Por que a tecnologia blockchain está ganhando importância para as empresas

A promessa de mais segurança e confiabilidade é o que torna o sistema relevante

Foto: Shutterstock

A tecnologia blockchain foi considerada uma das mais importantes para o futuro. E não é à toa, pois seu funcionamento garante segurança, agilidade e transparência para transações de todo tipo. Por isso, carrega um valor muito buscado e que ganha cada vez mais importância no mercado: a confiança.

A partir da blockchain é esperado que a forma como as empresas trabalham e até mesmo o comportamento do consumidor mudem, já que o sistema carrega inúmeras funcionalidades que levam relacionamentos B2B e interpessoais para outro patamar.

Entenda o que é a tecnologia blockchain e porque ela é importante para o futuro dos negócios.

O que é a tecnologia blockchain

De maneira geral, blockchain é um sistema de armazenamento de dados que consegue reunir informações, codificá-las e transformá-las em algo único e imutável, permitindo o rastreamento e garantindo a veracidade.

Essas informações são organizadas em “blocos” (por isso o nome block) e colocadas dentro do sistema mundial. Esse sistema, então, confere se os dados são verídicos e, se forem, os aloca junto com outras informações, em um bloco maior. Depois, é formada uma cadeia (chain) de blocos, sistematizando todos esses dados e formando uma sequência interligada que é única e criptografada, em que os blocos se relacionam e “protegem” uns aos outros.

A sequência dessa cadeia de dados é imutável (o que traz a segurança), pois qualquer tentativa de alteração de uma informação interfere em toda a cadeia, e o próprio sistema de blockchain reconhece aquilo como algo falso ou fraudulento.

“A grande inovação que essa tecnologia traz, diferente de outros sistemas de registro que já existem há muito tempo, é que essas transações, uma vez feitas na estrutura blockchain, não podem ser alteradas. Existe uma proteção através de algoritmos e criptografia que garante que, uma vez registrado, não é possível modificar essa informação. Então, não posso ter fraude nem adulterações. É o que a gente chama de imutabilidade”, explica Carlos Rischioto, especialista de Blockchain da IBM.

Com o potencial de segurança e descentralização, a tecnologia blockchain passou a ser aplicada principalmente no mercado financeiro, já que garante maior confiança e agilidade nas transações. Mas os benefícios são tantos que prometem modificar a maneira como todas as transações ocorrem atualmente, trazendo inúmeros pontos positivos para o mercado.

Os benefícios da blockchain

Muita coisa pode mudar nos próximos anos graças às novas tecnologias que estão chegando, mas a blockchain tem potencial de impactar todo o mercado, mudando, inclusive, a forma como os consumidores se relacionam com as empresas. Os benefícios do uso são variados; veja alguns:

1. Segurança

De acordo com Carlos, a segurança é o grande diferencial da tecnologia. “Esse é o ponto mais impactante para o futuro”, afirma.

O especialista afirma que essa segurança não se enquadra apenas nas informações de uma transação logística ou financeira, mas há impactos em toda a sociedade. Por exemplo, é possível promover um sistema de saúde mais integrado, ter controle de qualidade alimentícia, dados governamentais mais transparentes, entre outras funcionalidades.

2. Confiabilidade

“A palavra-chave da tecnologia blockchain é a confiabilidade trazida pela segurança. Quando toda a minha cadeia confia naquela informação, toda a questão de divergências e disputas é reduzida ou eliminada. Todos passam a confiar no que está ali, já que não há preocupação com fraudes”, explica o especialista na tecnologia.

Ou seja, com a confiança existente entre os participantes daquela rede, os fluxos podem se tornar mais ágeis e eficazes, tirando a necessidade de realizar diversas verificações durante o processo, por exemplo.

3. Transparência

Com dados mais seguros, a transparência ganha força. “Não é necessário ter, no meio do caminho, uma pessoa que fica conferindo se a informação que o ‘A’ falou para o ‘B’ está correta, porque a tecnologia acaba garantindo isso sozinha”, explica o especialista.

Assim, até processos de auditoria ficam simplificados, ajudando na transparência das informações, já que todos podem confiar naquele dado.

Leia também: 5 caminhos para CEOs construírem transparência nas empresas

4. Redução de custos

Retirar a necessidade de intermediários é, segundo Carlos, um ponto importante da tecnologia blockchain aplicada para empresas, pois consegue reduzir muito os custos de logística, de proteção de dados e outros setores do negócio.

Para dar um exemplo, atualmente, quando realizamos uma transação bancária, o banco é o intermediário responsável por verificar a legalidade e outras informações desse processo. Para sustentar esse sistema, é preciso o pagamento das taxas. Esse valor pode ser, então, reduzido de forma escalonada para as empresas.

5. Rede interligada

“Imaginando a aplicação no mundo do varejo: há o fabricante, a transportadora, o varejista… todas essas entidades fazem parte dessa rede e todas podem ter uma cópia das informações de uma transação. Então, mesmo em uma situação em que alguém, ou por falha ou por comportamento malicioso, conseguisse quebrar essa proteção criptográfica e tentar adulterar uma transação, isso não teria efeito porque eu tenho inúmeras réplicas desse dado distribuídas entre as partes”, exemplifica Carlos.

O comportamento futuro do mercado levará em conta as redes de produtores e vendedores tanto para facilitar as transações como para reduzir custos e evitar fraudes.

Como as empresas irão utilizar a blockchain

“Todas as empresas serão beneficiadas com o sistema blockchain”, aponta o especialista. Segundo ele, em um futuro próximo, todos os negócios estarão inseridos em uma rede assegurada pela tecnologia, desde os pequenos até os maiores.

E isso será possível graças aos benefícios que todos os pontos da rede poderão usufruir. “Na IBM nós acreditamos muito na importância dessa rede. Quanto maior for, mais benefícios as empresas têm”, Carlos. E isso se sustenta por que, segundo o especialista, a princípio, a tecnologia não é cara e poderá ser aplicada para diferentes portes.

“É importante que seja acessível a todos, para equalizar os portes. Assim, será utilizada pelo pequeno varejista, o pequeno produtor, que também fará parte de uma grande cadeia”, destaca. Por isso, todos serão beneficiados pela transparência das informações e poderão ter uma logística mais segura e confiável.

O que muda para o consumidor

Mais confiabilidade, segurança, acesso à informação e rapidez nas transações são algumas mudanças esperadas para os consumidores com o crescimento da tecnologia blockchain.

Isso porque os clientes terão muito mais informações sobre um produto, tornando sua escolha mais seletiva e específica. Além disso, a tecnologia traz uma maior percepção de confiabilidade e transparência para as empresas, ajudando na construção da reputação de uma marca, por exemplo.

“Quando vou comprar um produto no supermercado, eu posso ter a confiança da informação daquele produto. Como eu tenho todas as etapas do processo registradas, é possível voltar nessa cadeia e fazer o rastreamento de origem daquele produto”, diz Carlos.

“Os benefícios são na segurança e controle de qualidade: eu sei que o alimento que eu estou consumindo veio do lugar de onde deveria ter vindo, passou por onde deveria ter passado, foi armazenado da forma correta, foi controlado da forma correta”, exemplifica.

Ter esse tipo de controle pode mudar a forma como as pessoas enxergam as empresas. Uma empresa que não tiver esse registro, por exemplo, pode ser vista como menos confiável que outras que utilizam as redes blockchain.

Vale lembrar que a tecnologia blockchain é apenas uma das que impulsionam a transformação digital e integram o mundo de dados com o físico. Existem ainda outras tecnologias que podem ser associadas a essa e tornarem as possibilidades ainda maiores.


+ Notícias 

Como a tecnologia está proporcionando inovações na saúde 

Cuidados necessários ao usar plataformas em nuvem 






ACESSE A EDIÇÃO DESTE MÊS:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

CM 261: O respeito ao cliente é o caminho para 2021

Anuário: A omnicanalidade em todo lugar

CM 260: Conarec 2020 e sua imersão em experiência em um mundo antinormal

VEJA MAIS