Livro lançado pela Stone permite uma imersão na cultura organizacional da empresa

O nome da obra escrita por Augusto Lins, presidente da Stone, foi inspirado no modelo de excelência em atendimento da empresa

Cultura organizacional é um tema que, em diversos contextos, ocupa debates, reuniões e a mente de executivos em todo o mercado. Para reforçar e transmitir os pontos fortes do negócio, são desenvolvidas diferentes estratégias. Foi dentro desse contexto que a Stone, empresa de serviços financeiros, lançou a obra “5 segundos – o jeito Stone de servir o cliente”, pela Companhia das Letras. O livro para empreendedores, público em geral e também para uso interno da companhia, compartilha a trajetória, o “jeito de fazer” e de desenvolver pessoas da Stone.

Quem narra a história é Augusto Lins, presidente da Stone, que assina o livro com a jornalista Marcela Bourroul. O livro nasceu para uso interno, mas o objetivo é que, compartilhando a cultura organizacional da Stone, seja referência e inspire empreendedores e líderes de todo o país a sonharem grande e acreditarem no propósito do seu negócio e na construção de suas jornadas.

Quando a Stone começou a fazer história no País, ainda não se falava muito sobre fintechs. E ela se tornou referência não apenas em tecnologia financeira, mas também em cultura organizacional. Para isso, manteve o foco em seu DNA e no seu propósito de ajudar o empreendedor brasileiro a vender mais, gerir melhor o seu negócio e crescer. O livro é mais uma estratégia nesse sentido.

“Sempre acreditamos em aprender com os acertos e erros dos outros, de quem fez primeiro, e nos inspiramos em muitas pessoas e empresas. Compartilhando nossa trajetória, a gente permite que outros façam o mesmo com a nossa experiência”, explica Lins. “Queríamos um livro que fosse direto, simples e rápido de ler. Queremos estar em todas as mãos e espalhar a cultura verde para o maior número possível de pessoas”.

Cultura organizacional em palavras

O livro já está disponível em e-book nas principais plataformas do Brasil/Crédito: Divulgação

O nome da obra de Lins vem do modelo de atendimento da Stone: um time formado por “encantadores”, que atendem o cliente com “sorriso na voz”, em até 5 segundos. “O crescimento da Stone se caracteriza pela capacidade de fomentar uma cultura forte, para que as nossas pessoas saibam para onde vamos, o que estamos fazendo, como devem se comportar e o que podem esperar como reconhecimento”, afirma o executivo. “Para nós, a cultura é como um manual de instruções para guiar escolhas diárias e proporcionar firmeza na tomada de decisão, como se houvesse sempre uma voz na cabeça das pessoas dizendo: ‘aqui trabalhamos assim’ ou ‘isso não é tolerado aqui’”, ressalta o presidente da Stone.

A narrativa começa no momento em que Lins conhece os fundadores da empresa, se identifica imediatamente com espírito inquieto deles, e se junta ao time. A partir daí, ele conta sobre acontecimentos importantes para a Stone e como a vontade de participar do novo transformou sua carreira. “A história da Stone foi construída a partir de um princípio básico que nos diferenciava radicalmente das outras instituições financeiras: ouvir sempre o cliente para servi-lo da melhor maneira possível. A possibilidade de estar ao lado deles, ajudá-los em suas conquistas e resolver problemas, que às vezes eles nem sabiam que tinham, é o que nos move”, diz.

Onde encontrar?

Outro ponto é a forma como a Stone dá oportunidade para pessoas: em busca de colaboradores com energia, inteligência e integridade, a empresa criou o Recruta Stone, maior processo seletivo do país com mais de 100 mil inscritos em 2020. Ele se tornou um dos principais rituais da cultura organizacional.

O livro já está disponível em e-book, nas principais plataformas do Brasil. O livro físico chega ao mercado nos primeiros dias de março, mas já está em pré-venda nas principais livrarias.


+ NOTÍCIAS

Saiba como a Stone se adaptou às mudanças no ano de 2020

Dois anos em duas semanas: aprendendo com a digitalização acelerada pela pandemia

Varejo 4.0: mais do que desafiador, mudar é inevitável


 






ACESSE A EDIÇÃO DESTE MÊS:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

CM 261: O respeito ao cliente é o caminho para 2021

Anuário: A omnicanalidade em todo lugar

CM 260: Conarec 2020 e sua imersão em experiência em um mundo antinormal

VEJA MAIS