteria, e dar um destino correto a todos os resíduos gerados em alcançando o status de Aterro Zero.
As soluções trazidas pelos participantes do concurso devem ajudar exatamente nesse sentido: será premiado quem apresentar materiais de substituição às bandejas de isopor, ao filme de PVC e aos sacos de polietileno usados para colocar frutas, legumes e verduras para que sejam pesadas no caixa.
“Essa iniciativa é um pedido de colaboração, de democratização do conhecimento, pois queremos aprimorar nossa gestão de embalagens, mas não temos todas as respostas e soluções. É importante unirmos esforços com fornecedores que já estejam desenvolvendo nossos materiais, pois, assim, todos se beneficiam”, afirma Marie Tarrisse, gerente de sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil. “Com isso, esperamos também dar espaço para que esses novos parceiros cresçam e possam levar seu trabalho para o mercado, com embalagens mais inteligentes e sustentáveis que atendam, inclusive, outras redes de supermercados”, acrescenta.
Como participar do desafio
Pessoas físicas que desejam participar do “Desafio de Embalagens Sustentáveis Carrefour” devem se cadastrar no site da companhia e preencher um formulário, indicando em quais dos desafios pretendem participar (pode ser em todos).
O projeto desenvolvido deve ser apresentado com descritivo da solução sustentável e comercialmente viável, anexando fotos, laudos técnicos e outros documentos que permitam uma melhor avaliação.
Os vencedores do desafio ganham uma comunicação e divulgação do Carrefour, uma abertura para uma possível negociação comercial com a companhia e o convite para um workshop de Economia Circular.
+ Notícias
Veículos movidos a hidrogênio são aposta para transportes mais sustentáveis