Programa de fidelidade Stix atinge mais de 1 milhão de cadastrados em três meses

Modelos de recompensar o cliente estão sendo usados como ferramenta de ganhar a preferência e aumentar o ticket médio

Foto: Shutterstock

Em um cenário de crise e incertezas trazidas pela pandemia, o consumidor está mais seletivo e econômico – reflexo do comportamento frugal, uma tendência dos novos tempos. Nesse sentido, como forma de ganhar a preferência, marcas estão apostando em programas de fidelidade, cashback e outros modelos que recompensem o cliente e o mantenha por perto.

A Stix, programa de fidelidade por pontos do Grupo Pão de Açúcar e da RaiaDrogasil, é um exemplo de como o modelo tem chamado a atenção dos consumidores. Apenas três meses após o início das operações, 1,2 milhões de pessoas já se cadastraram. Vale dizer que a base começou do zero, ou seja, os clientes dos programas das marcas parceiras (Pão de Açúcar, Extra, Droga Raia e Drogasil) não passaram a fazer parte da Stix automaticamente.

Para Alexandre Rodrigues, diretor comercial e marketing da Stix, os diferenciais oferecidos explicam o número. “A Stix trouxe ao mercado uma proposta acessível de fidelidade. Como é desenvolvida a partir do varejo, a empresa atinge um público consumidor diversificado, de várias classes sociais que, com a pandemia, está mais atento ao setor de fidelidade. Esses consumidores usufruem de uma plataforma inovadora com benefícios inéditos, como envio gratuito de pontos entre familiares e amigos, data fixa de expiração anual (para ninguém esquecer e perder os pontos) e um ponto com valor conhecido na hora da troca por recompensas, sem flutuações ou surpresas”, diz.

O engajamento dos cadastrados na Stix chama a atenção com 80% de ativação, um percentual expressivo no setor de fidelidade, que geralmente fica em torno de 15%. Além disso, 30% dos clientes já acumularam pontos em diferentes marcas do programa. Alexandre vê as taxas como algo muito expressivo e gratificante.

“Nosso ecossistema de fidelidade permite economizar no dia a dia por conta da praticidade em juntar pontos em grandes marcas que as pessoas já compram, além de um catálogo variado que possui vale-compras nos supermercados e farmácias, produtos e até doações”, reflete o executivo.

Próximos passos

Além de continuar capitando assinantes, afinal, GPA e RaiaDrogasil reúnem mais de 60 milhões de clientes em potencial, o principal objetivo da Stix é fazer o consumidor conhecer e experimentar tudo que é oferecido. A empresa espera que os pontos sejam trocados com frequência, e não apenas uma vez por ano.

Em paralelo, Alexandre conta que mais funcionalidades estão sendo desenvolvidos para aprimorar a experiência dos clientes e fortalecer o relacionamento com as marcas parceiras. A expansão também está nos planos. “Queremos aumentar o ecossistema, trazendo novas grandes marcas de outras verticais de consumo que também serão exclusivas dentro do seu setor de atuação no varejo, como empresas de vestuário, pets, casa e construção”, afirma Rodrigues.


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