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De que forma o mercado pode agir diante das tendências de comportamento

De que forma o mercado pode agir diante das tendências de comportamento

Conforto chique na moda, esoterismo moderno no bem-estar: descubra um pouco do que está em alta e quais insights são necessários para marcas aproveitarem esses movimentos

Ideias para o amanhã. É isso que diz pregar o relatório anual de tendências de comportamento do Pinterest, rede social que privilegia imagens e é inspiradora para muita gente que trabalha com moda, design, arquitetura, beleza, entre outras profissões extremamente visuais. De acordo com eles, oito de suas 10 predições sobre o mundo em 2020 foram realizadas. Entre elas estão o movimento de volta das pessoas à natureza, de busca por um maior contato com o que é natural  (comportamento potencializado pela pandemia) e a ideia de Consumo Consciente, que também foi bastante discutida ao longo do ano passado e só deve ganhar relevância.

E para este ano, o que vem por aí? Os experts em tendência da plataforma identificaram algumas continuidades em movimentos que já vinham fortes e acabaram potencializados pela pandemia. O impacto nas novas movimentações de comportamento permeadas pela tecnologia segue grande. Fique de olho, porque se depender desse estudo, você ainda vai ouvir muito falar sobre esses itens principais abaixo.

Conforto chique

É a influência do home office se espalhando pelo guarda-roupa. Se primeiro foi necessário adaptar o lugar onde se vive para poder também trabalhar remotamente comprando cadeiras mais confortáveis e outros dispositivos voltados para esse fim, em 2021 o momento é de olhar com mais afinco para o que você veste com foco no conforto e na tecnologia, mas sem perder a elegância.

Conheça, portanto, a tendência da “Athleisure + elegância = conforto chique”. “Calças esvoaçantes, macacões casuais e roupas oversized estão destronando as roupas esportivas e se tornando os novos loungewear. O estilo conforto chique é profissional o suficiente para o trabalho, superconfortável para a yoga e perfeito para usar no sofá”, explica o documento do Pinterest.

Nada mais antenado com o que desejamos e estamos vivendo nestes últimos momentos, certo? Portanto, a queda de vendas de tudo que antes era apertado, desconfortável, pouco versátil deve ser esperada nesse cenário. Termos como “vestidos para ficar em casa” e “roupa oversized”, por exemplo, tiveram de duas a três vezes mais procura nas buscas da plataforma. Já o termo “roupas macias” cresceu 185% em procura, inclusive no Brasil.

Ambientes multiuso

Ficar mais tempo em casa também mudou a disposição de como utilizamos nosso “lar, doce lar”. De acordo com o relatório do Pinterest, está em alta manter diversas utilidades para um mesmo ambiente da casa: “Diga adeus às plantas baixas abertas. As pessoas estão ficando criativas com portas fechadas. Em 2021, todos aprenderemos o que é um cloffice. Mesmo quando as portas não estão disponíveis, novas maneiras de criar um espaço pessoal serão encontradas”, diz o documento sobre este movimento de consumo.

Leia também: Viver e trabalhar no mesmo lugar: vêm aí as co-living communities 

As buscas que exemplificam essa tendência? Se ligue na sequência de palavras-chave: “Ideias de cloffice”, “design de biblioteca em casa”, “estante divisória de ambientes”, “hall de entrada moderno”. Só para buscas que colocam a boa e velha estante como divisora de espaços em casa o interesse aumentou cerca de 150%.

O documento recomenda, portanto, para as marcas que ofereçam soluções para espaços que estão tendo utilização híbrida – como um quarto-escritório, por exemplo – oferecer produtos nas cores da moda ou que complementam o conforto em casa. Estes itens devem ser mais queridos neste momento de ultra-valorização do local onde se vive.

Viagens de carro

O uso do automóvel para ir e vir dentro das grandes cidades pode até ter diminuído em algumas das maiores metrópoles do mundo. Mas com a instabilidade no setor de Viagens e Turismo seguindo firme, o automóvel será o grande amigo de quem quiser passear. Roteiros bate-e-volta e road trips estão em alta: “Todo mundo precisa dar uma fugidinha de vez em quando. Em 2021, os carros serão o novo espaço para tudo, de encontros românticos a refúgios. Bônus: a maioria vem com alto-falantes potentes, e você escolhe a trilha sonora! Aperte o cinto e descubra o novo potencial de um automóvel”, incita o relatório do Pinterest.

O “rise” da experiência cinematográfica em formato drive-in já é um exemplo dessa aposta. Outras associações que cresceram no interesse das pessoas foram “encontro romântico no carro”, “espaço masculino na garagem”, “cadeirinha de carro para cães” e “kits de emergência para carro”. Dados globais mostram que o termo “encontro romântico no carro” aumentou duas vezes mais, inclusive no Brasil.

Como dica para quem quer aproveitar essa onda, vale pensar em agregar valor a esse espaço. Assentos massageadores, som mais potente, tetos panorâmicos e produtos que possam ser consumidos em qualquer lugar (sem dificuldade para abrir ou sem fazer muita sujeira) podem se dar bem nesse contexto. Marcas de pets devem ficar de olho em peças que garantam a segurança e o bem-estar dos animais que partirem nessa jornada motorizada com seus donos.

Esoterismo moderno

Esse é o nome dado pelo Pinterest para o que ele chama de “um novo olhar para o mundo” e que se refere ao hype de métodos mais alternativos de cura e de busca da espiritualidade. Você pode não acreditar, mas deve ter percebido que as conversas (e, consequentemente, as buscas) relacionadas à horóscopo, tarot e astrologia estão em alta. Por conta disso, termos como “cristais de proteção”, “técnicas de manifestação”, “criação de mapa de fantasia” ou até “fatos sobre os signos do zodíaco” surgiram com força no interesse dos usuários da plataforma. A expressão “visualizar o seu melhor eu” atraiu 55% mais atenção nas pesquisas ano a ano em países como Brasil, Reino Unido e Alemanha.

Como sugestão para empresas e pessoas que queiram ir por este caminho do “Esoterismo Moderno” o Pinterest recomenda investir nas recomendações personalizadas. “Marcas de moda e beleza podem inspirar com looks baseados no zodíaco. As de papelaria e produtos embalados podem promover diários e alertas para inspirar a autorreflexão e a definição de intenções. Os varejistas de produtos relacionados à casa podem mostrar como usar o feng shui para garantir vibrações zen. Para qualquer outra marca, considere usar cores associadas com propriedades espirituais diversas (tipo as pulseiras do equilíbrio dos anos 90), recomenda o relatório.

O valor de dormir bem

Já falamos por aqui sobre a importância do sono na nossa rotina e de como o mito de que dormir pouco leva ao sucesso é uma enganação. Pois fica cada vez mais claro ser preciso investir em boas horas dormidas para poder lidar com a complexidade do mundo em que vivemos.

“Hoje, cuidar de si também é cuidar do sono. Os rituais da hora de dormir estão mais em alta do que nunca. Entre produtos desenvolvidos para ajudar a adormecer, como misturas difusoras, e exercícios para relaxar, como a yoga para dormir, as pessoas estão determinadas a ter noites mais tranquilas”, enfatiza o material.

Esse também é um reflexo de nosso maior interesse por cuidar da saúde mental, algo que havia ficado de lado, mas ganhou total impulso – por necessidade, inclusive – com a pandemia de Covid-19. Dentro desse tema, ganharam interesse buscas de expressões como “afirmações antes de dormir”, “óleos para dormir para usar no difusor”, “treino antes de dormir”, “roupa de dormir de seda” e até “Yoga para dormir”.

A recomendação do material fornecido pelo Pinterest para quem quiser seguir esse caminho é ajudar o consumidor a transformar seu quarto em um “santuário para o sono” e tudo que puder deixar essa experiência mais aconchegante deve bombar. “Serviços de streaming de música ou aplicativos de meditação podem compartilhar listas de músicas calmas para ajudar a relaxar”, indica o documento.

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