Novo centro de distribuição da Dafiti contará com mais de 300 robôs

O sistema do LEAP é capaz de diminuir o tempo de separação dos produtos em mais de 90%

Foto: Divulgação

O Dafiti Group começou 2021 apostando na inovação. A empresa de moda, detentora das marcas Dafiti, Kanui e Tricae, anunciou a inauguração do seu mais novo centro de distribuição, o LEAP. A instalação, que está localizada no município de Extrema (MG), ocupa uma área de 54.000 m² em um terreno de aproximadamente 250.000 m² (dimensão correspondente a cerca de 30 campos de futebol). Mas, além das proporções, a iniciativa está chamando atenção pela tecnologia.

A empresa apostou na solução AutoStore, que consiste em um sistema integrado de armazenamento. Produzido pela Bastian Solutions, empresa do grupo Toyota Advanced Logistics, o sistema armazena os produtos em colunas verticais, unidas em uma única grande estrutura. Toda a separação e coleta é realizada por robôs, que se movimentam na parte superior da instalação.

Leia também: Varejo aposta em novas modalidades de entrega 

Segundo o Dafiti Group, a implementação do AutoStore representa uma oportunidade de aumentar a agilidade da cadeia logística. O sistema do LEAP é capaz de manejar mais de 3.6 milhões de produtos. Já os mais de 300 robôs conseguem separar cerca de 4 mil itens por hora, enviando para o centro de distribuições. Esses números se traduzem em uma maior agilidade na cadeia produtiva – e, consequentemente, prazos menores para o consumidor. A empresa estima que o sistema reduza o tempo de separação de produtos de uma média de 24 horas para apenas 2 horas.

Veja como funciona a solução no vídeo abaixo.

De acordo com Rodrigo Nogueira, líder do projeto, o LEAP começou a ser testado em 2020, tendo a Black Friday com o principal evento de validação da performance e eficiência do projeto. A inauguração vem em um momento oportuno para o Dafiti Group.

Em 2019, no período pré-pandemia, a empresa apresentou um faturamento de R$ 2,5 bilhões de reais e terminou o ano com mais de 5,9 milhões de clientes. Com a demanda em alta, a necessidade da inovação ganha cada vez mais força. “O LEAP foi planejado para sustentar o crescimento de nosso negócios nos próximos anos, ser um centro logístico para nossos parceiros e maximizar a eficiência dos nossos serviços”, diz o executivo.


+ Notícias 

Relatório da XP prevê crescimento de 32% para o e-commerce em 2021 

Via Varejo lança nova plataforma logística para o marketplace 






ACESSE A EDIÇÃO DESTE MÊS:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

CM 261: O respeito ao cliente é o caminho para 2021

Anuário: A omnicanalidade em todo lugar

CM 260: Conarec 2020 e sua imersão em experiência em um mundo antinormal

VEJA MAIS